A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS"— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS
PROF. Eduardo Bonetti

2 ÍNDICE Introdução A Logística antes de 1950;
A Logística entre 1950 e 1970; A Logística entre 1970 e 1990. A Logística após 1990

3 Introdução Atualmente a Logística Empresarial é um campo fascinante e em expansão com potencial para a alta administração.

4 NOVA DISCIPLINA A prática moderna da “Logística Empresarial” configura a NOVA DISCIPLINA. Significa que atividades como Transporte, Manutenção de Estoques e processamento de pedidos não são novidades.

5 ANTES DE 1950- Anos Adormecidos
: Segunda Guerra Mundial – *Locais: Europa, Oceano Atlântico, África, Médio Oriente, Sudeste asiático e Oceano Pacífico. #Desfecho: Vitória Aliada. Criação de duas superpotências: Estados Unidos e União Soviética iniciando-se a Guerra Fria.

6 ANTES DE 1950 Estado Latente, Não havia filosofia dominante para conduzir a logística. Após a 2ª.Guerra Mundial( ), o mundo passou a ter necessidades de consumo de todos os produtos possíveis para reiniciar seu crescimento. A indústria estava com a capacidade de produção a todo vapor pelo método de produção trimestral.

7 ANTES DE 1950 Neste período as empresas dividiam a atividade logística nas atividades-chave: Transporte e Estoque e processamento de pedidos. Transporte: Comandado pela Gerência de produção. Estoque: Comandado pelo depto. de Marketing, finanças e produção. Processamento de Pedidos: Comandado pelo depto. de finanças ou produção.

8 1950-1970 – Período de Desenvolvimento
As novidades na área administrativa das empresas impedem a decolagem da teoria e prática Logística. Havia uma preocupação com comprar e vender e pouca preocupação com a distribuição. Surgimento dos sistemas MRP e MRP II (Material Resources Planning). Em 1960 a Toyota surpreendeu o mundo com a filosofia “ Just In Time” que introduziram ferramentas desconhecidas no mundo Industrial.

9 1950-1970 – Período de Desenvolvimento
Alterações nos padrões e atitudes da demanda dos consumidores. Pressão por Custos nas Indústrias. Avanço na Tecnologia de Computadores.

10 1970-1990 – Período de Crescimento
A partir da década de 70 a Logística Empresarial passa para o estado de semimaturidade devido aos benefícios proporcionados as empresas A aceitação do mercado ainda era vagarosa. Em 1980 ocorreu o surgimento dos primeiros sistemas ERP – Enterprise Resources Planning O sistemas ERP são Sistemas integrados de Gestão Empresarial.

11 Após 1990 Anos de Crescimento
Após este período ocorre a integração da ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS com a DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Ou seja o futuro logístico é a aproximação cada vez maior entre Logística e Produção. Busca de executivos para redução de Custos e aumento de produtividade.

12 Bibliografia BALLOU, R.H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição. São Paulo: Atlas, 1993. CHING, H. Y. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. São Paulo: Atlas, 2006.


Carregar ppt "EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google