A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford: “Você pode ter um carro de qualquer cor, contanto que ele seja preto”. Marketing = Vendas

2 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Marketing – foco necessidades do consumidor; orientação para a satisfação do cliente; responsabilidade social. Filosofia central do marketing é a satisfação de desejos e necessidades. Marketing = Vendas

3 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Lucro através do volume de vendas FinsFocoMeios Vendas e Promoção ProdutosFábrica (a) O conceito de vendas Lucro através da satisfação do consumidor Marketing coordenado Necessidades do consumidor Mercado alvo (b) O conceito de marketing Marketing = Vendas

4 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP O conceito de Marketing é uma filosofia de negócios com o propósito fundamental de: Atender os desejos e necessidades dos consumidores. Elementos constitutivos do sistema mercadológico Necessidade = desejo = demanda? Elementos constitutivos do sistema mercadológico

5 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Desejo: é a carência por satisfação específica para atender às necessidades, ou seja, a forma que escolhemos para matar a sede, a fome etc. Necessidade: é o estado de privação de alguma satisfação básica, como ter sede, fome, precisar se locomover, se abrigar, se vestir etc. Demanda: configura-se a partir do momento em que a pessoa pode e quer comprar determinado produto. Elementos constitutivos do sistema mercadológico

6 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP “Muitas pessoas desejam uma Ferrari; apenas algumas estão habilitadas e dispostas a comprá-la.” (Kotler,2000). Elementos constitutivos do sistema mercadológico

7 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Processo de Administração de Marketing

8 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP PesquisaSegmentaçãoPosicionamento Marketing Mix Variáveis Incontroláveis Variáveis Controláveis Como se faz Marketing? Através do Processo de Administração de Marketing. Processo de Administração de Marketing

9 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Para oferecer ao consumidor o que ele deseja precisamos saber quais são suas expectativas e, então, desenvolver métodos que as satisfaçam. Por isto, a pesquisa é base fundamental para a elaboração de uma estratégia. PesquisaSegmentaçãoPosicionamento Marketing Mix Processo de Administração de Marketing

10 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP registros internos: são os registros contábeis, cadastros de vendas e outros registros gerados na operação diária da organização; inteligência de marketing: são as informações obtidas no mercado pela equipe de vendas, dos compradores e dos gerentes e diretores da organização junto aos seus pares em outras organizações e no governo, bem como informações obtidas em publicações especializadas, congressos, feiras, eventos e relatórios fornecidos periodicamente por empresas especializadas; PesquisaSegmentaçãoPosicionamento Marketing Mix Processo de Administração de Marketing

11 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP pesquisa de mercado: são as pesquisas de mercado realizadas especificamente para as necessidades de informação da organização; modelos de apoio à decisão de marketing: são os modelos matemáticos e gráficos voltados para ajudar o processo decisório de marketing. PesquisaSegmentaçãoPosicionamento Marketing Mix Processo de Administração de Marketing

12 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Exemplos de pesquisa de Marketing: pré-teste - teste de conceitos de produto/serviço com grupos de consumidores para ajustar a oferta à demanda; teste de produto - experimentação de um protótipo de produto/serviço em pequenos grupos ; pesquisa de qualidade – estuda a satisfação ou a insatisfação dos clientes com o produto/serviço; pesquisa interna – identifica as expectativas do público interno em relação ao produto/serviço;etc. PesquisaSegmentaçãoPosicionamento Marketing Mix Processo de Administração de Marketing

13 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP I - O que é Marketing? Entender o cliente. II - Como se faz Marketing? Através do processo de Administração de Marketing III - Colocando em prática o Marketing. Através do Plano de Marketing.

14 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP PesquisaSegmentaçãoPosicionamento Marketing Mix MERCADO ALVO SEGMENTAÇÃO

15 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Segmentar o mercado consumidor é reduzir a faixa de clientes, é subdividir o mercado em pequenas fatias, determinando o mercado-alvo exato, ou o mais aproximado possível, a ser atingido pelas ações de marketing da empresa. Isso faz com que os recursos utilizados sejam mais bem aproveitados, otimizados pela gerência de marketing. PesquisaSegmentaçãoPosicionamento Marketing Mix Processo de Administração de Marketing Antes de vender tem que entender

16 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Variáveis de Segmentação: Geográfica: analisa aspectos como: a região a ser explorada; população local, clima etc. Demográfica: analisa tópicos como faixa etária, tamanho da família, ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, classe social, religião Psicográfica: analisa o estilo de vida e a personalidade do público; Comportamental: analisa aspectos referente à compra como: em que ocasião ocorre a compra;quais os benefícios adquiridos / gerados; qual a atitude em relação ao produto. PesquisaSegmentaçãoPosicionamento Marketing Mix Processo de Administração de Marketing

17 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP É a “personalidade” da empresa e ou produto, é a posição que se deseja ocupar na mente do consumidor. O posicionamento da marca, pode ser diferente do posicionamento do produto, que pode ser diferente do posicionamento da oferta..\..\..\PÓS GRADUAÇÃO\Módulo V_FILMES MARKETING\BIG LAR\Big Lar - Semana Santa_DEUSES.mpg..\..\..\PÓS GRADUAÇÃO\Módulo V_FILMES MARKETING\BIG LAR\Big Lar - Oito de Março.mpg..\..\..\PÓS GRADUAÇÃO\Módulo V_FILMES MARKETING\Bebida\Cerveja Cristal.avi..\..\..\PÓS GRADUAÇÃO\Módulo V_FILMES MARKETING\Emoção\marry me.wmv PesquisaSegmentaçãoPosicionamento Marketing Mix Processo de Administração de Marketing

18 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP É o grupo de variáveis controláveis utilizada para produzir a resposta que a empresa deseja em mercado-alvo. Conhecido como Composto Mercadológico engloba quatro grupos de variáveis: 4 P’s do Marketing Produto, Preço, Praça e Promoção PesquisaSegmentaçãoPosicionamento Marketing Mix Processo de Administração de Marketing

19 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Produtos - são os bens e serviços que a empresa oferece. Preço - é o valor em dinheiro que os clientes devem pagar por cada produto. Praça - são os lugares onde a empresa disponibiliza seus produtos, a sua rede de distribuição. Promoção - engloba todas as atividades que comunicam os atributos dos produtos e estimulam os consumidores-alvos a adquiri-los, além das ações voltadas para o fortalecimento da marca da empresa...\..\..\PÓS GRADUAÇÃO\Módulo VI_PROPAGANDAS MARKETING\Propagandas Engraçadas.pps..\..\..\PÓS GRADUAÇÃO\Módulo VI_PROPAGANDAS MARKETING\Propagandas Engraçadas.pps..\..\..\PÓS GRADUAÇÃO\Módulo V_FILMES MARKETING\Comunicaçào\Telefônica_dia das Mães.wmv PesquisaSegmentaçãoPosicionamento Marketing Mix Processo de Administração de Marketing

20 Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP “ O mercado-alvo é como uma linda mulher, o difícil não é conquistar é conseguir manter” Como anda a fidelização dos seus clientes? Processo de Administração de Marketing


Carregar ppt "Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google