A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe"— Transcrição da apresentação:

1 Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Gestão de Pessoas I Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe Prof.ª MS Adriana Bortolon Carvalho Cardoso

2 1. O que é Motivação? Um motivo é uma necessidade que põe o intelecto em ação e causa o movimento ou a ação de uma pessoa. Motivo é o impulso que leva a pessoa a agir de determinada maneira, dando origem a um comportamento específico.

3 Motivação Humana Os atos do indivíduo, o seu comportamento, será guiado pelo que sente, pensa e acredita. A motivação do indivíduo vai variar de pessoa para pessoa e está relacionada com seu sistema cognitivo – com o seu conhecimento.

4 A Motivacão Humana no Trabalho
Motivação é a disposição individual para exercer esforços de forma a tingir metas ou objetivos organizacionais, condivionada pela capacidade desses esforços satisfazerem, simultaneamente, as necessidades pessoais.

5 2. CONSTRUÇÃO DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO

6 2. CONSTRUÇÃO DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO
Grupos: Existe um grupo quando duas ou mais pessoas interagem com as outras e, essas pessoas passam a ter uma unidade reconhecível (família, etc.). Cada grupo desenvolve determinadas características que são condizentes com a normas, valores que o próprio grupo estabelece. Um grupo pode ser analisado pela estrutura que possui, o que implica na análise das pessoas que o compõem, pois as motivações, os objetivos, a comunicação, o relacionamento, a liderança, a sinergia, o comprometimento, enfim,  todos esses elementos individuais formam a dinâmica daquele grupo em específico.

7 2. CONSTRUÇÃO DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO
A forma como é realizada uma atividade faz a diferença entre um grupo e uma equipe. No grupo, há técnicas grupais que podem melhorar o desempenho individual nas interações, mas restringem-se ao individual. Já em uma equipe as atividades poderão até passar pelo plano individual, porém o foco é o grupo, a equipe, seu desenvolvimento coletivo. O importante é a obtenção de contribuições para otimizar os resultados comuns, sendo que todos são solidariamente responsáveis. Nessa perspectiva, podemos concluir que um grupo diferencia-se de uma equipe pela forma como são estabelecidas as atividades.

8 CONSTRUÇÃO DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO
Equipe: é um tipo especial de grupo por reunir pessoas que interagem para que objetivos comuns sejam alcançados. Seu desenvolvimento, portanto, foca-se muito mais na otimização dos processos interativos necessários ao seu papel do que em comportamentos ou desenvolvimentos pessoais. O trabalho em equipe requer habilidades para comunicar, elaborar, entender e pensar com os outros. Por isso, para a tomada de decisões, é importante a observância de uma série de regras básicas que facilitam o funcionamento das reuniões de trabalho. O trabalho em equipe reveste-se geralmente de extraordinária complexidade. Em primeiro lugar, pelos interesses que estão em jogo na continuidade da organização, em segundo lugar, pela própria dificuldade dos problemas de desenvolvimento da estratégia e do governo da estrutura; e em terceiro lugar, pela estreita interdependência que se verifica entre seus componentes.

9 CONSTRUÇÃO DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO
A confiança é a primeira base para desenvolver um trabalho em equipe. É o ingrediente básico de uma boa relação humana. Sem confiança fica difícil imaginar a cooperação A comunicação é de certo modo, a moeda através da qual se exprime a confiança . Se temos confiança somos sinceros. Contudo, todos sabemos como é difícil comunicar. A linguagem é a fonte dos mal entendidos. Quando não nos comunicamos bem com outra pessoa costumamos pensar que a culpa é dela, em vez de considerar que comunicar é um trabalho dos dois. Comunicar é muito mais do que transmitir a informação. Ë transmitir também atitudes e sentimentos.

10 CONSTRUÇÃO DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO
O conceito de equipe desde então está relacionado com pessoas trabalhando conjuntamente para atingir os objetivos esperados, atualmente é definido comoEquipe é um pequeno número de pessoas com conhecimentos complementares, compromissados com propósito, metas de performance e abordagem comuns, e pelos quais se mantém mutuamente responsáveis (KATZENBACH; SMITH, 1994)

11 CONSTRUÇÃO DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO
Equipes de Alta Performance - As equipes de alto desempenho promovem vantagem competitiva e agregação de valor à cadeia produtiva da organização, o desempenho é consequência da maximização do potencial de cada integrante da equipe, e das competências e capacidade de se adaptar ao ambiente onde estão inseridos. O papel do líder é essencial para que a equipe se desenvolva e alcance à alta performance, se os resultados não forem continuamente avaliados a equipe não saberá em que estágio está e nem as medidas para melhorar seu desempenho. O líder permite o crescimento e o desenvolvimento da equipe, e instiga a solução de conflitos, a cooperação, complementaridade de conhecimentos, habilidades e atitudes que provêm de seus membros, contribuindo para que estas equipes sejam eficazes e se tornem um diferencial competitivo para a organização.

12 CONSTRUÇÃO DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO
Os indivíduos de um grupo precisam deixar os interesses próprios para contribuir uns com os outros e dividir as responsabilidades e serem comprometidos com os objetivos estabelecidos por seus membros, tornando-se desta forma uma equipe. Katzenbach e Smith (1994 p ) apresentam através da curva de performance da equipe, cinco estágios que as equipes passam até alcançar o nível de um equipe de alta performance: a) Grupo de trabalho; b) Pseudo equipe; c) Equipe potencial; d) Equipe real; e) Equipe de alta performance.

13 CONSTRUÇÃO DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO
Um grupo de trabalho é conhecido pela falta de necessidade de performance e propósito comum, ocorrendo apenas interações entre seus membros como troca de informações, práticas melhores, e decisões que possam melhorar o desempenho de cada indivíduo na organização. A pseudo-equipe também não está voltado para interações coletivas, tem foco unicamente na performance individual de seus integrantes .

14 CONSTRUÇÃO DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO
A equipe potencial procura um propósito comum, um porque de trabalhar em conjunto, bem como metas e objetivos traçados coletivamente. Equipes reais são compromissadas com um propósito, metas e trabalho comuns sendo que seus integrantes compartilham a responsabilidade e desempenho da equipe. As equipes de alta performance estão profundamente compromissadas com o crescimento e sucesso uns dos outros, neste nível a equipe supera as demais etapas e contribuem significativamente com os resultados da organização. Para que estes grupos melhorem seu desempenho e se transformem em uma equipe de alta performance, é preciso uma liderança eficaz que satisfaça a necessidade da equipe e avalie seu progresso.

15 CONSTRUÇÃO DE GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO
Vídeos 4, 5 e 6 e 7 trabalho grupo x equipe – assistir os vídeos e escrever o entendimento de equipe de trabalho a partir do conteúdo e da representação dos vídeos e como o relacionamento interpessoal pode ajudar na formação da equipe, incluindo um exemplo prático para representar o entendimento.

16 Referências Bibliográficas
NASCIMENTO E.M. ; EL SAYED K. M.; Administração de Conflitos.Coleção Gestão Empresarial.


Carregar ppt "Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google