A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informação Gerencial

2 SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes de forma absoluta; Motivo: - escassez de dados relevantes - excesso de dados dispensáveis

3 Sistema de Informação Gerencial O conceito de SIG, portanto é: “ Processo de transformação de dados em informações que são utilizados na estrutura decisória da empresa e que proporcionam a sustentação administrativa visando a otimização dos resultados esperados.” “ Conjunto de procedimentos que coletam, processam, armazenam e disseminam informações para o suporte da tomada de decisões, coordenação e controle gerencial.

4 Síntese Hoje em dia, o nível gerencial de uma empresa não pode ignorar como a organização utiliza a informação, seus principais fluxos de informação, as necessidades de informação de cada nível hierárquico e a competência do seu corpo gerencial em gerenciar estes recursos – recursos informacionais. Sistema de Informação Gerencial

5 Sistema de Informação Gerencial - SIG O crescimento da importância da informação como um recurso estratégico na organização pode ser explicado principalmente pela mudança no ambiente contemporâneo de negócios: a globalização; a transformação da economia industrial em economia da informação e a conseqüente transformação das organizações, principalmente no que diz respeito a sua estruturação e divisão do trabalho.

6 Sistema de Informação Gerencial - SIG Portanto, as razões que nos levam a estudar os SIG referem-se: à mudança do papel dos SIG nas organizações, à mudança na natureza da tecnologia da informação, à mudança no caráter das aplicações, à necessidade de planejar a arquitetura de informação da organização.

7 Sistema de Informação Gerencial - SIG Arquitetura de Informação: forma particular da tecnologia da informação adotada por uma organização para atingir determinados objetivos ou desempenhar determinadas funções. Dentro deste contexto, as principais ações a serem tomadas relativamente ao uso da tecnologia de informação pelas organizações consistem em:

8 Sistema de Informação Gerencial - SIG Automatizar os processos produtivos; Construir uma arquitetura de informações alinhada com os negócios da empresa; Integrar os clientes e fornecedores, através do uso das informações.

9 Sistema de Informação Gerencial - SIG O SIG e o processo decisório – fases: Identificação do problema; Análise do problema; Estabelecimento de soluções alternativas; Análise e comparação das soluções; Seleção de alternativas mais adequadas; Implantação da alternativa selecionada; Avaliação da alternativa selecionada.

10 Sistema de Informação Gerencial - SIG Classificação das Decisões: a) Decisões programadas: Características: rotina e repetitividade; estabelecimento de procedimento padrão. b) Decisões não programadas: Características: novidade; ambiente dinâmico, que se modifica rapidamente no decorrer do tempo.

11 Sistema de Informação Gerencial - SIG Esquema básico do SIG: áreas funcionais Marketing Produção Administração financeira, de materiais, de recursos humanos e de serviços; Gestão empresarial. Subdividem-se em funções, é por meio delas que se alcançam produtos bem definidos, do intercâmbio entre elas formalizam-se as informações.

12 Sistema de Informação Gerencial - SIG Tipos de áreas funcionais: fim e meio Fim: envolvidas diretamente no ciclo de transformação de recursos em produto e de sua colocação no mercado: Exemplos: Marketing: função relativa à identificação das necessidade do mercado; Produção: transformação de matérias-primas em produtos e serviços.

13 Sistema de Informação Gerencial - SIG b) Meio: proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos em produtos e serviços: - Administração financeira, - Administração de materiais, - Administração de recursos humanos, - Administração de serviços, - Gestão Empresarial.


Carregar ppt "Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google