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Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro.

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1 Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro de 2005

2 CERTIF Associação para a Certificação de Produtos Certificação de produtos e serviços Associação de direito privado, sem fins lucrativos Iniciou a sua actividade em 10 de Maio de 1999 Constituída por 23 Associados

3 Qualidade DEFINE-SE CONSTROI-SE COMPROVA-SE

4 Certificação de Produtos É a garantia escrita dada por uma entidade terceira e independente (organismo de certificação), de que um determinado produto cumpre com as normas ou especificações técnicas que lhe são aplicáveis

5 QUALIDADE vs CONFORMIDADE

6 Normas e/ou especificações técnicas Ensaios  Laboratórios Certificação de Produtos

7 Avaliação da conformidade do produto com as normas ou especificações técnicas Realização de ensaios em laboratório acreditado Verificação do processo de controlo da produção Realização de auditoria

8

9 Certificação do Serviço Medição de desempenho Auditoria Medidas directas de desempenho Avaliação presencial de desempenho/ Cliente mistério Medição de satisfação Inquérito de satisfação do cliente

10 A CERTIFICAÇÃO DE SERVIÇOS

11 Avaliação da conformidade do produto e embalagem com as normas ou especificações técnicas Verificação dos meios de controlo de fabrico e Sistema HACCP implementados Realização de ensaios em laboratório acreditado Realização de auditoria Certificação de Produtos Alimentares

12

13 Certificação ISO 22000 ISO 22000 – Sistemas de gestão da segurança alimentar. Requisitos para qualquer organização que opere na cadeia alimentar Integra os princípios do HACCP: É uma metodologia sistemática com vista a eliminar perigos ou a reduzi-los a níveis aceitáveis, contribuindo para a inocuidade e segurança dos alimentos

14 Avaliação de contrato e cronograma de actividades Auditorias higio-sanitárias baseadas no código de boas práticas do sector Implementação de processos baseados nos princípios do HACCP Formação e/ou outro treino dos colaboradores do estabelecimento Recolha e/ou ensaios de alimentos Certificação do Serviço de Consultoria em Higiene e Segurança Alimentar na Restauração e Bebidas

15 Novos serviços em desenvolvimento Controlo de pragas Consultoria e avaliação da qualidade dos serviços em empreendimentos turísticos

16 Para o fabricante Para o utilizador/consumidor Para os grandes clientes Vantagens do uso da marca “Produto Certificado”

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