A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp. 71-74)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp. 71-74)"— Transcrição da apresentação:

1 A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )

2 A Didática e as tarefas do professor a Didática é a disciplina que estuda o processo de ensino tomado em seu conjunto, isto é, os objetivos de ensino, os conteúdos científicos, os métodos e as formas de organização do ensino, as condições e meios que mobilizam o aluno para o estudo ativo e seu desenvolvimento intelectual. Para isso, investiga as leis e princípios gerais do ensino e da aprendizagem.

3 O trabalho docente, entendido como atividade pedagógica do professor, busca os seguintes objetivos primordiais:. Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e possível dos conhecimentos científicos;. Criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento;. Orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiem suas opções diante dos problemas e situações da vida real.

4 Para que o professor possa atingir efetivamente os objetivos, é necessário que realize um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. 1.São o planejamento 2.direção do ensino e da aprendizagem 3.Avaliação.

5 Para o planejamento, requer-se do professor: 1.Compreensão das relações entre a educação escolar e os objetivos sócio-políticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos de ensino das matérias; 2.Domínio seguro do conteúdo das matérias que leciona e sua relação com a vida e a prática, bem como dos métodos de investigação próprios da matéria, a fim de poder fazer uma boa seleção e organização do seu conteúdo, partindo das situações concretas da escola e da classe; 3.Capacidade de desmembrar a matéria em tópicos ou unidades didáticas, a partir da sua estrutura conceitual básica; de selecionar os conteúdos de forma a destacar conceitos e habilidades que formam a espinha dorsal da matéria;

6 Para o planejamento, requer-se do professor: 4.conhecimento das características sociais, culturais e individuais dos alunos, bem como o nível de preparo escolar em que se encontram; 5.conhecimento e domínio dos vários métodos de ensino e procedimentos didáticos, a fim de poder escolhê-los conforme temas a serem tratados, características dos alunos; 6.conhecimento dos programas oficiais para adequá-los às necessidades reais da escola e da turma de alunos; 7.consulta a outros livros didáticos da disciplina e manter-se bem informados sobre a evolução dos conhecimentos específicos da matéria e sobre os acontecimentos políticos, culturais etc.

7 Para a direção do ensino e da aprendizagem requer-se:. conhecimento das funções didáticas ou etapas do processo de ensino;. conhecimento dos princípios gerais da aprendizagem e saber compatibilizá-los com conteúdos e métodos próprios da disciplina;. domínio de métodos do ensino, procedimentos, técnicas e recursos auxiliares;. habilidade de expressar ideias com clareza, falar de modo acessível à compreensão dos alunos partindo de sua linguagem corrente;. habilidade de tomar os conteúdos de ensino significativos, reais, referindo-os aos conhecimentos e experiências que trazem para a aula;. saber formular perguntas e problemas que exijam dos alunos pensarem por si mesmos, tirarem conclusões Próprias;.

8 Para a direção do ensino e da aprendizagem requer-se:. conhecimento das possibilidades intelectuais dos alunos, suas experiências da vida que trazem;. adoção de uma linha de conduta no relacionamento com os alunos que expresse confiabilidade, coerência, segurança, traços que devem aliar-se à firmeza de atitudes dentro dos limites da prudência e respeito; manifestar interesse sincero pelos alunos nos seus progressos e na superação das suas dificuldades;. estimular o interesse pelo estudo, mostrar a importância da escola para a melhoria das condições de vida, para a participação democrática na vida profissional, política e cultural.

9 Para a avaliação requer-se:. verificação contínua do atingimento dos objetivos e do rendimento das atividades, seja em relação aos alunos, seja em relação ao trabalho do próprio professor;. domínio de meios e instrumentos de avaliação diagnóstica, isto é, colher dados relevantes sobre o rendimento dos alunos, verificar dificuldades, para tomar decisões sobre o andamento do trabalho docente, reformulando-o quando os resultados não são satisfatórios;. conhecimento das várias modalidades de elaboração de provas e de outros procedimentos de avaliação de tipo qualitativo.

10 Para além, pois, dos requisitos profissionais específicos, é preciso uma formação teórica e política que resulte em convicções profundas sobre a sociedade e as tarefas da educação. Tal é o objetivo de disciplinas como Filosofia... No seu trabalho cotidiano como profissional e como cidadão, o professor precisa permanentemente desenvolver a capacidade de avaliar os fatos, os acontecimentos, os conteúdos da matéria de um modo mais abrangente, mais globalizante.

11 É preciso desenvolver o hábito de desconfiar das aparências, desconfiar da normalidade das coisas, porque os fatos, os acontecimentos, a vida do dia-a-dia estão carregados de significados sociais que não são "normais"; neles estão implicados interesses sociais diversos e muitas vezes antagônicos dos grupos e classes sociais. A Didática, assim, oferece uma contribuição indispensável à formação dos professores, sintetizando no seu conteúdo a contribuição de conhecimentos de outras disciplinas que convergem para o esclarecimento dos fatores condicionantes do processo de instrução e ensino, intimamente vinculado com a educação e, ao mesmo tempo, provendo os conhecimentos específicos necessários para o exercício das tarefas docentes.

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38


Carregar ppt "A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp. 71-74)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google