A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Micropaleontologia http://scienceblogs.com.br/colecionadores/category/micropaleontologia/

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Micropaleontologia http://scienceblogs.com.br/colecionadores/category/micropaleontologia/"— Transcrição da apresentação:

1 Micropaleontologia

2 Micropaleontologia e Microfósseis (http://www. forams. ufpr
A Micropaleontologia é uma especialização dentro da Paleontologia que estuda os microfósseis: fósseis de organismos unicelulares ou multicelulares muito pequenos ou ainda, partes microscópicas de organismos maiores que necessitam de magnificação, ou seja aumento, para seu estudo (≈ 0,001mm até 1cm). A magnificação pode ser obtida através de lupas, microscópios ópticos e microscópicos eletrônicos.

3 Microfósseis A designação microfóssil é aplicada a fósseis de organismos que, no seu estado adulto, têm menos 1-2 mm de dimensção máxima ou a partes isoladas(dentes, ossículos, carapaças, etc.) de organismos maiores. Contudo, alguns fósseis com dimensções maiores (4 ou 5 mm) também recebem esta designação, e são estudados na Micropalentologia com o auxílio de microscópios ou lupas.

4 Principais tipos de microfósseis
Microfósseis carbonáticos: carapaças de foraminíferos (organismo unicelular), valvas de ostracodes (organismo multicelular), espículas de esponjas calcárias (organismo multicelular), cocolitoforídeos (algas unicelulares), etc. Microfósseis fosfáticos: elementos conodontes (dentículos 0,2 a 6mm constituídos de fluorapatita carbonática), pequeníssimos dentes de peixes, roedores, etc. Microfósseis silicosos: radiolários (organismo unicelular), frústulas de diatomáceas (algas unicelulares), espículas de esponjas silicosas, etc. Microfósseis orgânicos: quitinozoários, pólen, esporos, cutículas vegetais, cistos de dinoflagelados, escolecodontes (estruturas do aparelho bucal de poliquetos), etc. Obs: Os especialistas em microfósseis de grãos de pólen são chamados palinólogos e compõem uma grande área de estudos chamada Palinologia.

5 Microfósseis de foraminífero (à esquerda) e de cocolitóforo (à direita)
Fonte:

6 Microfósseis de carapaça de diatomácea (frústula) e de pólen de pinheiro
Fonte:

7 Microfósseis de grãos de pólen
Fonte:

8 Importância da Micropaleontologia e dos Microfósseis
Datação relativa das rochas em que ocorrem, e Estabelecer correlações (isto é correlações cronológicas temporais) entre rochas de locais distantes que apresentem o mesmo conteúdo fossilífero. O estudo dos fósseis e a sua utilização como indicadores de idade das rochas são imprescindíveis, por exemplo, para a prospecção e exploração de recursos minerais tais como o carvão e o petróleo. Devido à pequena dimensão, grande abundância e ampla distribuição geográfica (especialmente no caso de microfósseis de organismos planctônicos marinhos), os microfósseis são considerados especialmente úteis como marcadores bioestratigráficos, ou seja, como elementos de datação das sequências rochosas.


Carregar ppt "Micropaleontologia http://scienceblogs.com.br/colecionadores/category/micropaleontologia/"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google