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Revisão Fundamentos da Gestão, do Esporte e do Lazer

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Apresentação em tema: "Revisão Fundamentos da Gestão, do Esporte e do Lazer"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão Fundamentos da Gestão, do Esporte e do Lazer

2 Organização Administrativa do Esporte no Brasil
Rezende (2000) apresenta, sob a ótica da organização como unidade social, dois grandes grupos: Organizações que existem em função da atividade física, esportiva e de lazer (centros de treinamento e escolinhas; academias; clubes e associações exclusivamente esportivas; consultorias e assessorias; ligas, federações e confederações; fundações, instituições e comitês, entre outros); Organizações que possuem setores voltados para a atividade física, desportiva e de lazer (prefeituras, governos estaduais, governo federal, clubes sociais, entidades representativas (SESC, SESI, sindicatos), hotéis, academias, shoppings, entre outros).

3 Negócios de Esporte, Lazer e Recreação
Nessa perspectiva, as possibilidades de atuação do profissional de Educação Física e Esporte como administrador esportivo, de acordo com Bastos (2004) aponta para seis segmentos: Negócios de Esporte, Lazer e Recreação -Organizações com finalidade econômica, de gestão privada; Administração e Prática do Esporte -Organizações e prática da atividade esportiva, com finalidade não lucrativa Terceiro Setor - Organizações sem fim lucrativos, com finalidade social, podendo ter a atividade esportiva tanto como suporte, quanto como atividade principal, conforme seus estatutos e missões. Educação -Finalidade tanto econômica como social/ gestão pública ou privada/ como atividade de suporte ou principal. Administração Pública -Finalidade administrativa e social, de gestão pública/ sem finalidade lucrativa/ atividade esportiva como característica principal ou de suporte Saúde e Estética - Finalidade econômica e/ou social/ gestão pública ou privada/normalmente orientadas para atividades de suporte.

4 Importância do planejamento
Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa. Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.

5 Conceitos... O conceito de “estratégia” é oriundo de um cenário de guerra. Chiavenato(2003) diz que “As constantes lutas e batalhas ao longo dos séculos fizeram com que os militares começassem a pensar antes de agir. Para Drucker (1984), “planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido: tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões; medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”. A definição da missão deve refletir a razão de ser da empresa, geralmente é uma declaração curta, que destaca as atividades da empresa, já a visão da empresa é a definição de onde a empresa quer estar em um determinado período de tempo. Estas três etapas são fundamentais para o processo de definição do planejamento estratégico.   

6 Análise de ambiente interno e externo
–Esta etapa é fundamental para a a definição das metas e estratégias, pois é da análise de ambiente que as estratégias são formuladas. A análise de ambiente refere-se a definição das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa que afetam a empresa no cumprimento da sua missão.

7 Análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Oportunities e Threats)
ANÁLISE INTERNA 􀂄 FORÇA: é uma capacidade da organização que lhe permite atender às necessidades dos clientes de forma mais eficaz do que os concorrentes. 􀂄 FRAQUEZA: é um fator interno que a impede de ultrapassar os concorrentes em satisfação dos clientes. ANÁLISE EXTERNA 􀂄 OPORTUNIDADE: é uma situação externa que oferece o potencial para melhorar a capacidade da organização satisfazer seus clientes. 􀂄 AMEAÇA: é algum problema externo que tem potencial para afetar a sua capacidade de satisfazer seus clientes. Podem vir dos concorrentes, ações do governo, ou outros fatores externos à organização.

8 FORÇAS FRAQUEZAS AMEAÇAS
OPORTUNIDADES ALAVANCAGEM FRAQUEZAS AMEAÇAS PROBLEMAS LIMITAÇÕES VULNERABILIDADES

9 Um bom planejamento implica traçar objetivos...
Objetivo Específico Uma ação ou comportamento observável tem de poder ser escrito, ligado a uma taxa, número, porcentagem (ex: 20% de crescimento). Objetivo Mensurável Que possa ser medido de alguma forma ou método. Objetivo Alcançável Deve ser atingível dentro de suas capacidades. Objetivo Relevante Com grau de importância considerável para seu sucesso. Objetivo em Tempo Com data prevista para ser atingido (próximo mês, ano,....)

10 Marketing O marketing tem como ponto de partida, o estudo das “necessidades” dos seres humanos. Trata-se de uma abordagem sistemática para o planejamento de benefícios que devem ser oferecidos a um público distinto.

11 Importância do Marketing
Obter, manter e ampliar participação em um mercado repleto de concorrentes; Agir frente à situação econômica (inflação ou estabilidade), que influencia os hábitos dos consumidores; Operar frente ao desenvolvimento tecnológico condicionado à demanda de produtos a preços razoáveis e com ciclo de vida menor. Dentre os principais objetivos temos: Criar e manter um forte vínculo entre a empresa e o seu mercado; Divulgar a empresa- ex: Flamengo; Divulgar o produto- ex: Leite moça( empresa Nestlé); Divulgar empresa/produto- ex: colgate /pão-de-açúcar.

12 Mas o que é, afinal, o marketing esportivo?
O marketing é um processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Em outras palavras, é uma forma de aproveitar as possibilidades do mercado para incrementar as receitas e o número de clientes fiéis de uma empresa ou produto. O marketing esportivo é a aplicação de estratégias do marketing tradicional na indústria do esporte. O Marketing Esportivo compreende ações voltadas para a prática e a divulgação de modalidades esportivas, clubes ou associações, seja pela promoção de eventos ou torneios, seja pelo apoio/patrocínio a clubes esportivos. Inclui, também, o trabalho de comunicação/marketing realizado por Academias, Centros de Práticas Esportivas, entre outras.

13 Bibliografia Chiavenato, Idalberto. Planejamento Estratégico – Fundamentos e Aplicações, Rio de Janeiro, Campus, P. Drucker, Introdução a Administração, São Paulo, Pioneira, 1984.


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