A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;"— Transcrição da apresentação:

1 Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;  Seu ponto comum é a recusa de uma fundamentação exterior, transcendental para a moralidade.  Centra no homem concreto a origem dos valores e das normas morais.  Um dos primeiros a formular a ética do homem concreto foi Hegel.

2 Hegel  Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831)  Nascido em Stuttgart, Alemanha  estudou no seminário de Tubinga

3  Estudou com o poeta Friedrich Hölderlin e o filósofo Schelling.  Os três estiveram atentos ao desenvolvimento da Revolução Francesa e colaboraram em uma crítica das filosofias de Kant e Fichte.

4  Sua obra é ponto culminante do racionalismo  Buscou respostas para o maior número de questões.  Tentou reconciliar a filosofia com a realidade.

5 Obras principais  Fenomenologia do espírito  Princípios da filosofia do direito  Lições sobre a história da filosofia

6  Para entender sua obra é necessário entender a realidade como processo, movimento.  Critica a filosofia anterior que considerou que as ideias só seriam racionais e verdadeiras se fossem as mesmas em todo tempo e lugar.  Criticou o inatismo, empirismo e o kantismo,  por não haverem compreendido que a razão é histórica.  Não quer dizer que a razão é relativa.

7  Diz que a mudança, transformação da razão e de seus conteúdos é obra racional da própria razão.  A razão não está na história, é a história; não está no tempo, é o tempo; dá sentido ao tempo.

8  Hegel diz que os conflitos filosóficos são a história da razão buscando conhecer-se a si mesma. Diz :  a razão na batalha interna entre teses e antíteses, é enriquecida, acumula conhecimento sobre si mesma.

9  a razão possui força para não se destruir a si mesma em suas contradições internas,  a razão supera cada uma das contradições chegando a uma síntese harmoniosa de todos os momentos que constituíam sua história.  Esse desenvolvimento que se faz através do embate e da superação de contradições hegel chama de dialética

10 A razão é histórica A unidade e harmonia da razão não é um dado eterno, é uma conquista da razão que é realizada no tempo.

11 Ética Crítica de Hegel à ética kantinana Hegel Criticou a ética kantiana:  Por não levar em conta a história e a relação do indivíduo com a sociedade.  Por não apreender os conflitos reais existentes na decisões morais.  Por considerar a moral como questão pessoal, íntima e subjetiva na qual o sujeito decide entre suas inclinações e razão.

12 Ética de Hegel  Para Hegel a moralidade assume conteúdos diferenciados ao longo da história das sociedades.  A vontade individual é apenas um dos elementos da vida ética de uma sociedade em conjunto.  A moral seria resultado da relação entre indivíduo e o conjunto social.

13  Em cada momento histórico, a moral se manifesta tanto nos códigos normativos como nas culturas e nas instituições sociais.  Desse modo, Hegel vinculou a ética à história e à sociedade.


Carregar ppt "Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google