A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

2 Para se fazer ciência deve-se buscar:
INTRODUÇÃO O objetivo desta aula é apresentar os principais métodos científicos e também as principais técnicas de pesquisa. Antes porém, vamos conceituar: Ciência é uma forma organizada de se ter acesso ao conhecimento. Ciência é um processo. Para se fazer ciência deve-se buscar: Metodológico Rigor Lógica Legitimidade “Neutralidade” Raciona- lidade Coerência Profundidade

3 Ciência se faz com pesquisa.
INTRODUÇÃO Ciência se faz com pesquisa. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para problemas propostos. A pesquisa pode ser inserida como atividade cotidiana considerando-a como uma atitude, um questionamento sistemático crítico e criativo, uma intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático (Demo, 1996).

4 INTRODUÇÃO Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo. Para se fazer uma pesquisa é indispensável um projeto que siga uma seqüência pré-determinada.

5 PRINCIPAIS MÉTODOS CIENTÍFICOS
“Método é um caminho, uma forma, uma lógica de pensamento” (Vergara,1998,p.11). Há três métodos básicos: (a) Hipotético-dedutivo; (b) Fenomenológico; e, (c) Dialético.

6 MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO
Neste método vê-se o mundo como existindo, independentemente da sua apreciação. Deduz-se alguma coisa à partir da formulação de hipóteses que são testadas e aceitas ou rejeitadas. Baseia-se no positivismo. Utiliza-se de técnicas quantitativas (estatística). Busca-se relacionamentos causais. Questionários estruturados, testes e escalas são os principais instrumentos de coleta de dados.

7 MÉTODO FENOMENOLÓGICO
Afirma que a realidade só existe porque as pessoas a estão vivenciando e experimentando. A realidade é construída socialmente. A realidade é entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. - Então, a realidade não é única, existe tantas quantas forem as suas interpretações e comunicações.

8 MÉTODO FENOMENOLÓGICO (Cont...)
Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal como ela é. Utiliza-se de técnicas qualitativas (estudo de casos, entrevistas, observação, pesquisa participante etc) Busca os significados ocultos dos fatos e comportamentos. É subjetivo. Busca a compreensão de significados.

9 É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade.
MÉTODO DIALÉTICO Fundamenta-se na dialética proposta por Hegel na qual as contradições se transcendem dando origem à novas contradições que passam a requerer solução. É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, etc.

10 MÉTODO DIALÉTICO (Cont...)
Vê o mundo em constante fluxo e transformação, portanto, valoriza o processo. Também utiliza-se de técnicas qualitativas (estudo de caso comparativo, história de vida, conteúdos de textos etc). Para se evoluir a ciência deve se pautar na crítica e na contraposição de idéias. Se houver concordância não se avança no conhecimento.

11 Quanto à natureza a pesquisa pode ser:
TÉCNICAS DE PESQUISA As técnicas de pesquisa (também denominadas de tipos de pesquisa) são várias e recebem classificações diversas dependendo do critério. Quanto à natureza a pesquisa pode ser: 1) Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. 2) Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

12 TÉCNICAS DE PESQUISA (Cont...)
Quanto a forma de abordagem do problema pode ser: 1) Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média,moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação,análise de regressão, etc...).

13 TÉCNICAS DE PESQUISA (Cont...)
2) Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, que não pode ser traduzida em números. Não requer os uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

14 TÉCNICAS DE PESQUISA (Cont...)
Quanto aos objetivos pode ser: 1) Exploratória: Normalmente é aplicada quando há pouco conhecimento sobre um determinado assunto. Visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolvem levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado ou análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de caso.

15 TÉCNICAS DE PESQUISA (Cont...)
2) Descritiva: Utilizada para apresentar as características de determinado fenômeno ou população. Pode determinar relação entre variáveis (ATENÇÃO: não estabelece causa e efeito). Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação. É sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento.

16 TÉCNICAS DE PESQUISA (Cont...)
3) Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais requer o uso do método experimental e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Ex-post-facto.

17 TÉCNICAS DE PESQUISA (Cont...)
Quanto aos procedimentos de investigação, pode ser: 1) Pesquisa de campo: quando feita no local onde ocorre ou ocorreu o fenômeno. Inclui entrevistas, aplicação de questionários, observação etc. 2) Pesquisa de laboratório: quando feita em local especialmente montado para recriar um fenômeno, já que no local real é impossível realiza-la.

18 TÉCNICAS DE PESQUISA (Cont...)
3) Pesquisa Bibliográfica: quando elabora-da a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. 4) Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico normalmente utilizados no dia-a-dia das organizações e das pessoas, tipo Circulares de empresas, filmes, diários, fotografias etc.

19 TÉCNICAS DE PESQUISA (Cont...)
5) Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variáveis capazes de influenciá-lo, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. 6) Levantamento (“Survey”): quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. 7) Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

20 TÉCNICAS DE PESQUISA (Cont...)
8) Pesquisa Ex-Post-Facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos. 9) Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. 10) Pesquisa ação: é um tipo particular de pesquisa participante que supõe intervenção participativa na realidade social. A busca é nitidamente intervencionista.

21 MENSAGEM FINAL Quando se trata de pesquisa devemos nos
acostumar a trabalhar sob pressão


Carregar ppt "MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google