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Gestão de Custos Aula 1.

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Apresentação em tema: "Gestão de Custos Aula 1."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Custos Aula 1

2 Gestão de Custos Roteiro Para Estudo
Custos e Preços: conceitos iguais? Objetivo da gestão de custos Importância da gestão de custos para interação entre Contabilidade Financeira e contabilidade gerencial Custeio por absorção Terminologia dos custos Classificação dos custos Classificação das despesas Incorporação dos custos ao DRE

3 Gestão de Custos Custos: Foco Principal da Gestão de Custos:
medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem que arcar a fim de atingir seus objetivos. mensuração econômica dos recursos (produtos, serviços e direitos) adquiridos para a obtenção e a venda dos produtos e serviços da empresa Custo é o valor pago por alguma coisa Foco Principal da Gestão de Custos: determinar quanto custa uma unidade de cada tipo de produto que está sendo fabricado e comercializado

4 Gestão de Custos Custos contábeis Custos fabris Custos plenos
Custos afundados Custos de oportunidade Custos relevantes Custos fixos Custos de propriedade E tantos outros

5 Gestão de Custos Preços:
Importância recebida pelas entidades em decorrência da oferta de seus produtos ou serviços. Devem ser suficientes o bastante para cobrir todos os custos incorridos e ainda fornecer um lucro para a entidade Para quem compra, conceito claro: Custo é igual a preço! E para quem produz?

6 Da Contabilidade a Gestão de Custos
Contabilidade: processo sistemático e ordenado de registrar as alterações ocorridas no patrimônio de uma entidade Contabilidade financeira preocupa-se com o registro relativo ao patrimônio do que já passou. Contabilidade gerencial: não se condiciona às imposições legais Objetivo: gerar informações úteis para a tomada de decisões; Contabilidade de custos: voltada à análise dos gastos realizados pela entidade no decorrer de suas operações. processo ordenado de usar os princípios da contabilidade geral para registrar os custos de operação de um negócio

7 Contabilidade financeira
Obrigatória Sujeita às normas e imposições legais Altamente normatizada e padronizada Auditoria Atende à vontade do Leão Regras próprias

8 Contabilidade financeira
Atos e práticas são estabelecidos por meio de regras normativas que, muitas vezes, comprometem a tomada de decisões. princípios fundamentais da contabilidade: competência (da realização): a receita é reconhecida apenas quando realizada; uniformidade (consistência): o processo para registro contábil não deve ser mudado com frequência, para que os resultados contábeis não fiquem prejudicados.; prudência (conservadorismo): entre duas alternativas para o registro de um ativo, deve-se escolher entre o custo e o valor de mercado, dos dois, o menor.

9 Da Contabilidade a Gestão de Custos
Os princípios facilitam e padronizam a prática contábil Entretanto, dificultam a gestão com base nos números extraídos da contabilidade. Contabilidade financeira: preocupa-se com o registro relativo ao patrimônio do que já passou. Gestão Empresarial: atividades que dizem respeito à tomada de decisões com impactos futuros Contabilidade gerencial: adaptação das informações da contabilidade financeira visando possibilitar um processo mais coerente de tomada de decisões

10 Contabilidade gerencial
Foco na decisão Não está sujeita às restrições e imposições legais Mais dinâmica e ágil Específica para cada negócio

11 Análise dos custos Atende a ambas Cuidados com a mistura dos focos
Financeira Gerencial Cuidados com a mistura dos focos Uso da contabilidade financeira no processo de tomada de decisões Uso da contabilidade gerencial para registro e impostos

12 As diferentes contabilidades
Financeira Custos Gerencial

13 Gestão de Custos Funções básicas:
Determinação do lucro: empregando dados originários dos registros convencionais contábeis, ou processando-os de maneira diferente, tornando-os mais úteis à administração; Controle das operações: e demais recursos produtivos, como os estoques, com a manutenção de padrões e orçamentos, comparações entre previsto e realizado; Tomada de decisões: o que envolve produção (o que, quanto, como e quando fabricar), formações de preços, escolha entre fabricação própria ou terceirizada.

14 Gestão de Custos Custeio por Absorção:
Apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos. Não é um princípio contábil propriamente dito, mas uma metodologia decorrente deles, nascida com a própria Contabilidade de Custos. É obrigatório para fins de avaliação de estoques (para apuração do resultado e para o próprio balanço).

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16 Gestão de Custos Terminologia: Gastos ou dispêndios Investimentos
Despesas Perdas Insumo

17 Gastos, custos e despesas
Consumo para estoque Consumo no tempo Produto ou Serviço Custo Despesa Incorridos Investimentos Gastos

18 Gestão de Custos Classificação dos gastos (enquanto Custos) Materiais
matérias-primas consumidas; materiais de embalagens materiais auxiliares Mão de obra produtiva dos trabalhadores dos departamentos diretamente ligados à produção; departamentos não produtivos, dos trabalhadores dos setores auxiliares da produção; gerência e supervisão da fábrica; salários e benefícios da Diretoria Industrial etc. Outros custos de produção custos gerais de fabricação Serviços de apoio a produção, seguros contra incêndio da fábrica

19 Gestão de Custos Classificação dos gastos Despesas:
estão associadas a gastos administrativos e/ou com vendas e incidência de juros (despesas financeiras). Possuem natureza não fabril, integrando a Demonstração do Resultado do período em que incorrem. Estão associadas ao momento de seu consumo ou ocorrência. São temporais.

20 Gestão de Custos Classificação dos gastos Resumo :
Custos: gastos incorridos até o momento em que o produto esteja pronto para a venda Industrial, Fabril, Produtivo Despesas: gastos incorridos após processo produtivo. Em situações específicas, pode ocorrer alguma pequena confusão ou dúvida na separação clara entre custos e despesas Comercial, Administrativo, Financeiro

21 Gestão de Custos Observações:
Valores irrelevantes devem ser considerados como despesas (princípios do conservadorismo e materialidade); Valores relevantes que têm sua maior parte considerada como despesa, com a característica de se repetirem a cada período, devem ser considerados em sua íntegra (princípio do conservadorismo); Valores com rateio extremamente arbitrário também devem ser considerados como despesa do período; Gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos podem ter dois tratamentos: Como despesas do período em que incorrem; Como investimento para amortização na forma de custo dos produtos a serem elaborados futuramente.

22 Gestão de Custos Custos: Despesas:
Incorporados ao estoque até momento da venda na DRE: Custo dos Produtos Vendidos (CPV): Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) Custo dos Serviços Prestados ou Vendidos (CSP) ou (CSV) Despesas: Confrontados direto na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

23 Gestão de Custos

24 Gestão de Custos Efeito de Custos e Despesas no DRE Custos
Diretos Indiretos Estoques Materiais Diretos Produtos em Elaboração Produtos Acabados Balanço Patrimonial (+) Receitas (=) Resultado (-) Despesas (-) Custos do DRE CMV CPV CSP Demonstrativo de Resultado do Exercício


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