A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Multi-Loja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Multi-Loja."— Transcrição da apresentação:

1 Multi-Loja

2 Objetivo O objetivo deste documento é demonstrar o conceito de Multi-loja utilizando o Sismoura. É uma ferramenta que permite a comunicação entre as empresas, possibilitando assim que a matriz e a(s) filial(ais) sincronize seus bancos de dados. Com a opção multi-loja configurada existem diversas possibilidades de utilização, desde consulta de produtos online (permitindo consultar determinado produto nas outras empresas da rede) ao controle total de movimentações e estoque da(s) filial(ais) pela matriz.

3 O que é Multi-Loja? Multi-loja é quando um determinado cliente possui mais de uma empresa e deseja que haja comunicação entre elas possibilitando assim a unificação de várias informações, entre elas: cadastro de cliente, produtos, grupo de produtos, estoque, contas a receber e a pagar, crédito de clientes, consignação, fornecedores e etc.

4 Pré-requisitos SQL SERVER 2008 R2 instalado.
Protocolo TCP/IP do SQL SERVER habilitado. Banco em branco. Sismoura implantado na Matriz e na(s) Filial(ais). Pasta MOURA_ compartilhada tanto na Matriz quanto nas Filiais. Criar regra no firewall do windows liberando a porta do SQL SERVER para o acesso no banco de dados(Porta SQL:1433). Se a empresa utilizar Roteador, criar uma regra no mesmo também liberando a porta de acesso do SQL SERVER.

5 Considerações a serem feitas antes da implantação.
Todos os produtos das empresas da rede Multi-Loja precisam ter o mesmo preço ou utilizar a lista de preços do Sismoura. É obrigatório o uso da mesma versão do Banco branco em todas as lojas da rede Multi-Loja, pois antes da execução é feita uma análise das estruturas. Algumas ações só poderão ser feitas pela Matriz, dentre elas estão: Cadastro de produto, Cadastro de lista de preço, Cadastro de Usuários, Cadastro de Grupos e Sub-grupos de produtos e no caso de empresas do segmento Petshop os serviços pet e o ponto de fidelidade só poderão ser cadastrados na Matriz também. Alterações de qualquer cadastro citado acima também só poderão ser feitas na Matriz.

6 Considerações a serem feitas antes da implantação.
As contas a receber e a pagar das empresas só poderão ser administradas pela Matriz. Caso as empresas já utilizem o Sismoura os procedimentos para implantação podem ser encontrados no Documento Multi-Loja – Implantando em clientes que já utilizam Sismoura.

7 Cadastro de Empresa No módulo Retaguarda, clique no menu Administração e clique para abrir a tela Cadastro de Empresa.

8 Cadastro de Empresa na Matriz
1. Cadastre a empresa “Matriz” e clique na aba Multiloja; selecione no campo Tipo de Empresa Multi-Loja a opção Matriz. 2.Marque a opção padrão. 3.Clique em gravar.

9 Cadastro de Empresa na Matriz
Ainda na mesma tela de cadastro, cadastre a empresa 2 (Filial) em seguida clique na aba Multiloja.

10 Cadastro de Empresa: Configurações de cadastro da Empresa Filial na Matriz.
IP para Multi-Loja: é o endereço de rede que permite o acesso ao banco de dados. Observação: As lojas devem obrigatoriamente possuir um meio de comunicação entre elas.

11 Fluxograma dos tipos de rede para o acesso do Multi-Loja

12 Configurações de Rede Hamachi: é um programa de computador que simula uma Rede local, ou LAN (Local Area Network), permitindo que pessoas à distância tenham acesso ao computador . Prós: Fácil configuração. Contras: Rede instável e como se trata de um software a imprevisibilidade de funcionamento é um fator de risco. IP Fixo: é um IP fornecido pela sua prestadora de serviço de internet, o qual nunca muda. Esse tipo de endereço é pouco utilizado pois é vulnerável. Prós: Não é necessário o uso de nenhum software . Contras: Como o tipo de endereço é vulnerável, poucas empresas o utilizam.

13 1. Hamachi: vide slide anterior.
Configurações de Rede IP Dinâmico: é quando quem define o IP do computador é o servidor. A cada vez que é realizada uma conexão com a Internet é gerado um novo endereço de IP. Para configuração do multi-loja no Sismoura é necessário que os computadores possuam um “endereço fixo”. Podemos obter esse endereço através de dois softwares. 1. Hamachi: vide slide anterior. 2. DDNS: cria um nome fixo que passa a representar o IP da conexão do usuário, mesmo que o IP mude. Para mais informações de como criar essa ddns acesse: .

14 Configurações de Rede Observação importante: Se a empresa utiliza roteador e faz a conexão multi-loja usando ddns é necessário criar uma regra no mesmo(para abrir a porta do SQL Server: 1433) para o acesso ao banco de dados.

15 Cadastro de Empresa: Configurações de cadastro da Empresa Filial na empresa Matriz
No item Banco Multi-Loja: Informe o nome do banco da empresa filial. No item Senha Multi-loja: Informe a senha padrão do banco. No campo Tipo de Empresa Multi-Loja selecione a opção Filial. Clique em Gravar.

16 Cadastro de Empresa: Configurações de Cadastro de Empresa na Filial
Para cadastrar as empresas no banco de dados da Filial, use os mesmos dados que foram cadastrados na Matriz. Os itens IP, Banco e Senha que devem ser informados agora são informações extraídas da empresa Matriz. A opção padrão deve ser marcada agora para a empresa Filial.

17 Cadastro de Depósito No módulo Compras, clique no menu Estoque, selecione Movimentação e clique para abrir a tela Cadastro de depósito

18 Cadastro de Depósito Na tela Cadastro de Depósito, cadastre o depósito com o mesmo número do Cadastro da respectiva Empresa. Exemplo: Para a empresa com o Código 1 deve ser cadastrado um depósito com o Código 1. Observações: Cadastre no banco de dados da Matriz apenas o Depósito da Matriz e nas Filiais apenas os respectivos Depósitos. O roteador puxa todos os depósitos para a Matriz. Deve ser marcado a opção Depósito Padrão para o depósito correspondente ao da empresa Local.

19 Configurações necessárias no Cadastro de PDV para o uso de Multi-Loja
Para cadastrar o(s) pdv(s) usando Multi-Loja é preciso habilitar a seguinte configuração: Utilizar 3 casas no prefixo da venda: com essa configuração habilitada o sistema obriga o uso dos pdv's com 3 casas numéricas, isso é necessário para referenciar as vendas feitas por cada empresa. No Cadastro de PDV do retaguarda colocar o código de cada PDV de acordo com o cadastro de empresa, com 3 casas (000). Por exemplo o PDV 1 da empresa 1 ficará 111. Isso permite com que cada loja tenha 88 PDVs. (111 ao 199) sem que as vendas sejam geradas com o mesmo código entre eles.

20 Configurações necessárias no Cadastro de PDV para o uso de Multi-Loja
Lembrete: Cadastre os PDV’S existentes em cada empresa, seja roteado ou não, o roteador Multi-loja puxa todos os cadastros de PDV para Matriz.

21 Configurações do PDV para o uso de Multi-Loja
Algumas configurações no PDV são obrigatórias para o uso de Multi-Loja, a seguir os detalhes e a função de cada uma: Multi-Loja: IP do Servidor: esta opção configura o IP da matriz (servidor). Multi-Loja: Nome do Banco: esta opção é a sequencia da acima, configurando o Banco de Dados da matriz (servidor). Multi-Loja: Senha do Servidor: Também na continuação, a senha do banco de dados da matriz (servidor).

22 Configurações opcionais do PDV para o uso de Multi-Loja
Consultar preços on-line: Ao consultar ou procurar produtos, o PDV vai conectar às lojas vinculadas para consultar o estoque em cada depósito. CUIDADO: esta configuração exige uma conexão ativa entre as lojas e é recomendada apenas para situações de alta disponibilidade de conexão banda-larga. Multi-Loja: Habilitar no Recebimento de clientes: Esta opção quando habilitada faz com que a tela de Recebimento de Clientes conecte-se na matriz para fazer a baixa das contas. Essa opção é usada quando o mesmo cliente pode comprar em várias lojas da rede e também pagar em qualquer uma delas. Os dados financeiros ficam armazenados apenas na matriz.

23 Configurações do Retaguarda para Multi-Loja
Existem algumas configurações no retaguarda para o uso de Multi-Loja, a seguir estão os detalhes e a função de cada uma: Controlar contas a receber na matriz: esta configuração quando marcada impede o usuário de gerar contas a receber pelo financeiro, quando ele estiver em uma filial. Controlar créditos de clientes na matriz: esta opção impede operações de entrada/saída de crédito quando estiver executando na filial. Multi-Loja: Habilitar: habilita o funcionamento do multi-loja no sistema.

24 Configurações do Retaguarda para Multi-Loja
Caso o cliente queira unificar seu cadastro de Clientes, Produtos, Entradas, etc..., algumas configurações extras devem ser habilitadas: Inserir código da empresa no prefixo do código da entrada: esta configuração insere o código da empresa no código da entrada de produtos, permitindo a transferência da informação entre matriz e filiais. Inserir código da empresa no prefixo do código do contas a pagar: esta configuração insere o código da empresa no código das contas a pagar que forem gravadas no sistema. Cadastro de Cliente: Inserir o código da empresa antes do código do cliente: esta configuração insere o código da empresa na frente (prefixo) do código do cliente para que clientes possam ser cadastrados em qualquer loja (matriz ou filiais). Por exemplo: o maior código de cliente da Loja 3 de uma rede é o código Se esta configuração estiver marcada, então o primeiro dígito do código (3) equivale ao código da empresa (loja).

25 Lembrete Após efetuar o cadastro das duas empresas e configurado o módulo retaguarda para usar o Multi-Loja, é necessário que feche o mesmo e reabra logo em seguida. APENAS depois de realizado esse processo o cadastro de cliente estará configurado por completo.

26 Configurações no executável Multi-Loja
No executável Multi-Loja do Sismoura é necessário marcar as tabelas a serem puxadas e enviadas entre a matriz e a filial. Abra o executável Multi-Loja, aguarde a análise das estrututas dos bancos.

27 Configurações no executável Multi-Loja
Em seguida clique no item Configurações.

28 Tabelas para puxar Na aba Tabelas para Puxar as seguintes tabelas podem ser marcadas: Cliente: Puxa para Matriz TODOS os clientes cadastrados na(s) Filial(ais). Fornecedor: Puxa para Matriz TODOS os fornecedores cadastrados na(s) Filial(ais). Estoque: Puxa para Matriz TODAS as modificações feitas no estoque dos produtos na(s) Filial(ais). Entrada_produto: Puxa para a Matriz todos os cadastros de entrada de produto da(s) Filial(ais). Caixa: Puxa para Matriz todos os caixas abertos na(s) Filial(ais). Movimento_estoque: Puxa para Matriz todas as movimentações feitas no estoque na(s) Filial(ais). PDV: Puxa para Matriz todos os PDVs cadastrados no cadastro de pdv na(s) Filial(ais).

29 Tabelas para puxar Venda: Puxa para Matriz TODAS as vendas feitas na(s) Filial(ais). Troca: Puxa para Matriz TODAS as trocas de produtos. Animais(opção para Petshop): Puxa para Matriz TODOS os animais cadastrados na(s) Filial(ais). Crédito: Puxa para Matriz TODOS os créditos inseridos para os clientes na(s) Filial(ais). Atendimento(opção para Petshop): Puxa para Matriz TODOS os atendimentos realizado na(s) Filial(ais).

30 Tabelas para enviar Cliente: Envia para a(s) Filial(ais) TODOS os clientes cadastrados na Matriz. Fornecedor: Envia para a(s) Filial(ais) TODOS os fornecedores cadastrados na Matriz. Produto: Envia para a(s) Filial(ais) TODOS os produtos cadastrados na Matriz. Obs: Os produtos SÓ PODEM ser cadastrados ou ALTERADOS na empresa Matriz. Contas_baixadas: Envia para a(s) Filial(ais) TODAS as baixas dadas nas contas na Matriz. Usuários: Envia para a(s) Filial(ais) TODOS os funcionários cadastrados na Matriz. Obs: Os funcionários SÓ PODEM ser cadastrados ou ALTERADOS na empresa Matriz. Estoque: Envia para a(s) Filial(ais) TODAS as modificações feitas no estoque na Matriz.

31 Tabelas para enviar Animais(opção para Petshop): Envia para a(s) Filial(ais)TODOS os animais cadastrados na Matriz. Lista_preço: Envia para a(s) Filial(ais) TODAS as listas de preço cadastradas na Matriz. Obs: As listas de preço SÓ PODEM ser cadastradas ou ALTERADAS na Matriz. Grupos: Envia para a(s) Filial(ais) TODOS os grupos e sub-grupos de produtos cadastrados na Matriz. Obs: Os grupos e sub-grupos SÓ PODEM ser cadastrados ou ALTERADOS na Matriz. Serviços_pet(opção para Petshop): Envia para a(s) Filial(ais) TODOS os serviços de petshop cadastrados na Matriz. Obs: Os serviços de petshop SÓ PODEM ser cadastrados ou ALTERADOS na Matriz. Produto_fidelidade_ignorar(opção para Petshop): Envia para a(s) Filial(ais) TODAS as informações cadastradas para os produtos cadastrados como produto fidelidade. Obs: As informações SÓ PODEM ser cadastradas ou ALTERADAS na Matriz.

32 Configurações no executável Multi-Loja
No campo Horários de roteamento insira os horários que o roteador fará as transmissões de dados. Após realizadas todas as configurações desejadas, clique no botão Gravar. Em seguida clique no item Executar .

33 Configurações no executável Multi-Loja
Marque as opções ENVIAR e RECEBER e clique no Botão OK.

34 Configurações no executável Multi-Loja
Em seguida selecione a(s) empresa(s) Filial(ais) que estão no Menu, clique em OK.

35 Configurações no executável Multi-Loja
Em seguida começará as trocas de informações entre os bancos de dados.

36 Pontos a ressaltar Depois da implantação do Multi-Loja as seguintes funções só poderão ser executadas na matriz: cadastro de produto, itens relacionados ao produto, financeiro (ideal que controle tudo na matriz), funcionário (usuário). É importante frisar que algumas funções não mudam com a implantação, entre elas estão: Cadastro de cliente, contas a receber, venda,cadastro de fornecedor e etc. Os dados de uma filial não são acessados por outra, somente pela matriz. Uma relação de vendas da matriz e das filiais só é possível se realizada da própria matriz. No caso das filiais, só são vistas as relações locais.

37 Pontos a ressaltar As operações são realizadas diretamente no banco de dados – não existem arquivos a serem puxados como ocorre no modo roteado. Uma boa comunicação entre as lojas é fundamental. Sempre há a necessidade de selecionar o depósito para a entrada de estoque. A baixa de um crediário no PDV é feito de forma direta, ou seja, o PDV das filiais se conectam diretamente ao banco de dados da matriz. É possível trabalhar com um sistema no modo roteado, mesmo operando no modo multi-loja. No caso do modo roteado, a carga nos PDVs e o roteador devem existir e serem configurados como uma loja independente.

38 Facilidades operacionais com o uso do Multi-Loja no Sismoura
Possibilidade de realizar uma venda no crediário e pagamento em qualquer loja (matriz ou filial). Possibilidade de unificação do estoque. Facilidade de controle financeiro, estoque e análises. Possibilidade de controle individual ou unificado. Cadastro de clientes unificado. Controle e cadastro de clientes de forma unificada.

39 Multi-Loja JN Moura Informática


Carregar ppt "Multi-Loja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google