A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sitef - Instalação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sitef - Instalação."— Transcrição da apresentação:

1 Sitef - Instalação

2 Objetivo Este documento tem como objetivo demonstrar o conceito, o processo de instalação e o funcionamento do SITEF (Tef dedicado).

3 O que é Sitef? O SiTef (ou tef dedicado) é um conjunto de programas de computador desenvolvido para auxiliar e facilitar a integração de empresas comerciais, com as administradoras de cartões de crédito e de débito no que diz respeito à Transferência Eletrônica de Fundos (TEF). TEF Dedicado utiliza link dedicado X25 ou uma vpn, com esse tipo de conexão a transferência de informações é altamente veloz.

4 Pré - requisitos SQL SERVER, preferencialmente o SQL SERVER 2008 R2.
Sismoura Instalado. Pin pad. Impressora Fiscal. Arquivos de instalação do SITEF. Números Lógicos, que podem ser classificados por algumas bandeiras também como Código do estabelecimento. E o arquivo de licença para uso do Sitef e da VPN, adquirido também através do fornecedor.

5 Considerações Iniciais
Há diversas bandeiras de cartões que passam pelo TEF, cada bandeira possui uma porta diferente, então cada uma deve ser configurada separadamente. Neste documento será demonstrado como configurar quando há um módulo próprio para a bandeira e quando essa configuração for feita diretamente no configurador de comunicação do SiTef. Em todos os módulos de configuração, o programa pedirá uma senha, essa senha é padrão para todos eles. Senha =

6 Configurações do PDV Existem algumas configurações no PDV para a utilização do TEF dedicado.

7 Configurações do PDV Desabilitar Opções: Esta configuração tem objetivo desabilitar as operações que o cliente não utilizar no TEF do estabelecimento. Para desabilitar essas operações a sintaxe é a seguinte ‘ [X;X;X;X;]; ’ . Os Códigos mais desativados estão na descrição da configuração, caso não esteja, acesse o arquivo SiTef – Interface Simplificada que está na pasta \\server\D\Moura_\TEF\DEDICADO\SiTef\clistef32_desenv. Imprimir 1ª Via Resumida: Esta configuração deve ser marcada como sim se o cliente deseja que o cupom do tef saia junto com o cupom fiscal. Tef dedicado: empresa: é o código da empresa do TEF. Lembrete: Sempre serão 8 digitos, no caso de ser apenas uma empresa o código é ' ' e quando for mais de uma o código segue sequencialmente. Ex: empresa2 = ' ' empresa3= ' ' e assim por diante. TEF Dedicado: IP: é o endereço da rede onde está localizado o SERVIDOR do TEF.

8 Configurações do PDV TEF Dedicado: Terminal: Nessa configuração insira o nome PADRÃO para nomear o PDV. Lembrete: Insira sempre 8 digítos, exemplo: 'PDV00001', 'PDV00002' e assim por diante. Usar Tef Dedicado: Marque esta opção como sim para utilizar o tef dedicado.

9 Instalação do PIN PAD Nesta etapa o objetivo será inserir as dll's de funcionamento do PIN PAD no system 32. Essas dll's podem ser encontradas no HD Virtual na pasta \\server\Hd Virtual\Download\SisMoura\TEF, ou adquiridas através de contato com a Software Express.

10 Configuração do PIN PAD
Depois de inserir as Dll's no system 32 abra O ARQUIVO ’CliSiTef.ini’ e configure a porta COM em que o PIN PAD está plugado.

11 Instalação da VPN Nesta etapa o objetivo é instalar a rede (VPN) de comunicação que faz a interligação entre o Tef e a central. Depois da instalação o computador irá reiniciar automaticamente, em seguida após iniciar novamente ele abrirá uma tela pedindo USUÁRIO e SENHA, que deve ser obtido com o fornecedor do TEF. E para concluir, há um aba 'import', nessa aba será importada a licença disponibilizada também pelo fornecedor do TEF.

12 Instalação do Sitef Abra o executável Instala.exe da pasta de instalação do SiTef, escolha a partição e clique em instalar.

13 Instalação do Sitef Após a instalação a seguinte tela será exibida:
Nesta tela deve-se informar o CNPJ do cliente, logo em seguida clique no botão 'encerra' o programa irá exibir uma tela para indicar o caminho da licença, esta disponibilizada também pelo fornecedor do TEF.

14 Configurador do Sitef No exemplo a seguir será demonstrado o processo de configuração da rede de uma bandeira que não possui Módulo próprio ou seja, que a configuração deve ser executada no configurador do Sitef.

15 Configurador do Sitef A tela inicial do configurador já vem com as configurações padrão para a utilização do Sitef, nessas configurações não será necessário fazer mudanças.

16 Configurador do Sitef Na aba Lojista configure as transações utilizadas pelo cliente, por padrão a opção 'compra forçada com cartão de débito' deverá ser desmarcada.

17 Configurador do Sitef Ainda na aba Lojista selecione a opção 'código do estabelecimento', digite o código disponibilizado pelo fornecedor do tef. Lembrete: Digite apenas o código das bandeiras que não possuem um módulo para configuração.

18 Configurador de comunicação do Sitef
Abra o Módulo de configuração de comunicação do Sitef e a tela inicial será exibida, nesta tela as configurações padrões não devem ser alteradas ao menos que haja algum problema.

19 Configurador do Comunicação
Em seguida clique na aba Interface Host, e dê um duplo clique na primeira opção (interface host 0) da lista e uma tela de configuração será aberta, nessa tela marque a opção de ip direto para a porta TCP/IP.

20 Configurador de Comunicação
Clique na aba 'Redes', observe que a tela lista as bandeiras das transações financeiras, SOMENTE as que não possuírem módulo próprio terão as suas redes configuradas nessa tela.

21 Configurador de Comunicação
Com um duplo clique na rede desejada uma tela de configuração se abrirá, nessa tela configure o IP da VPN e a porta da bandeira. O IP é padrão já para a porta (socket) cada bandeira tem uma, no próximo slide há uma relação das mais usadas. No campo Formato do tamanho da mensagem sempre marque BINÁRIO LOW HIGH.

22 Configurador do Comunicação
Relação das portas mais utilizadas. Rede Porta TCP/Socket Accor 22130 Amex 22077 Aura 22037 GetNet 22083 Redecard 22084 Visa4 22078 ValeCard 22076

23 Configurador do Comunicação
A partir do próximo slide será exibido alguns exemplos de como configurar a rede das bandeiras que possuem Módulo próprio.

24 Configurador do Comunicação Visa4
Já no configurador de comunicação do Visa4 quando executado a seguinte tela é exibida: Em Terminal Lógico: Insira o código liberado pelo fornecedor do TEF.

25 Configurador do Comunicação Visa4
Em seguida clique na aba Configuração de comunicação, dê um duplo clique no primeiro endereço de interface host, a seguinte tela aparecerá: Em seguida dê novamente um duplo clique, agora na interface host que surgiu na tela.

26 Configurador do Comunicação Visa4
Nesta tela insira o IP Padrão, a porta (página 22) e o formato do tamanho da mensagem. Em seguida Pressione OK.

27 Configurador do Comunicação GetNet
Abra o Módulo Configurador GetNet e a seguinte tela será exibida:

28 Configurador do Comunicação GetNet
No campo Habilita coleta de Medicamentos marque a opção ‘por estabelecimento’. No campo Transições Habilitadas, marque as opções que o cliente for utilizar no estabelecimento

29 Configurador do Comunicação GetNet
Em seguida clique na aba Estabelecimento, insira o código do estabelecimento disponibilizado pelo fornecedor do tef e os 5 primeiros dígitos do CEP da empresa.

30 Configurador do Comunicação GetNet
Clique na aba Bins, informe o código Bin que a empresa irá utilizar, esse código é fornecido pela GetNet. Obs: Bin é o código de transação ou seja, serão adicionados apenas os códigos de transação que a empresa for utilizar

31 Configurador do Comunicação GetNet
Em seguida clique na aba Comunicação, essa tela exibe o IP e a porta do GetNet, para configura – la clique no botão Configurar Comunicação e insira o IP PADRÃO e a porta (Página 22).

32 Configurador do Comunicação
Basicamente todas as configurações de comunicação são semelhantes as relatadas neste documento onde você insere o número lógico disponibilizado pelo fornecedor, o IP que é padrão e a porta TCP. Lembrando sempre que se a bandeira tiver um módulo próprio NUNCA deve ser configurada também pelo configurador do Sitef.

33 Carga de tabelas Depois do processo de configuração de comunicação é necessário dar carga de tabela para o Tef funcionar corretamente. Essa carga é feita através de um módulo que fica no menu Sitef do Iniciar. Abra ele, e veja que há algumas bandeiras no menu como detalhado na imagem a seguir:

34 Carga de tabelas Todas a opções(bandeiras) que estiverem disponíveis no Menu da carga de tabelas deverão ser executadas, as opções que não estiverem nesse menu, normalmente são de bandeiras inferiores e executam a carga assim que as outras executarem, não sendo necessária assim uma opção direcionada apenas para as mesmas. Para executar a carga basta clicar na opção da bandeira deseja e em seguida em carga.

35 Carga de tabelas Depois de clicar em carga a seguinte tela aparecerá:
Selecione a empresa e clique em enviar, não é necessário preencher nenhum campo, assim que a carga for completada a seguinte mensagem será exibida no campo Dados da Carga: Transação OK.

36 Carga de tabelas Faça isso também com as demais bandeiras, APENAS depois de dar carga em todas as bandeiras que a empresa for utilizar, teste o funcionamento do TEF.

37 Configurações do Ticket Car
Para o Cartão ticket car é necessário alguns procedimentos extras, a configuração do mesmo é feita pelo módulo AccorService, e segue os mesmos procedimentos das outras, mas para ativar ele no sismoura é preciso seguir alguns passos. O primeiro passo é cadastrar o cartão no Cadastro de cartão do financeiro, selecionando no campo Cartão especifico a opção Ticket Car. Depois abra o PDV, clique no menu Venda, TEF, Funções Administrativas.

38 Cadastro de produtos e preços para o Ticket Car
Nessa etapa será feita a exportação de um arquivo txt. Contendo os códigos dos produtos para cadastro no ticket car. Selecione Cartão Ticket Car Smart e pressione ENTER.

39 Cadastro de produtos e preços para o Ticket Car
Na próxima tela, selecione Consulta produtos Ticket e pressione ENTER.

40 Cadastro de produtos e preços para o Ticket Car
Depois de gerar a consulta o sistema informa o caminho da pasta para qual o arquivo txt. foi gerado. Abra o arquivo. Obs: o código mostrado na imagem é o código do ticket car que será usado para cadastrar o produto.

41 Cadastro de produtos e preços para o Ticket Car
Em seguida abra novamente as funções administrativas (PDV, Venda, TEF, Funções adminstrativas). Mas agora selecione a opção Cartão Ticket Car Smart e pressione ENTER.

42 Cadastro de produtos e preços para o Ticket Car
Depois de selecionar o cartão ticket car a seguinte tela será exibida: Selecione Cadastro produtos e preços e pressione ENTER.

43 Cadastro de produtos e preços para o Ticket Car
No campo Tamanho do código de produto, informe o número de caracteres que há no código do produto Cadastrado no Sismoura, em seguida pressione ENTER. Depois informe o número de casas decimais que deve sempre ser 3, pelo fato de que as vendas de combustíveis utilizam 3 casas. Pressione Enter.

44 Cadastro de produtos e preços para o Ticket Car
Na tela produtos serão cadastrados os produtos para venda no ticket car, o cadastro deve seguir a seguinte sintaxe: Id=Código do Produto (Sismoura), IdHost=Código do Produto (TicketCar),VU=Valor do produto x1000(Ex:1,75 = 1750) Pressione Enter, e o produto será cadastrado. Obs: IdHost que é o código do produto no Ticket card deve ser obtido através da consulta de preço no ticket car, vide página 39 e 40.

45 Relatórios de Transações do Sitef
Há um módulo no Menu Sitef em que a empresa pode analisar e acompanhar as vendas feitas por cartões. No menu do Sitef abra o Módulo Relatórios e a seguinte tela será exibida:

46 Relatórios de Transações do Sitef
Nesse relatório, todas as informações necessárias são exibidas, como valor da compra, o estado e etc.

47 Sitef - Instalação


Carregar ppt "Sitef - Instalação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google