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PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE

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Apresentação em tema: "PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
A adolescência e seu significado evolutivo. Luciana Souza Borges

2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
A ADOLESCÊNCIA COMO FENÔMENO RECENTE A adolescência é um estágio psicológico necessário? É um período natural do desenvolvimento ou é mais uma construção artificial, produto de uma determinada organização social e cultural? Luciana Souza Borges

3 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
A ADOLESCÊNCIA COMO FENÔMENO RECENTE Por adolescência costumamos entender a etapa que se estende desde os 12 anos até aproximadamente os 20 anos de idade. É uma etapa de transição em que já não se é mais criança, mas ainda não se tem o status de adulto. É o que Erikson (1968) denominou de uma “moratória social” = um compasso de espera que a sociedade oferece a seus membros jovens enquanto eles se preparam para exercer o papel de adultos. Luciana Souza Borges

4 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
A ADOLESCÊNCIA COMO FENÔMENO RECENTE No entanto, a adolescência, tal qual a conhecemos no início do século XXI, é, até certo ponto, um produto do século XX. Os traços a seguir são algumas das características de identidade dos adolescentes ocidentais: Estão no sistema escolar ou em contexto de aprendizagem profissional ou na procura de um emprego estável; Dependem de seus pais e vivem com eles; Estão realizando uma transição de um sistema de apego em grande parte centrado na família,´passando por um sistema de apego centrado no grupo de iguais, a um sistema centrado em uma pessoa do outro sexo. Luciana Souza Borges

5 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
A ADOLESCÊNCIA COMO FENÔMENO RECENTE Os traços a seguir são algumas das características de identidade dos adolescentes ocidentais: Sentem-se membros de uma cultura de idade – cultura adolescente – que se caracteriza por suas próprias modas e hábitos, seu próprio estilo de vida, seus próprios valores; Têm inquietações que já não são da infância,mas que ainda não coincidem com as dos adultos Luciana Souza Borges

6 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
A ADOLESCÊNCIA COMO FENÔMENO RECENTE Mas, esse tipo de adolescente não existiu sempre, pelo menos com esses traços descritos anteriormente. Filósofos gregos da Antiguidade e, posteriormente, alguns escritores e filósofos já haviam identificado alguns anos de vida das pessoas = o fato de algumas crianças começarem a se tornar indisciplinadas, a questionar a autoridade dos pais, a ter desejos sexuais etc. Porém esses eram uma escassa minoria da população, entre 13 e 20 anos de idade. Durante séculos, até o final do século XIX, as crianças se incorporavam ao mundo do trabalho entre os 7 anos e a puberdade; poucas eram as que estudavam, principalmente acima dos 10 ou 12 anos. A cultura adolescente era inexistente. Luciana Souza Borges

7 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
A ADOLESCÊNCIA COMO FENÔMENO RECENTE No ocidente: o fim do século XIX marca uma ruptura com essa situação que descrevemos, pois a revolução industrial provocou uma extrema mudança nesse quadro. Com a industrialização: formação e estudos passam a ser importantes. Filhos de operários continuam trabalhando ainda em idades bem precoces, mas os filhos das classes médias e altas permaneciam nas escolas. As escolas aumentavam em número, desenvolviam programas específicos e mais complexos e se tornaram mais exigentes. Luciana Souza Borges

8 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
A ADOLESCÊNCIA COMO FENÔMENO RECENTE No fim, também os filhos de operários passam a ir para a escola. Nos países ocidentais = conceito de escolaridade obrigatória, que foi se prolongando até chegar na atualidade, na maioria dos países europeus, aos 16 anos de idade. Portanto, em nossa cultura ocidental, a incorporação do adolescente ao status adulto sofreu um atraso notável, formando consequentemente um grupo novo que também desenvolve seus próprios hábitos e que se depara com problemas particulares. Luciana Souza Borges

9 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
A ADOLESCÊNCIA COMO FENÔMENO RECENTE Em outros momentos históricos de nossa cultura, as coisas ocorreram de formas diferentes, e ainda continuam dessa forma diferente em culturas muito diferentes da nossa. Nessas últimas, a incorporação ao status adulto ocorre em uma idade precoce, implicando formar família, ter responsabilidade adultas comportar-se como adulto etc. Assim, em sociedades primitivas, existe uma série de rituais associados às mudanças físicas da puberdade. Após esses rituais, o sujeito sai transformado em adulto. Aqui não se pode falar em adolescência no mesmo sentido que usamos em nossa cultura, pois não há sinais daquelas características de identidade que identificamos anteriormente. Luciana Souza Borges

10 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
A ADOLESCÊNCIA COMO FENÔMENO RECENTE Puberdade X adolescência: Puberdade: fenômeno universal para todos os membros de nossa espécie/ fato biológico e momento de maior importância em nosso calendário maturativo comum. Adolescência: fato psicossociológico não necessariamente universal e que não adota em todas culturas o mesmo padrão de características que adota a nossa; nesse caso, houve importante variação histórica que, ao longo do século XX, foi configurando adolescência que conhecemos. Luciana Souza Borges

11 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
TEORIAS SOBRE A ADOLESCÊNCIA Não se pode dizer que desde que a adolescência começou a ser considerada como objeto de estudo tenha havido uma concepção unitária e homogênea sobre seu sentido e significado psicológico. Há os que consideram a adolescência como uma etapa de muita instabilidade e os que a consideram como uma momento sem grandes dificuldades. O antigo debate natureza (biológico) X cultura (ambiental) volta à tona para explicar o desenvolvimento do adolescente. Luciana Souza Borges

12 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
TEORIAS SOBRE A ADOLESCÊNCIA Há autores que consideram que as mudanças biológicas que acompanham a puberdade são as responsáveis pelas transformações psicológicas próprias desse período. Outros enfatizam os aspectos sociais e contextuais = os novos papéis e tarefas que a sociedade demanda aos jovens. Luciana Souza Borges

13 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
TEORIAS SOBRE A ADOLESCÊNCIA Diferentes visões da adolescência: Literatura e Psicologia; S. Hall; Autores de orientação psicanalítica (Freud, A. Freud, P. Blos, E. Erikson); Análise Sociológica (Havighurst); Antropologia Cultural; Descrição Piagetiana; Teoria Focal de Coleman. Luciana Souza Borges

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TEORIAS SOBRE A ADOLESCÊNCIA Conclusões Pelo o que foi exposto, estamos longe de poder afirmar a existência de uma concepção homogênea sobre a adolescência. Nenhuma teoria existente oferece uma explicação definitiva do desenvolvimento nesse período, embora todas colaborem para a compreensão da fase. Luciana Souza Borges

15 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
TEORIAS SOBRE A ADOLESCÊNCIA Conclusões Existe um certo consenso entre os pesquisadores em considerar que apenas 20% dos sujeitos nessa fase experimentam algum tipo de desajuste psicológico (que coincide com a porcentagem de crianças com problemas parecidos na infância). O que encontramos é uma mudança qualitativa nas manifestações comportamentais desses desajustes, que na adolescência irão se traduzir em condutas tão chamativas quanto o suicídio, o abuso de drogas etc. Os problemas infantis não são tão chamativos. Luciana Souza Borges

16 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
TEORIAS SOBRE A ADOLESCÊNCIA Conclusões Não devemos esquecer que a adolescência é tanto uma experiência pessoal quanto um fenômeno social – tanto fatores individuais quanto sociais podem produzir obstáculos nas trajetórias dos sujeitos nessa fase (ex. p. 314). A incorporação dos adolescentes ao status adulto demora cada vez mais – pessoas física e psicologicamente adultas, sem status social de adulto. Esse prolongamento artificial não ajuda os sujeitos em desenvolvimento, que têm tarefas a cumprir para poder adquirir novos status. Luciana Souza Borges

17 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
ADOLESCENTES E JOVENS NO INÍCIO DO SÉCULO XXI Hoje, o período de formação aumentou de forma clara = atraso no início da vida profissional e matrimonial. Estudar = principal fonte de ocupação dos adolescentes entre 15 e 20 anos de idade/ dependem economicamente dos pais e permanecem na casa paterna até estar bem estabelecida a idade adulta. Importância do contexto histórico em que ocorre a transição para a idade adulta para que seja possível compreender os processos psicológicos que ocorrem durante os anos da adolescência. Luciana Souza Borges


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