A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAP. 15 – A região Norte e a Amazônia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAP. 15 – A região Norte e a Amazônia"— Transcrição da apresentação:

1 CAP. 15 – A região Norte e a Amazônia
Formação vegetal que mais se destaca na região Norte: floresta Amazônica A floresta amazônica estende-se por estados vizinhos, como Mato Grosso e Maranhão, e também pelo território de outros países da América do Sul. Toda essa área coberta por floresta é denominada região Amazônica ou Amazônia.

2

3 A biodiversidade da floresta Amazônica é uma das maiores do mundo.
1.800 espécies de aves 2.500 espécies de peixes mais de 320 espécies de mamíferos aproximadamente de espécies vegetais As características da floresta estão ligadas ao clima (quente e úmido), aos tipos de solo e à altitude do relevo. O clima e a floresta Clima equatorial (quente e úmido): favorece o desenvolvimento de grande quantidade e variedade de plantas. A floresta mantém-se sempre verde. A floresta também colabora para a umidade do clima através da evapotranspiração.

4 Os rios da região Norte são de fundamental importância para as comunidades locais. A rede hidrográfica é formada por muitos rios, extensos e volumosos. Os mais importantes são o Amazonas e o Tocantins. O relevo da região favorece a utilização dos rios para a navegação.

5 Os solos mais férteis da Amazônia são encontrados principalmente ao longo das várzeas.
A maior parte dos solos amazônicos são pobres em nutrientes. A matéria orgânica (húmus) é produzida pela própria floresta, e promove uma espécie de reciclagem ao se decompor, o que leva à autossustentação desse ambiente. serrapilheira


Carregar ppt "CAP. 15 – A região Norte e a Amazônia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google