A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Consuelo Holanda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Consuelo Holanda"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Consuelo Holanda
Estética

2 Objetivos dessa aula: Entender as relações entre cultura, beleza e arte Entender o que é estética

3 Idéia de Beleza na cultura ocidental.
“Belo”adjetivo que usamos para indicar algo que nos agrada. Aquilo que é belo é bom? Em diversas épocas históricas criou-se um laço estreito entre o Belo e o Bom. Me agrada e eu gostaria de ter, estimula me desejo Bom/Bela açãoAlgo que é conforme a algum princípio ideal, mas que custa dor, como a morte gloriosa de um herói

4 Objetivo: Identificar antes de tudo aqueles casos em que uma determinada cultura ou época histórica reconhece que existem coisas que se mostram agradáveis à contemplação, independentemente do desejo que temos delas. Coisas que os seres humanos consideraram belas. Estreita relação que a época moderna estabeleceu entre Beleza e Arte não é assim tão evidente. Beleza da natureza: belas por si

5 Diferentes modelos de beleza coexistem em uma mesma época.
Beleza da arte: a arte tinha apenas a incumbência de fazer bem as coisas que fazia, de modo que servissem ao escopo a que eram destinadas Por que então a história da Beleza é documentada quase sempre através de obras de arte? Representar os semelhantes como a mim mesmo. Diferentes modelos de beleza coexistem em uma mesma época.

6 Estética cotidiana O uso comum da palavra estética se dá no sentido de beleza física e abrange: Corte de cabelo, maquiagem, ginástica , cirurgia plástica

7 Estética na filosofia Aqui a palavra estética é usada como qualidade.
A estética é um ramo da filosofia, que: >estuda racionalmente o belo e o sentimento que a beleza (ou feiura) suscita nos seres humanos.

8 Origem Aisthetiké (grego): tudo que pode ser percebido pelos sentidos.
Alexandre Baumgarten ( ): teoria do belo e suas manifestações através da arte.

9 Investigação da estética
Parte da experiência sensorial, sensação e percepção sensível. Principal objeto de investigação é o fenômeno artístico que se traduz na obra de arte.

10 Objetivo da estética Alcançar o conhecimento captado pelos sentidos.
Por isso difere e se contrapõe à lógica e matemática que partem da razão para estabelecer conhecimento claro e distinto.

11 Idealistas A beleza é algo que existe em si mesma. Platão
>a beleza seria uma forma ideal, é algo que existe por si, na natureza das coisas como um modelo no mundo das ideias. é algo que existe independentemente de existir o ser humano > A belo percebido no mundo sensível só pode ser considerada belo porque se assemelha a ideia de beleza que trazemos guardada na alma.

12 Materialistas-empiristas
Hume A beleza não está propriamente nos objetos (não é algo puramente objetivo), mas nas condições de recepção do sujeito. Depende do gosto de cada um, do modo como a pessoa vê e valoriza o objeto (juízo subjetivo).

13 Gosto influenciado pela cultura em que se vive

14 A arte Catarse (necessidade) Nietzsche em “O Nascimento da Tragédia”: a tragédia como afirmação da vida (transporta o homem para outra realidade)

15 Funções da arte Histórica Religiosa Pragmática Funcional/design
Expressão do espírito humano Comunicação e linguagem,

16 O belo Dentre os juízos de valor (julgamento se algo é bom, ruim, etc), o homem faz o juízo estético. Através desse juízo julgamos se algo é belo. A beleza no Ocidente está ligada a: Simetria/proporção/equilíbrio Saúde/juventude/força (Darwin) e fertilidade Impossibilidade ou dificuldade de acesso Idealização do padrão /exclusão Mito de Hefesto (feiura) e Andrógino (completude) Existem interpretações empiristas e idealistas para a questão do belo.

17 Interpretação de Kant Tentou superar esse impasse.
Crítica da faculdade do juízo: O belo é “aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente”.

18 Cultura No sentido amplo, representa as transformações que o ser humano faz em seu meio ambiente. A beleza e o gosto são subjetivos e condicionados à cultura Gostamos daquilo que conseguimos entender

19 Julgamos belo o que nos proporciona prazer, isso é subjetivo (depende do sentimento do sujeito).
Portanto o juízo estético é subjetivo. Mas este pode ser universalizado. As condições subjetivas da faculdade de julgar são as mesmas em todos os homens.

20 "Belo portanto, é uma qualidade que atribuímos aos objetos para exprimir um estado da nossa subjetividade", uma determinada forma de sentir prazer.

21 Perspectiva histórica
Hegel: a beleza muda de face e de aspecto através dos tempos. O conceito do que é belo depende do momento histórico e do desenvolvimento cultural. A beleza não é apenas a sensação de prazer proporcionada por uma obra,

22 para ele a arte é bela quando:
consegue sintetizar um dado conteúdo cultural (evolução espiritual) de certo momento histórico. Mesmo a representação de algo feio pode ser bela, e o será quanto mais conseguir comunicar às pessoas o sentido de mostrar “aquele feio”.

23 Portanto para Hegel, tanto a definição do que é beleza quanto a capacidade individual de percebê-la são construções histórico-sociais.

24 Prática de criar A arte é produto do fazer humano.
Combina habilidade desenvolvida com imaginação e criatividade.

25 Formas perceptíveis Qualquer que seja sua forma de expressão, cada obra é um todo perceptível, com identidade própria. Perceptível pelos sentidos exteriores e imaginação.

26 Expressa sentimentos Sempre expressa sentimentos humanos.
Podem ser de emoção diante do que amamos ou revolta em face dos problemas que atingem a sociedade ou o indivíduo, Pode ser um registro ou documento histórico

27 Realização técnica Quando temos a intenção de produzir uma obra útil, temos a realização de técnicas. Se a intenção é de produzir obra bela, temos as chamadas belas artes.

28 Arte como fenômeno social
>O artista é um ser social- reflete na obra sua maneira própria de sentir o mundo que vive. >A obra de arte é percebida socialmente pelo público- experiência intima deixada na obra, sempre é percebida pelo público.

29 A pintura demonstra o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da cidade de Guernica.
Picasso retrata pessoas, animais e edifícios destruídos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã.

30 paz e harmonia

31 fuga e ilusão

32 protestos e revolta

33 Paleolítico Arte mágico-religiosa (apreender o espírito do animal para enfraquecê-lo e assim possibilitar a caça) Naturalismo (ideia de movimento, vida e imitação da realidade) Viviam em clãs e eram nômades Sociedade matriarcal Linguagem condicionada à sobrevivência e perpetuação da espécie ( gestos e arte)

34

35

36

37 Exercícios: 1) Defina arte e explique uma de suas funções: 2) Existe um padrão de beleza único no mundo? Explique e justifique relacionando seu argumento ao conceito de cultura: 3) O que torna algo belo? Justifique explicando alguns critérios de beleza definidos pela sociedade atual:

38

39

40


Carregar ppt "Professora Consuelo Holanda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google