A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sejam bem vindos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sejam bem vindos."— Transcrição da apresentação:

1 Sejam bem vindos

2 Educação Financeira e Matemática
Instrutor Luiz Carlos Júnior Carga horária: 18 horas aula; Ementa: Noções de finanças pessoais. Mudança nos hábitos de consumo. Orçamento financeiro familiar. Planejamento financeiro pessoal a curto, médio e longo prazo. Raciocínio lógico-matemático, interpretação e análise das quatro operações, regra de três, juros simples e compostos. Relação da matemática com o cotidiano pessoal e profissional do aprendiz. Avaliação: Exercícios em aula (10 pontos); Avaliação prática e escrita (10 ponto).

3 O que é Educação Financeira?
A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.

4 Efeitos da Educação Financeira
Dependência Financeira Dividas Preocupações Conforto Viagens Autonomia Efeitos da Educação Financeira

5 Regras para a Educação Financeira?
Interessar-se; Estude; Organize sua vida financeira; Planeje suas metas financeiras; Discipline-se.

6 Postura emocional diante do dinheiro
Porém, o primeiro passo é reconhecer o problema: “não tenho dinheiro porque ganho pouco”. Ate onde isso e verdade pra você? Talvez você tenha colegas de trabalho que tem os mesmos rendimentos e perfil familiar e percebe que ele tem uma vida muito mais estável financeiramente…olhe ao redor e observe, faça uma análise crítica. Justificar nossa dificuldade financeira apenas nisso nos paralisa, pois ensinamos nosso cérebro, ainda que inconscientemente, a pensar que não temos culpa, apenas má sorte.

7 Postura emocional diante do dinheiro
Exemplo prático: suponha que você esteja passeando em um shopping e passa por uma loja com aquela roupa fantástica que você sempre sonhou. Você não tem mais dinheiro para o mês. O que você faz? compra a roupa no cartão, em 3 vezes, afinal você merece. Nunca se sabe o dia de amanhã, mas ele vai ser melhor com esta roupa nova; não compra naquele momento. Mas volta para casa e começa a planejar o que fazer para economizar e comprá-la daqui a 3 meses. não compra naquele momento e nem depois. Afinal você tem outros objetivos mais importantes e prioritários que você deseja cumprir antes da compra da roupa.

8 Atividade Comportamento Positivo; Comportamento negativo.
De exemplos de postura emocional diante do dinheiro Comportamento Positivo; Comportamento negativo. Apresente para a turma.

9 Hábitos de Consumo Vídeo

10 Atividade Considere Hábitos negativos; Hábitos positivos;
Faça uma redação em dupla sobre os seus hábitos de consumo e de sua família. Considere Hábitos negativos; Hábitos positivos; Dicas para mudar; Apresente para a turma.

11 Planejamento Financeiro
Vídeo

12 Planejamento Financeiro
Anote as rendas/quanto vai entrar; Você pode colocar ou tirar gastos conforme a sua realidade; Outros gastos: imprevistos e extras; Compare o que vai entrar com o que vai sair.

13 Atividade Considere Entradas; Saídas; Reservas; Saldo.
Faça sua planilha financeira Considere Entradas; Saídas; Reservas; Saldo.

14

15 Crédito

16 Crédito O crédito é um instrumento poderoso para viabilizar sonhos e projetos, sejam eles pessoais ou empresariais. É útil também nas horas de aperto, quando falta dinheiro para dar conta das necessidades.

17 Riscos do Crédito Tipos de Crédito
Uso descontrolado gerando incapacidade de pagamento; Compromete parcela importante do orçamento com prestações; Taxas de juros; Tipos de Crédito Cartão de crédito Cheque especial CDC - Crédito direto ao consumidor Crédito consignado Financiamento imobiliário Capital de giro Financiamentos

18 Investimentos

19 Investimentos Poupança Fundos de Investimentos Previdência
Tesouro direto Ações Imóveis Invista em você mesmo (o melhor)

20 Empreendedorismo

21 Empreendedorismo Exemplos de empreendedor e casos de sucesso.

22 Por que alguns ficam ricos?
Vídeo

23 Atividade Considere Algo novo e rentável Realista;
Em grupo, crie ideias de empreendedorismo Considere Algo novo e rentável Realista; Investimento de acordo com sua realidade atual Apresente para a turma.

24 Sucesso Profissional e Pessoal

25 Dicas para o sucesso Trabalhe pelo que quer ganhar e não pelo que ganha; Se vista de acordo com o cargo que pretende ter; Trabalhe no que gosta de fazer, não por dinheiro; Estabelece metas próprias; Mantenha-se atualizado;

26 Sucesso é saber o que vai fazer e gostar do que vamos fazer
Foco Sucesso é saber o que vai fazer e gostar do que vamos fazer Motivação Confiar em nós é o primeiro passo para o sucesso Iniciativa Ideias sem ação é uma mera ilusão! Criatividade Nós nascemos originais, escolha ser inovador! Inteligência emocional O maior presente de todos é a vida, o segundo o amor e o terceiro é aceitar outros pontos de vista

27 A vida não é um ensaio A nossa integridade é única
Ética A nossa integridade é única Comprometimento A vida não é um ensaio Resiliência Sucesso é superar obstáculos Persistência O caminho para o sucesso é um processo gradualmente construtivo Autodesenvolvimento Hoje você tem que ser melhor do que ontem e amanham melhor do que hoje

28 Qual o tamanho do seu apetite?
Vídeo


Carregar ppt "Sejam bem vindos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google