A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação do Relatório Final

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação do Relatório Final"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação do Relatório Final
Estágio III 2015.1 Camocim-Ceará

2 Estágio de Observação Estagiário: JOHNANTAN PEREIRA GONSALVES
Prof. (a). Formadora: KELLYANY DE SOUSA BRITO TELES TUTOR (a): MARIA IDALINA DE ARAÚJO BEZERRA Curso de Licenciatura em Matemática

3 ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL E PROFISSIONAL MONSENHOR EXPEDITO DA SILVEIRA DE SOUSA 3

4 Introdução O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Matemática – UAB, da disciplina Estágio Supervisionado III, ministrada pela tutora a distancia Maria Idalina de Araújo Bezerra, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado na ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL E PROFISSIONAL MONSENHOR EXPEDITO DA SILVEIRA DE SOUSA, no período de 09 de março a 12 de maio de 2015. Como professor de Matemática, constantemente ouço, de um ou de outro aluno, que “a Matemática é uma matéria que causa medo”; “é uma disciplina difícil de ser entendida”; “é muito complicada”; “esta matéria não serve para nada”, “esta aula não é nada atrativa”, além de outras afirmações. Para mudar a didática do ensino da Matemática na escola tornando-a dinâmica, rica, viva, é preciso mudar antes o conceito que se tem dessa disciplina. É preciso reconhecer que ela é fruto do trabalho humano e, como tal, está sujeita a erros e acertos. É preciso também reconhecer que ela evolui e se modifica no tempo, em função do uso que se faz dela.

5 Observação A Observação do Estágio Supervisionado III, foi realizada no período de 09 de março a 12 de maio de 2015 na ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL E PROFISSIONAL MONSENHOR EXPEDITO DA SILVEIRA DE SOUSA, situada na Rua Kleber Pessoa Navarro Veras, S/N, Cidade Com Deus, Camocim, no estado do Ceará. A escola funciona no tempo integral, atendendo alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, no total de 519 alunos. Já dentro de sala de aula, pude perceber que o professor regente tinha domínio do conteúdo; o conteúdo era apresentado de forma que as dificuldades estivessem em uma escala decrescente; motivava os alunos perguntando ou valorizando suas dúvidas; preocupava-se com aprendizagem; sabia se o aluno tinha a capacidade (pré-requisito) para aprender o que ela estava ensinando e resolvia exercícios adequados ao nível da turma. Durante as aulas observadas, o professor regente não utilizou recursos além do quadro branco, pincel e livros didáticos, realizando uma aula tradicional, mas que motivava os alunos através de sua didática. Posteriormente, observei que o professou utilizou-se de um recurso de multimídia e ministrou algumas aulas através de video aulas pra melhor fixação do conteúdo para os alunos.

6 CONCLUSÃO Muitos dizem que o papel do professor dentro de sala de aula, ou mesmo fora, não tem muita importância, pois já ouvi falar que o professor não faz nada. Porém somos sabedores que a tarefa de lecionar não é nada fácil como pensam e que o trabalho do educador é de suprema importância para o crescimento educacional e profissional de qualquer sociedade. Porém, foi notado durante toda minha prática de estágio e com a experiência que tenho até o momento que essa profissão requer bastante compromisso, esforço, dedicação e, acima de tudo, muita criatividade. É importante ressaltar aqui a importância do Estágio em nossa vida acadêmica e a importância do papel do educador na vida de cada educando, tendo como base que este trabalho realizado pelo acadêmico é muito importante para sua futura carreira como docente, e que é a partir da observação feita em sala de aula que ele poderá descobri novos caminhos para lecionar ou se é isso mesmo que ele quer para sua vida profissional. Em se tratando do professor já em exercício, descobri que este sempre tem que planejar suas aulas para que possa lecionar com maestria, e assim cada um de seus alunos irá reconhecer seu papel e seu trabalho, além de este ficar preocupado na reação e nas dificuldades de cada discente, a fim de saná-la, daí a importância do papel do educador e da realização deste trabalho em nossa formação acadêmica.

7 Localização da escola A Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa está situada na Rua Kleber Pessoa Navarro Veras, S/N, Cidade Com Deus, Camocim, no estado do Ceará, com CEP , Telefone: (88) 3621 – 1626, inscrita no CNPJ / , Censo escolar nº e endereço eletrônico:

8 BREVE HISTÓRIA DA ESCOLA.
A Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, foi implantada no ano de 2009, atualmente oferece cursos profissionalizantes nas áreas de Enfermagem, Edificações, Logística, Comercio, Eletromecânica e Hospedagem, todos com carga horária para três anos e em tempo integral. Os referidos cursos têm a oportunidade de acolher jovens estudantes, residentes em bairros localizados no entorno da escola e sua grande maioria, oriundos de população de baixa renda.

9 Modalidade de Ensino/N de Alunos
Atualmente, a escola conta com 12 turmas, nas três séries do Ensino Médio Integrado, e a quantidade de aluno por turma está descrita na tabela abaixo: SÉRIE CURSO TÉCNICO QUANTIDADE DE ALUNOS EDIFICAÇÕES 45 ELETROMECÂNICA 46 ENFERMAGEM LOGÍSTICA COMÉRICO 41 44 42 43 37 HOSPEDAGEM TOTAL - 519

10 Espaço físico da escola
A escola atualmente possui 12 salas de aulas, 01 biblioteca, 01 auditório com capacidade para 200 pessoas, 01 laboratório de informática, 01 laboratório de línguas, 01 laboratório de matemática, 01laboratório de química, 01 laboratório de física, 01 laboratório de biologia, 01 secretaria, 01 sala de professores, 01 diretoria, 01 coordenação pedagógica, 01 refeitório com varias mesas e cadeiras, onde são realizadas as refeições diárias, 01 ginásio poliesportivo coberto com dois vestiários, sendo um masculino e outro feminino, 01 anfiteatro, onde são realizadas as apresentações culturais, 02 salas especiais para aulas práticas do eixo profissional, 05 banheiros com divisórias para homens e mulheres e 01 estacionamento.

11 Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa
Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. (Paulo Freire)


Carregar ppt "Apresentação do Relatório Final"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google