A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto JOGOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto JOGOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto JOGOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA
No brincar podemos encontrar tanto a aplicação do conhecimento escolar quanto do conhecimento espontâneo, dois tipos de conhecimentos considerados como participantes da cultura infantil. A prática pedagógica se dá por meio da ludicidade, trabalhando com concentração e estratégia, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes.

2 SOBRE ESTUDO E APRENDIZAGEM
Oportunizar aos alunos e alunas da Rede de Educação do Município de Serra diálogos sobre o processo de estudo e aprendizagem, tendo como objetivo o desenvolvimento de atitudes necessárias à apropriação do conhecimento nos diferentes espaços-tempos do cotidiano escolar.

3 Plano Municipal de Educação
O Plano Municipal de Educação é um documento muito importante, que definirá os rumos da educação para os próximos 10 anos, nas esferas pública e privada, da educação infantil à pós-graduação. Ou seja, o Plano estabelecerá metas e estratégias para a política educacional no município da Serra. Também já foram realizados Audiências com a comunidade escolar (alunos, servidores da educação e pais de estudantes) e com a participação da sociedade civil. Após a coleta de todas essas contribuições, as propostas foram sistematizadas para a elaboração da Minuta do PME, sempre em consonância com as diretrizes e Planos Nacional e Estadual de Educação. Participação, discussão, sistematização e conclusão do PME. Movimento bastante positivo, fortalecendo a educação municipal. Documento aprovado, entrando em vigor em 05 de novembro, deste ano, publicado no Diário Oficial do Município, edição 379/

4 SERRA CIDADÃ O evento envolve várias as Secretarias municipais. Quem que for ao local terá acesso e orientação sobre serviços, como: emissão de documentos – Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros –; orientações para emissão de Cartão do Idoso (onde e como solicitar e para que serve); cadastro para vagas de emprego; inscrições em cursos de qualificação e profissionalizantes; promoção à saúde; oficinas; atividades culturais; educativas e esportivas. E para a criançada são realizadas atrações especiais, como exposições, biblioteca móvel, brincadeiras e distribuição de pipoca, picolé e algodão doce. O objetivo é oportunizar a inclusão social e o resgate da cidadania, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, reforçando o acesso a políticas públicas essenciais.

5 Formação dos Grêmios escolares em parceria com a Gerência de Inspeção, Planejamento e Avaliação Escolar Este projeto visa a implementação de Grêmios Estudantis nas Unidades de Ensino da Rede Municipal da Serra, tendo como base a Democracia Participativa e a Gestão Democrática. Entendemos que o Grêmio é um dos principais espaços instituídos por nossa sociedade para permitir aos jovens efetivamente participar e se posicionar de forma consciente nas discussões e ações desenvolvidas na nossa sociedade e na própria escola.

6 Educação Ambiental Entende-se por educação ambiental, os processos permanentes e contínuos de ação, reflexão e formação, individual e coletiva, desenvolvida em todos os níveis e modalidades de ensino da educação formal e não formal, que de forma participativa constroem, compartilham e privilegiam saberes, conceitos, valores socioculturais, atitudes, práticas, experiências e conhecimentos voltados ao exercício de uma cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação, melhoria do ambiente e da qualidade de vida e relação sustentável entre todos os seres vivos e os elementos que compõem o ambiente, de caráter essencial, com vistas à garantia do bem comum. Objetivo: A educação ambiental tem como finalidade a formação de indivíduos críticos, participativos e transformadores, para atuarem em prol de uma sociedade justa, igualitária e sustentável. Público alvo: Unidades de ensino. Realização: anual – de fevereiro à dezembro

7 Elaboração de Minuta da Política de Educação Ambiental do Município da Serra: parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente. O Prefeito Audifax Barcelos assinou no dia 16 de outubro a mensagem que encaminha para a Câmara de Vereadores da Serra o Projeto de Lei que institui a "Política Municipal de Educação Ambiental da Serra (PMEAS)", instrumento importante e voltado ao exercício de uma cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação, melhoria do ambiente e da qualidade de vida e relação sustentável entre todos os seres vivos e os elementos que compõem o ambiente.

8 Notícia veiculada no site institucional de Serra sobre a Elaboração da Minuta da Política de Educação Ambiental do

9 Notícia veiculada no site institucional de Serra sobre a Elaboração da Minuta da Política de Educação Ambiental do

10 Seminário Municipal de Educação Ambiental “Políticas Públicas de Educação Ambiental: tecendo diálogos, fortalecendo direitos” O Município de Serra, buscando ampliar o diálogo e socializar práticas de educação ambiental no âmbito de Estado e município, as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente da Prefeitura de Serra promoveu o encontro no dia 07/10, quarta-feira, na sede da área de Proteção Ambiental – APA, da Lagoa Jacuném, em Barcelona. Subtemáticas discutidas: Educação Ambiental Não Escolar, Formação de Agente Multiplicadores e Informações de Educação Ambiental; Políticas Públicas de Educação Ambiental no ES e no município de Serra; – Palestra “Educação Ambiental Consumo e Produção”; – “A Educação Ambiental na Educação Básica: Desafios e perspectivas”

11 Participação em atividades envolvendo a Educação Ambiental"
1º Encontro de Educação Ambiental, 25 de agosto de 2015, Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, visando a troca experiências entre as promotorias, técnicos MP, gestores e técnicos dos municípios que estão implantando a legislação de Educação Ambiental. A Participação em encontros, eventos e seminários ligados à Ed. Ambiental fortalecem a ação e ampliam o conhecimento dos técnicos que atuam com esta temática.

12 Participação em atividades envolvendo a Educação Ambiental"
Seminário de Educação Ambiental de Vila Velha – 29 e 30 de setembro, no Prédio Titanic em Vila Velha, visando a trocas de experiências exitosas desenvolvidas pelas escolas no município.

13 Participação em atividades envolvendo a Educação Ambiental"
1º Encontro “Café com Sabor Ambiental”, 25/09/2015, às 13h, na Promotoria do MPES visando socializar as ações desenvolvidas pelos técnicos e gestores das secretarias de educação e meio ambiente dos municípios que compõem a região Metropolitana da Grande Vitória.

14 PARTICIPAÇÃO NO SEMINÁRIO TRIBUNA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SUSTENTÁVEL 2015
Os desafios na construção de uma sociedade sustentável, cenários prováveis para os próximos anos e exemplos de práticas e modelos de gestão capazes de ajudar empresas e profissionais nas tomadas de decisões

15 "Oficina de Educação Ambiental"
A Prefeitura da Serra, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, realizou a "Oficina de Educação Ambiental", que contribuirá para elaboração do “Programa Estadual de Educação Ambiental”, instrumento importante para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental – PMEEA, a ser realizada no dia 06/11/2015 (sexta-feira), das 8h às 12h, no auditório da Sede da Área de Proteção Ambiental – APA da Lagoa Jacuném (Rua Dourados, s/n, Barcelona, Serra/ES).

16 Participação nas reuniões do Comitê de Educação Ambiental
O Comitê Regional de Educação Ambiental é composto pelos Municípios de Santa Teresa, Fundão, Vitória e Serra com representantes do Estado (IEMA e SEDU) na coordenação, representantes das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Agricultura. O comitê de Educação ambiental visa discutir as questões relacionadas aos processos da educação ambiental regional, além de estruturar ações que possibilitem a promoção da Educação Ambiental nas regiões onde atuam. As reuniões acontecem na SRE carapina (Situada na Praia do Canto) na primeira quarta-feira do mês, no período da manhã.

17 FURNAS EDUCA - Educação Ambiental
Programa educacional itinerante com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes, futuros cidadãos brasileiros, sobre os benefícios do uso consciente da energia elétrica, a importância de se preservar o meio ambiente e os perigos de realizar queimadas sob torres e linhas de transmissão de energia elétrica. O projeto aconteceu em todas as escolas, com a execução de atividades, brincadeiras e jogos que remetiam ao consumo consciente da energia elétrica e seus perigos. Atendimento a cerca de 1400 estudantes com a ação.

18 PROJETO RECICLA SERRA E RECICLAESCOLA
Objetivo: realizar formações sobre resíduos sólidos nas Unidades de Ensino, coleta Seletiva Porta a Porta e a ampliação os Pontos de Entrega Voluntária – PEVs para a entrega de materiais recicláveis. Público alvo: alunos e profissionais das unidades de ensino públicos municipais da serra (EMEFs e CMEIs) relacionados no TAC. Ações realizadas: Formação de Diretores sobre a temática Coleta Seletiva e Projeto Recicla Escola, realizada no dia 05/03/15, no Centro de Formação Pedro Valadão Perez, de 8h às 11h. Palestrante: Vergínia Rocha (Engª Sanitarista SESE) Formações em 36 Unidades de Ensino sobre o Projeto Recicla Escola (Parceria SESE e SEDU); Período: anual (fevereiro à dezembro) - Representação em 03 Encontros e Formações com o Tema em Gestão de Resíduos Sólidos.

19 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Representação da SEDU no I Encontro Regional de Catadores/as, realizado das 13h30 às 18h, realizado pela parceria Instituto Sindimicro, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES e o Governo Federal, objetivando o fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Espírito Santo.

20 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Representação da SEDU Na “OFICINA DE CAPACITAÇÃO”, realizada pela parceria Instituto Sindimicro, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES e o Governo Federal, objetivando o fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Espírito Santo. A oficina foi realizada no dia 13/05, das 13h30 às 18h, no auditório da Escola Ismênio Vidigal/Planalto Serrano. Formação sobre “Resíduos Sólidos” na EMEF Luiz Baptista, realizada no dia 26/03 que contou com a participação de professores da unidade de ensino. A palestrante da Secretaria de Serviços, Lorena Miossi, apresentou a Política Municipal de Resíduos Sólidos e realizou roda de conversa com os participantes.

21 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Divulgação da Abrasol, em parceria com a Secretaria de Educação da Serra, no evento Serra Cidadã realizado no dia 21 de março de 2015, de 8 às 12h, no Bairro Planalto Serrano, momento em que ocorreu distribuição de panfletos, folder e calendário informativo. Este evento tem o objetivo de oportunizar a inclusão social e o resgate da cidadania, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, reforçando o acesso a políticas públicas essenciais e orientações sobre ações e serviços desenvolvidos na região.

22 PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A Secretaria de Educação da Prefeitura da Serra, em parceria com o Instituto Terra, realizou no dia 14/05, no Centro de Educação Ambiental Jacuhy, o curso de formação do Projeto Êxodos para professores da rede municipal da Serra. O Projeto Êxodos tem como objetivo possibilitar que alunos e professores, de 13 unidades de ensino, desenvolvam um olhar crítico a partir de imagens fotográficas captadas pelas lentes de Sebastião Salgado, que retrata populações itinerantes do Brasil e do mundo, e desta forma façam uma conexão com a realidade de cada comunidade nas quais as unidades escolares estão inseridas, inclusive com um olhar sobre as questões ambientais,  histórico-sociais, econômicos e culturais. PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

23 TAC - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO
- Acompanhamento dos dependentes de Catadores de Materiais Recicláveis - Identificação, acompanhamento de frequência e inclusão em programas escolares, dos alunos dependentes dos catadores de materiais recicláveis. Unidades de ensino envolvidas 1. CMEI Jocila Pereira Amorim 2. CMEI Profª Mª Angela Teixeira Simões 3. CMEI Vila Nova de Colares 4. EMEF Aureníria Correa Pimentel 5. EMEF Dinorah P. Barcelos 6. EMEF Dom Helder Pessoa 7. EMEF Espaço Alternativo Jardim Carapina 8. EMEF Herbert de Souza 9. EMEF Irma Cleusa Carolina R. Coelho 10. EMEF João Calmon 11. EMEF João Paulo II 12. EMEF Jorge Amado 13. EMEF Julite Miranda Freitas 14. EMEF Lacy Zuleica Nunes 15. EMEF Leonel de Moura Brizola 16. EMEF Manoel Carlos de Miranda 17. EMEF Manoel Vieira Lessa 18. EMEF Ministro Petrônio Portela 19. EMEF Neusa Maria Peyneau 20. EMEF Novo Horizonte 21. EMEF Olivina Siqueira 22. EMEF Prof. Luiz Baptista 23. EMEF Naly da Encarnação Miranda 24. EMEF Profª Amelia Barroso 25. EMEF Profª Iolanda Schineider 26. EMEF Sonia Regina Gomes

24 MODELO DE TABELA DO ACOMPANHAMENTO REALIZADO – TOTAL DE 156 DEPENDENTES IDENTIFICADOS


Carregar ppt "Projeto JOGOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google