A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE ENSINO Nutrição Aplicada à Atividade Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE ENSINO Nutrição Aplicada à Atividade Física"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE ENSINO Nutrição Aplicada à Atividade Física

2 Ementa Aborda as principais alterações fisiológicas e metabólicas ocorridas em função do exercício físico e estabelece a conduta nutricional adequada para preservação da saúde, manutenção e melhoria do desempenho físico, recuperação e manutenção após atividade física entre indivíduos com peso adequado e com excesso de peso. Descreve e discute a ação dos suplementos nutricionais, substancias ergogênicas e alimentos funcionais e suas indicações para a prática esportiva.

3 Objetivo Geral Identificar as principais alterações fisiológicas e metabólicas ocorridas em função do exercício físico, estabelecer e analisar a conduta nutricional adequada para preservação da saúde, manutenção e melhoria do desempenho físico, recuperação e manutenção após atividade física entre indivíduos com peso adequado e com excesso de peso.

4 Habilidades e Competências a partir do conteúdo ministrado
•Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos praticantes de atividade física. •Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição relacionadas a prática esportiva. •Atuar em marketing de alimentação e nutrição no esporte.

5 Habilidades e Competências a partir do conteúdo ministrado
Caracterizar as alterações causadas pelo exercício nos sistemas respiratório, cardiovascular e endócrino, delinear os sistemas de transferência de energia e identificar os sistemas energéticos predominantes durante o exercício. •Identificar a importância dos alimentos funcionais para praticantes de atividade física no combate aos radicais livres. •Estabelecer conduta dietética a partir de avaliação nutricional e de acordo com o nível de atividade física em diferentes modalidades esportivas. •Caracterizar os diferentes recursos ergogênicos utilizados como suplementação em indivíduos praticantes de atividade física.

6 Metodologia Aula expositiva dialogada. •Leitura de textos e discussões em grupo. •Aula prática para a resolução de casos clínicos original de praticante de atividade física. •Utilização de fóruns de discussão através do Portal Universitário. •Utilização de recursos didáticos (retroprojetor/ multimídia/ DVD/ Web links) para apresentação e discussão dos assuntos.

7 ICA 1 1) Estudo de caso e discussão de artigo científico sobre obesidade e atividade física e consenso de nutrição esportiva- 100 pontos ICA 2 2) Desenvolvimento do projeto, analise e discussão do resultados e entrega do relatório final de acompanhamento de praticante de atividade física- 100 pontos O aluno deverá ter nota igual ou maior que 60 para ser aprovado, além de 75 de presença. O aluno que perder uma das provas poderá solicitar uma única prova de segunda chamada. Avaliação  

8 Conteúdo Programático
1) Fisiologia do Exercício - Sistema Pulmonar e Exercício - Sistema Cardiovascular e Exercício - Sistema Endócrino e Exercício 2) Bioenergética - Sistemas Energéticos Aeróbico e Anaeróbico - Substratos Energéticos durante o Exercício 3) Avaliação Nutricional - Métodos de Análise da Composição Corporal - Análise da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético no Exercício

9 - Análise da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético no Exercício
4) Nutrição no Exercício e no Esporte - Importância da Nutrição aliada à Atividade Física - Fatores que Influenciam a Taxa Metabólica Basal - Considerações Nutricionais para Atletas 5) Nutrição e Desempenho Físico - Utilização dos Substratos durante o Exercício - Metabolismo de Carboidratos, Proteínas e Lipídios no Exercício - Dietas Pré e Pós Competição - Recomendações para Exercícios de Força e de Resistência - Necessidades e Recomendações de Vitaminas e Minerais no Exercício

10 6) Balanço Hidroeletrolítico - Termorregulação - Equilíbrio Hídrico - Reidratação
7) Suplementação - Legislação - Suplementos Nutricionais - Recursos Ergogênicos - Doping 8) Controle do Peso Corporal - Conceito e Classificação de Sobrepeso e Obesidade - Nutrição e Exercício no Controle do Peso - Balanço Energético e Manutenção da Massa Corporal em Esportista

11 9) Alimentos Funcionais - Benefícios para Saúde de Esportistas
10) Planejamento dietético em modalidades específicas - Natação - Futebol - Maratona - atletismo - Locais elevados

12 Avaliações T1- 30/03 P1- 04/05 T2- 01/06 P2- 29/06 2 CHAMADA – 06/07

13 Cronograma das Atividades

14 Semana - Conteúdo/Atividades Apresentação do cronograma da disciplina e de um vídeo sobre a importância da nutrição esportiva para atletas de diversas modalidades (T) Bioenergética (T) Mecanismo de contração muscular e fadiga nos diferentes tipos de atividade (T) 04 -Sistema respiratório e sua regulação durante o exercício; Sistema endócrino: organização e respostas agudas e crônicas ao exercício (T)

15 05 - Métodos de análise da composição corporal e ingestão energética e calculo do gasto energético durante o exercício (T) Estudo dirigido fisiologia do exercício (P) Descrição do caso clínico a ser realizado pelos alunos (P) Dopping no esporte (T) Utilização de substratos durante o exercício Carboidratos e Proteína (T) Utilização de substratos durante o exercício Proteína e Lipídios (T)

16 11 - Radicais livres e a utilização de vitaminas e minerais no esporte(T) Avaliação sobre Sistema de fornecimento e utilização de energia em diferentes situações de atividade física e esportiva (T) 13 – Vitaminas 14 – Minerais (T) Água e eletrólitos (balanço hidroeletrolítico e reiidratação) (T) Bebidas esportiva (T) 17 – Avaliação do Planejamento dietético para praticante de atividade física (P) Avaliação sobre aportes nutricionais para a atividade física Avaliação de segunda chamada (T) 20 – Apresentação do resultado final

17 Bibliografia Básica 1 - FOSS, M.L. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. 6ª. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 2 – DAMASO, A. Nutrição e exercício na prevenção de doenças. Rio de Janeiro: Medsi, 433p,2012. 3 - COSTA, R.F. Composição corporal teoria e prática da avaliação. São Paulo Manole, p.

18 Bibliografia Complementar
1- MCARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,964p, BIESEK, S.; AZEN, L.A.; GUERRA, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. São Paulo: Manole, KAMEL, D.; KAMEL, J.. Nutrição e atividade física. 2.ed. São Paulo: Sprint, p FIESBERG, Regina Mara. Inquéritos Alimentares- Métodos e Bases Científicos. Rio de Janeiro. Editora Manole, p. 5 – HIRSCHBRUCH, M.D.; CARVALHO, J.R.. Nutrição esportiva: uma visão prática. 2 ed. São Paulo: Manole, p.

19 Periódicos Revista Brasileira de Medicina do Esporte ( Revista Paulista de Educação Física ( MOVIMENTO e PERCEPÇÃO ( REVISTA DE NUTRIÇÃO - BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION (

20 Sites de Interesse


Carregar ppt "PLANO DE ENSINO Nutrição Aplicada à Atividade Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google