A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE ENSINO Nutrição Aplicada à Atividade Física.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE ENSINO Nutrição Aplicada à Atividade Física."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE ENSINO Nutrição Aplicada à Atividade Física

2 Ementa Aborda as principais alterações fisiológicas e metabólicas ocorridas em função do exercício físico e estabelece a conduta nutricional adequada para preservação da saúde, manutenção e melhoria do desempenho físico, recuperação e manutenção após atividade física entre indivíduos com peso adequado e com excesso de peso. Descreve e discute a ação dos suplementos nutricionais, substancias ergogênicas e alimentos funcionais e suas indicações para a prática esportiva.

3 Objetivo Geral Identificar as principais alterações fisiológicas e metabólicas ocorridas em função do exercício físico, estabelecer e analisar a conduta nutricional adequada para preservação da saúde, manutenção e melhoria do desempenho físico, recuperação e manutenção após atividade física entre indivíduos com peso adequado e com excesso de peso.

4 Habilidades e Competências a partir do conteúdo ministrado Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos praticantes de atividade física. Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição relacionadas a prática esportiva. Atuar em marketing de alimentação e nutrição no esporte.

5 Habilidades e Competências a partir do conteúdo ministrado Caracterizar as alterações causadas pelo exercício nos sistemas respiratório, cardiovascular e endócrino, delinear os sistemas de transferência de energia e identificar os sistemas energéticos predominantes durante o exercício. Identificar a importância dos alimentos funcionais para praticantes de atividade física no combate aos radicais livres. Estabelecer conduta dietética a partir de avaliação nutricional e de acordo com o nível de atividade física em diferentes modalidades esportivas. Caracterizar os diferentes recursos ergogênicos utilizados como suplementação em indivíduos praticantes de atividade física.

6 Metodologia Aula expositiva dialogada. Leitura de textos e discussões em grupo. Aula prática para a resolução de casos clínicos original de praticante de atividade física. Utilização de fóruns de discussão através do Portal Universitário. Utilização de recursos didáticos (retroprojetor/ multimídia/ DVD/ Web links) para apresentação e discussão dos assuntos.

7 Avaliação ICA 1 1) Estudo de caso e discussão de artigo científico sobre obesidade e atividade física e consenso de nutrição esportiva- 100 pontos ICA 2 2) Desenvolvimento do projeto, analise e discussão do resultados e entrega do relatório final de acompanhamento de praticante de atividade física- 100 pontos O aluno deverá ter nota igual ou maior que 60 para ser aprovado, além de 75 de presença. O aluno que perder uma das provas poderá solicitar uma única prova de segunda chamada.

8 Conteúdo Programático 1) Fisiologia do Exercício - Sistema Pulmonar e Exercício - Sistema Cardiovascular e Exercício - Sistema Endócrino e Exercício 2) Bioenergética - Sistemas Energéticos Aeróbico e Anaeróbico - Substratos Energéticos durante o Exercício 3) Avaliação Nutricional - Métodos de Análise da Composição Corporal - Análise da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético no Exercício

9 - Análise da Ingestão Alimentar e do Gasto Energético no Exercício 4) Nutrição no Exercício e no Esporte - Importância da Nutrição aliada à Atividade Física - Fatores que Influenciam a Taxa Metabólica Basal - Considerações Nutricionais para Atletas 5) Nutrição e Desempenho Físico - Utilização dos Substratos durante o Exercício - Metabolismo de Carboidratos, Proteínas e Lipídios no Exercício - Dietas Pré e Pós Competição - Recomendações para Exercícios de Força e de Resistência - Necessidades e Recomendações de Vitaminas e Minerais no Exercício

10 6) Balanço Hidroeletrolítico - Termorregulação - Equilíbrio Hídrico - Reidratação 7) Suplementação - Legislação - Suplementos Nutricionais - Recursos Ergogênicos - Doping 8) Controle do Peso Corporal - Conceito e Classificação de Sobrepeso e Obesidade - Nutrição e Exercício no Controle do Peso - Balanço Energético e Manutenção da Massa Corporal em Es portista

11 9) Alimentos Funcionais - Benefícios para Saúde de Esportistas 10) Planejamento dietético em modalidades específicas - Natação - Futebol - Maratona - atletismo - Locais elevados

12 Avaliações T1- 30/03 P1- 04/05 T2- 01/06 P2- 29/06 2 CHAMADA – 06/07

13 Cronograma das Atividades

14 Semana - Conteúdo/Atividades 01 - Apresentação do cronograma da disciplina e de um vídeo sobre a importância da nutrição esportiva para atletas de diversas modalidades (T) 02 - Bioenergética (T) 03 - Mecanismo de contração muscular e fadiga nos diferentes tipos de atividade (T) 04 -Sistema respiratório e sua regulação durante o exercício; Sistema endócrino: organização e respostas agudas e crônicas ao exercício (T)

15 05 - Métodos de análise da composição corporal e ingestão energética e calculo do gasto energético durante o exercício (T) 06 - Estudo dirigido fisiologia do exercício (P) 07 - Descrição do caso clínico a ser realizado pelos alunos (P) 08 - Dopping no esporte (T) 09 - Utilização de substratos durante o exercício Carboidratos e Proteína (T) 10 - Utilização de substratos durante o exercício Proteína e Lipídios (T)

16 11 - Radicais livres e a utilização de vitaminas e minerais no esporte(T) 12 - Avaliação sobre Sistema de fornecimento e utilização de energia em diferentes situações de atividade física e esportiva (T) 13 – Vitaminas 14 – Minerais (T) 15 - Água e eletrólitos (balanço hidroeletrolítico e reiidratação) (T) 16 - Bebidas esportiva (T) 17 – Avaliação do Planejamento dietético para praticante de atividade física (P) 18 - Avaliação sobre aportes nutricionais para a atividade física 19 - Avaliação de segunda chamada (T) 20 – Apresentação do resultado final

17 Bibliografia Básica 1 - FOSS, M.L. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. 6ª. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 560 p. 2 – DAMASO, A. Nutrição e exercício na prevenção de doenças. Rio de Janeiro: Medsi, 433p,2012. 3 - COSTA, R.F. Composição corporal teoria e prática da avaliação. São Paulo Manole, 2001. 184 p.

18 Bibliografia Complementar 1- MCARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,964p, 2001. 2 - BIESEK, S.; AZEN, L.A.; GUERRA, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. São Paulo: Manole, 2005. 3- KAMEL, D.; KAMEL, J.. Nutrição e atividade física. 2.ed. São Paulo: Sprint, 1998. 116 p. 4 - FIESBERG, Regina Mara. Inquéritos Alimentares- Métodos e Bases Científicos. Rio de Janeiro. Editora Manole, 2005.350p. 5 – HIRSCHBRUCH, M.D.; CARVALHO, J.R.. Nutrição esportiva: uma visão prática. 2 ed. São Paulo: Manole, 2002. 430 p.

19 Periódicos Revista Brasileira de Medicina do Esporte (www.scielo.br/rbme) Revista Paulista de Educação Física (www.usp.br/eef/rpef) MOVIMENTO e PERCEPÇÃO (www.unipinhal.edu.br/movimentopercepcao/)www.unipinhal.edu.br/movimentopercepcao/ REVISTA DE NUTRIÇÃO - BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION (www.scielo.br/rn)

20 Sites de Interesse www.saudeemmovimento.com.br


Carregar ppt "PLANO DE ENSINO Nutrição Aplicada à Atividade Física."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google