A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS - Cadastrar Ordem de Serviço"— Transcrição da apresentação:

1 OS - Cadastrar Ordem de Serviço

2 Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar serviços prestados pelo estabelecimento). Posteriormente as OS podem ser importadas para a tela de vendas. O cadastro de OS não efetua nenhuma alteração no estoque e não gera contas a receber para o cliente. Para que isso aconteça é necessário fazer uma venda pelo PDV.

3 Pré - Requisito 1. O operador que irá cadastrar a OS deve ser devidamente cadastrado no sistema. (RH > Funcionário > Cadastro de Funcionário) 2. Os serviços e Produtos que serão informados na OS devem estar cadastrados. (Compras > Estoque > Produto > Cadastro de Produto)

4 Habilitar Configuração
No módulo Retaguarda, clique no menu Administração, selecione Configurações e clique para abrir a tela Configurações do Sistema. Localize a configuração “Utilizar Serviço” e a deixe marcado com “Sim”.

5 Cadastro de Serviço No módulo Compras, clique no menu Estoque, selecione Produto e clique para abrir a tela Cadastro de Produto.

6 Cadastro de Serviço Preencha o cadastro com todas as informações do serviço. Selecione a opção Serviço na aba Informações. Clique em Gravar.

7 Cadastro de OS: Modo Simples
No módulo OS, clique no menu OS e clique para abrir a tela Cadastro de OS.

8 Cadastro de OS O campo Código fica em branco, ele será gerado automaticamente. Em Data Recebido informe a data e hora do recebimento da OS, por padrão o sistema já traz a data do dia, mas ela pode ser alterada. Informe o Vendedor responsável pela OS.

9 Cadastro de OS Digite o código do Cliente ou pressione <F2> para pesquisar um cliente. Para cadastrar um novo cliente, Módulo OS > Cliente > Cadastro de cliente. Caso não queira cadastrar o cliente preencha seu nome e telefone.

10 Cadastro de OS No item Serviço Solicitado deverá ser descritas as informações relacionadas ao serviço solicitado.

11 Cadastro de OS No campo Serviço (F5), informe o código do serviço que será realizado ou pressione F2 para pesquisar um serviço.

12 Cadastro de OS Informe o funcionário responsável pelo serviço.
Informe a quantidade de serviços prestados no campo Quantidade e o Valor Total dos Serviços no campo Valor. Tecle ENTER até que os campos quantidade e valor sejam limpos. As informações inseridas aparecerão na grade de serviços.

13 Cadastro de OS Para informar produtos pressione (F5) o sistema irá selecionar a aba Produtos. Informe o código do produto desejado ou pressione F2 para pesquisar um produto.

14 Cadastro de OS Informe o responsável pelo produto informado, a quantidade de produtos, o desconto (opcional) e o valor dos produtos. Tecle ENTER até as informações serem inseridas na grade de produtos.

15 Cadastro de OS Se houver garantia para o serviço prestado informe-a no campo Serviço Prestado / Garantia. Informe o tipo de OS (campo utilizado para classificar os serviços).

16 Cadastro de OS Se houver garantia para o serviço prestado informe-a no campo Serviço Prestado / Garantia. Informe o tipo de OS (campo utilizado para classificar os serviços).

17 Cadastro de OS Informe a Data e Hora de entrega.
Clique no botão Gravar para salvar a OS.

18 Cadastro de Nome de Objeto
No módulo OS, clique no menu Administração e clique para abrir a tela Cadastro de Nome de Objeto.

19 Cadastro de Nome de Objeto
Informe o Nome do Objeto que será feita Ordem de Serviço. Clique em Gravar para salvar o objeto.

20 Configuração No módulo OS, clique no menu Administração e clique para abrir a tela Configuração. Clique na aba Configurações

21 Configuração Selecione o item “Utilizar Objeto do Cliente” e clique em OK.

22 Cadastro de Campos do Objeto
No módulo OS, clique no menu Administração e clique para abrir a tela Cadastro de Campos do Objeto.

23 Cadastro de Campos do Objeto
Deixe o campo Código em branco. No campo Ordem informe a ordem em que o campo aparecerá na tela. Informe a Descrição do campo. Selecione a Chave, indique SIM se for um campo que não pode ser repetido. Ex: Placa de Carro, Código de Identificação, Código de Barras, etc. Selecione se o campo é Obrigatório, indique SIM para que o campo seja sempre informado no momento do cadastro, caso contrário indique NÃO.

24 Cadastro de Campos do Objeto
Selecione onde será informado o item Informar campo ao cadastrar, selecione OBJETO caso o campo seja informado no momento do Cadastro do Objeto, selecione OS caso o campo seja informado no momento do Cadastro da OS. Exemplo: OBJETO - Placa, Modelo, Cor ; OS - Km.

25 Cadastro de Campos do Objeto
Selecione no campo Buscar Campo de Cadastro caso deseje utilizar a tela de procura para agilizar o cadastro. Informe o Tamanho Coluna Grade. (Utilizado para que o usuário configure o tamanho necessário para que todas informações apareçam na tela.) Selecione a opção Permitir Procura na OS Atenção: Indique 0 (zero) no campo caso não queira que ele seja mais informado no momento do Cadastro da OS ou no Cadastro de Objeto. Ao invés de excluir é recomendável fazer este procedimento para que não seja perdido informações.

26 Cadastro de Campos do Objeto
Clique em Gravar. Clique em ok na mensagem de cadastrado com sucesso.

27 Cadastro de OS: Utilizando Campos do Objeto
O campo Código fica em branco. Na Data Recebido informe a Data e Hora de Recebimento da OS, por padrão o sistema já traz a data do dia, mas ela pode ser alterada. Informe o Vendedor responsável pela OS. Digite o código do Cliente ou pressione <F2> para pesquisar um cliente.

28 Cadastro de OS Clique no botão Inserir Carro, pra informar o modelo do carro cadastrado nesta OS.

29 Cadastro de OS O sistema exibirá a seguinte tela:

30 Cadastro de OS Pressione a tecla <insert> para inserir as informações nos campos cadastrados no Cadastro de Campos do Objeto. Clique no campo em que você irá digitar a informação para que ele fique azul. Digite a informação desejada.

31 Cadastro de OS Utilizando a OS no modo Campos do Objeto, é possível verificar o histórico do objeto. Desta forma, você pode visualizar o conteúdo que foi inserido neste campo em ordens de serviços anteriores, clicando em Histórico do Carro.

32 Cadastro de OS Clique em OK, para salvar a informação inserida.
Os demais campos devem ser inseridos na OS, da mesma maneira demonstrada no cadastro de OS de Modo Simples.

33 Exercícios: 1. Cadastre um Objeto com a seguinte descrição: Computador. 2. Cadastre para este objeto o campo Modelo, no cadastro de campos do objeto. 3. Faça uma OS para este objeto, e insira uma informação no campo Modelo. 4. Insira um serviço nesta OS e depois Grave-a.

34 OS - Cadastrar Ordem de Serviço
JN Moura Informática


Carregar ppt "OS - Cadastrar Ordem de Serviço"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google