A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ergonomia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ergonomia."— Transcrição da apresentação:

1 Ergonomia

2 Ergonomia É o conjunto de estudos que visam à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre o homem e a máquina.

3 Ergonomia A ergonomia preocupa-se com os aspectos fisiológicos do projeto do trabalho, isto é, com o corpo humano e como ele se ajusta ao ambiente.

4 Ergonomia A relação homem-ambiente, envolve 2 aspectos:
A) Aspectos Físicos B) Aspectos de condições ambientais.

5 Ergonomia A) Aspectos físicos:
A ergonomia preocupa-se em como a pessoa se confronta com os aspectos físicos de seu local de trabalho, onde inclui mesas, cadeiras, máquinas, computadores, etc.

6 Ergonomia B) Aspectos de condições ambientais:
Envolve como uma pessoa relaciona-se com as condições ambientais de sua área de trabalho, como: temperatura, iluminação, barulho ambiente, etc.

7 Ergonomia Ambos aspectos (físicos e de condições ambientais) estão ligados por duas idéias comuns que permeiam a abordagem ergonômica do projeto do trabalho. A) Deve haver uma adequação entre pessoas e trabalho que elas fazem. B) Coletar dados para indicar como as pessoas reagem sob diferentes condições de projeto de trabalho e tenta encontrar o melhor conjunto de condições de conforto e desempenho.

8 Projeto ergonômico do local de trabalho
Entender como os locais de trabalho afetam o desempenho, a fadiga, o desgaste e os danos físicos é parte da abordagem ergonômica do projeto do trabalho.

9 Ergonomia Aspectos antropométricos:-
Dimensões do corpo, aspectos físicos do corpo humano. Ter conhecimento dessas dimensões para projetar áreas de trabalho.

10 Ergonomia Aspectos neurológicos:-
A forma pela qual as capacidades sensoriais das pessoas são usadas quando interagindo com seus locais de trabalho. Incluem, visão, tato, som, cheiro.

11 Ergonomia Projeto ergonômico do ambiente:
O ambiente imediato no qual o trabalho acontece pode influenciar a forma como ele é executado. As condições de trabalho que são muito quentes, ou muito frias, insuficientemente iluminadas, ou excessivamente claras, barulhentas ou irritantemente silenciosas, todas vão influenciar a forma como o trabalho é levado avante.

12 Ergonomia - Legislação
PORTARIA Nº 3214 de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho, traz as NRs (Normas Regulamentadoras). NR 1 – Disposições Gerais As Normas Regulamentadoras (NR) relativas à Segurança e Medicina do Trabalho são de observância obrigatória por qualquer empresa ou empreendimento que possua empregado regido pela CLT, aos trabalhadores avulsos, às entidades ou empresas que lhes tomem o serviço..... Especifica conceitos de utilização em outras NRs e estabelece competência ao empregador e ao empregado.

13 Ergonomia - Legislação
NR 2 – Inspeção Prévia NR 3 – Embargo ou Interdição NR 4 – SESMT NR 5 – CIPAs NR 6 – EPI NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

14 Ergonomia - Legislação
NR 8 – Edificações NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). NR 10 – Instalações e Serviços em Eletricidade NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. NR 12 – Máquinas e Equipamentos NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão

15 Ergonomia - Legislação
NR 14 – Fornos NR 15 – Atividades e Operações Insalubres NR 16 – Atividades e Operações Perigosas

16 Ergonomia - Legislação
NR 17 – Ergonomia Visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

17 Ergonomia - Legislação
NR 18 – Obras de Construção, Demolição e Reparos. NR 19 – Explosivos NR 20 – Líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR 21 – Trabalho a Céu Aberto NR 22 – Trabalhos Subterrâneos NR 23 – Proteção Contra Incêndios

18 Ergonomia - Legislação
NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho. NR 25 – Resíduos Indústriais NR 26 – Sinalização de Segurança NR 27 – Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho, no MT. NR 28 – Fiscalização e Penalidades.

19 Ergonomia - Legislação
PORTARIA N° 3067 de 12/04/1988 – Normas Regulamentadoras Rurais (NRR). NRR 1 – Disposições Gerais NRR 2 – Serviço Especializado em Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (SEPAR). NRR 3 - CIPATR

20 Ergonomia - Legislação
NRR 4 – EPIs NRR 5 – Produtos Químicos.

21 Ergonomia Temperatura do trabalho
A faixa de temperatura confortável dependerá do tipo de trabalho que está sendo feito – trabalhos mais leves requerendo temperaturas mais altas do que os trabalhos mais pesados.

22 Ergonomia Temperatura do trabalho
As chances de ocorrerem acidentes aumentam as temperaturas que estão acima ou abaixo da faixa confortável para o trabalho envolvido.

23 Ergonomia Níveis de Iluminação
A intensidade de iluminação requerida para desempenhar qualquer trabalho satisfatoriamente dependerá da natureza do trabalho.

24 Níveis de iluminação Exemplos de aplicação TIPO 20 - 50 100 - 150
RECOMENDADA (LUX) Exemplos de aplicação GERAL PARA LOCAIS DE POUCO USO Iluminação mínima de corredores e almoxarifados, zonas de estacionamento Escadas, corredores, banheiros, zonas de circulação, depósitos e almoxarifados. GERAL EM TRABALHO Iluminação mínima de serviço fábricas com maquinaria pesada. Iluminação geral de escritórios, hospitais, restaurantes. Trabalhos manuais médios. Oficinas em geral. Montagem de automóveis, ind. de confecções. Leitura ocasional e arquivo. Sala de primeiros socorros. Trabalhos manuais precisos. Montagem de pequenas peças, instrumentos de precisão e componentes eletrônicos. Trabalhos com revisão e desenhos detalhados. LOCALIZADA Trabalhos minuciosos e muito detalhados. Manipulação de peças pequenas e complicadas. Trabalhos de relojoaria.

25 Níveis de iluminação No Brasil o assunto é tratado legalmente pela NR-17 (Ergonomia) da Portaria n°3214/78, onde através da NBR 5413 da ABNT, recomenda os níveis mínimos de iluminação para os ambientes de trabalho.

26 Ergonomia Níveis de ruído
A perda de audição induzida por ruído é uma conseqüência de ambientes de trabalho onde o ruído não é mantido abaixo dos limites de segurança. Máximo do nível de ruído que as pessoas podem estar sujeitas durante o dia = 90 db

27 Ergonomia Barulho Decibéis Fala silenciosa 40 Tráfego leve a 25 metros
50 Escritório grande movimentado 60 Rua movimentada de tráfego pesado 70 Britadeira a 20 metros 80 Fábrica textil 90 Serra circular – trabalho fechado 100 Máquina de rebitagem – de perto 110 Avião a jato decolando a 100 metros 120

28 Ergonomia Níveis de ruído
Ruídos intermitentes e imprevisíveis são mais perturbadores do que barulhos constantes no mesmo nível. Barulhos de alta freqüência (+ 2000Hz) produzem mais interferência no desempenho do que os barulhos de baixa freqüência. O barulho afeta mais a qualidade do que a produtividade.

29 Ergonomia Revezamento do Trabalho (Vantagens e desvantagens).
Alargamento do Trabalho ( + tarefas do mesmo tipo) Enriquecimento do Trabalho ( + tarefas que dão crescente autonomia, responsabilidade ou tomada de decisão.

30 Empowerment Autonomia / Autoridade para mudar o trabalho em sí.
Empowerment em 3 níveis Envolvimento de sugestões Envolvimento do trabalho Alto envolvimento

31 Ergonomia - Conclusão A ergonomia é, fundamentalmente, a aplicação de princípios científicos, métodos e dados subtraídos das diversas disciplinas para o desenvolvimento dos sistemas de engenharia, na qual o fator humano exerce um papel capital.

32 Ergonomia - Conclusão A ergonomia analisa e estuda as características humanas com o objetivo de viabilizar projetos de ambientes de trabalho mais eficaz e seguro. A psicologia, a ciência cognitiva, a fisiologia, a biomecânica, a antropometria física aplicada e o sistema de engenharia industrial estão dentre as disciplinas básicas que a ergonomia utiliza para tornar esses projetos bem mais sólidos.

33 Ergonomia - Conclusão Existem dois aspectos distintos na ergonomia: Investigação, pesquisa e experimentação, no qual determinamos as peculiaridades específicas e características humanas que nos sejam necessárias para a elaboração de um projeto de engenharia.

34 Ergonomia - Conclusão A ergonomia tem um lado primordial que difere das outras disciplinas: Humanização no trabalho. O Homem é visto não apenas como uma parte de um sistema, mas como o mais importante componente desse nosso sistema tecnológico.


Carregar ppt "Ergonomia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google