A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diversidade Biológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diversidade Biológica"— Transcrição da apresentação:

1 Diversidade Biológica

2 Diversidade Biológica
Variabilidade de organismos vivos de todas as origens compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e demais ecossistemas aquáticos; abrangendo ainda a diversidade dentro das espécies, entre espécies e de ecossistemas. (Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica).

3 Variedade genética dentro das populações e espécies;
Variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos; Variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; Variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos;

4 O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

5 A interação entre os seres vivos e ambiente oferece condições para o desenvolvimento de grande número de espécies; As regiões que abrigam uma grande diversidade de espécies são conhecidas como regiões biodiversas.

6 (alimento, luz, abrigos...)
Bióticos X Abióticos Recursos (alimento, luz, abrigos...) BIÓTICOS (seres vivos) ABIÓTICOS (meio) MATÉRIA E ENERGIA Mas também devido as interações entre os seres vivos e o meio abiótico Calor e resíduos

7 Relações que os seres vivos estabelecem entre si;
BIÓTICOS (seres vivos) Relações que os seres vivos estabelecem entre si; Têm uma existência como propósito; Buscam energia e recursos usados para produzir descendentes. Fatores do ambiente que influenciam os seres vivos (Luz, Temperatura, Água...; ABIÓTICOS (meio) Não apresentam um propósito de existência, apenas ocorrem; Fornecem recursos para os bióticos produzirem descendentes.

8 A quantidade de uso desses recursos determina a biodiversidade.
Os principais eixos de recursos para entender a biodiversidade são: Alimento; Tempo; Espaço. A quantidade de uso desses recursos determina a biodiversidade.

9 A Biodiversidade nos proporciona quanto sociedade:
Bens básicos: alimento suficiente e de boa qualidade (matéria prima para manufatura e energia); Segurança: Conforto, acesso seguro aos recursos naturais ou não. Usufruir de recursos futuros; Saúde: sensação de qualidade e prazer proveniente de um ambiente físico saudável que nos proporciona água e ar puro.

10 A biodiversidade possui três grandes níveis:
1) Diversidade genética O indivíduos de uma mesma espécie não são geneticamente idênticos entre si. Cada indivíduo possui uma combinação única de genes. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta; As diferenças genéticas fazem com que a Terra possua uma grande variedade de vida.

11 2) Diversidade orgânica
Os cientistas agrupam os indivíduos que possuem uma história evolutiva comum em espécies. Possuir a mesma história evolutiva faz com que cada espécie possua características únicas que não são compartilhadas com outros seres vivos.

12 3) Diversidade ecológica
As populações da mesma espécie e de espécies diferentes interagem entre si formando comunidades; Essas comunidades interagem com o ambiente formando ecossistemas, que interagem entre si formando paisagens, que formam os biomas.

13 Quantas espécies existem no mundo?
As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies

14

15 Biodiversidade Responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas; Fonte de imenso potencial econômico por ser a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras, florestais e também a base da indústria da biotecnologia, ou seja, da fabricação de remédios, cosméticos, enzimas industriais, hormônios, sementes agrícolas; Valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo...

16 Brasil: megadiversidade
Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade": aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia.

17 Biodiversidade brasileira

18 Os principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade são:
destruição e fragmentação de habitats: desmatamento, desertificação, queimadas, mineração, erosão, assoreamento, urbanização;

19 Introdução de espécies e doenças exóticas (na agricultura, pecuária, piscicultura e urbanização);
Exploração de espécies de plantas e animais (extrativismo vegetal, lenha e carvão; exploração seletiva de madeira, caça e pesca); Contaminação do solo, água, e atmosfera por poluentes; Mudanças climáticas

20 Entre os fatores indiretos, econômicos e sociais, estão:
 Crescimento acelerado das populações humanas, com aumento do desmatamento e do comércio de espécies ameaçadas de extinção;  Distribuição desigual da propriedade, da geração e fluxo dos benefícios vindos da utilização e conservação da biodiversidade;  Sistemas e políticas econômicas que não atribuem o devido valor ao meio ambiente e aos recursos naturais;  Desconhecimento e falhas na aplicação de meios de conter as ameaças à biodiversidade.

21 Consequências da perda da biodiversidade
As colheitas das plantações serão mais difíceis de se manter em razão de mudança climática, erosão do solo, declínio de polinizadores; A conversão de terra produtiva em terra devastada se acelerará; A poluição do ar aumentará e os climas locais ficarão mais severos. A medida que os serviços do ecossistema começarem a faltar, a mortalidade por doenças epidêmicas e respiratórias diminuirão a expectativa de vida

22 Diversidade Biológica
Reino Protista Reino Monera Reino Fungi Reino Plantae Reino Animalia

23 MONERA Bactérias e cianobactérias; Heterótrofos ou autótrofos;
Procariontes; Heterótrofos ou autótrofos;

24 PROTISTA Algas unicelulares, algas pluricelulares e protozoários;
Eucariontes; Heterótrofos ou autótrofos;

25 FUNGI Fungos Eucariontes; Heterótrofos;

26 ANIMALIA Animais invertebrados e vertebrados Eucariontes;
Heterótrofos;

27 PLANTAE Plantas avasculares e vasculares Eucariontes Autótrofos


Carregar ppt "Diversidade Biológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google