A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTENDI O QUE SOU? Ir  Alfredo Alves de Oliveira Júnior GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 11.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTENDI O QUE SOU? Ir  Alfredo Alves de Oliveira Júnior GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 11."— Transcrição da apresentação:

1

2 ENTENDI O QUE SOU? Ir  Alfredo Alves de Oliveira Júnior GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL www.juraemprosaeverso.com.br jurandi@juraemprosaeverso.com.br 11 de novembro de 2014 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES PP-1-104

3 É difícil para um profano, quando iniciado na Maçonaria, aceitar de convicção tudo que lhe é exposto, através de livros, palavras, gestos e ritos, pois, queiramos ou não, somos, intrigantemente, curiosos e os nossos anseios superam as nossas razões; daí a importância da Maçonaria em mostrarmos que podemos e devemos ser condizentes com as obrigações pertinentes ao “homem livre e de bons costumes”.

4 Fui guiado cego e por mão de estranho levado e quando a luz me foi apresentada pude seguir por um Irmão reconhecido e trabalhei no que pude a minha Pedra Bruta, lapidei-a com veemência para trilhar os caminhos sábios deixados pelo Grande Arquiteto do Universo, usei da prudência, da força e da sabedoria para entender os princípios maçônicos e confortar-me no mundo profano.

5 Como Aprendiz alcancei o meu objetivo de trabalho e me coloquei a disposição dos Irmãos para aumentar o meu salário e passar a Companheiro no que fui plenamente satisfeito.

6 Como Companheiro passei a complementar os meus conhecimentos e percebi que nas trevas não mais estaria, pois a razão sobrepujava as minhas fantasias e como Obreiro sou levado a entender e discernir o certo e o errado, a procurar confortar o meu ego e transcender nas minhas palavras o seu verdadeiro sentido; não poderei jamais fugir da minha disciplina inicial, porém terei que desenvolver minha sensibilidade e exercitar minha imaginação, afinal, neste grau devo conhecer os mistérios da natureza e da ciência.

7 Passei a utilizar instrumentos de trabalhos nas minhas Viagens Simbólicas entre os quais o Maço e o Cinzel que não me deixaram e como no Grau de Aprendiz confirmam que devo exercer na minha Pedra Cúbica a firmeza nos meus atos na construção de um talhe perfeito, sem prejuízo em razão de terceiros e a si.

8 Com a Régua de 24 Polegadas iniciei uma nova jornada de precisão, para que consiga justificar as minhas ações através de um planejamento exato e não fugir da realidade com o meu imaginário transcrito.

9 A Alavanca, com a sua inflexibilidade determinou que se planejamos precisamente, agimos com firmeza formando um talhe de perfeição, utilizaremos daquele simbolismo para soerguer, inteligentemente, os nossos trabalhos, apenas com o esforço necessário a alcançar os nossos objetivos.

10 O Esquadro simbolicamente afirma que nossos atos são delimitados e de forma conjunta não deverão confrontar contra si próprio, ou seja, não devemos falar ou fazer aquilo que, porventura, venha futuramente contradizer ou prejudicar a si ou a terceiros.

11 Tenho na força do Livro Sagrado, a bíblia, o Grande Arquiteto do Universo como o nosso guia espiritual, razão de toda a nossa existência e a certeza de que é a ele a quem devemos seguir, pois em suas páginas entreabertas sustenta a Escada de Jacob a qual é o caminho mais próspero e próximo de alcançá-lo.

12 Confirmei que na Maçonaria não existe tabus, racismo e outras dualidades e sim um elo consistente de harmonia e respeito mútuo onde em qualquer lugar que esteja serás sempre um Maçom, indistintamente.

13 Confortado pela gama de conhecimentos a mim expostos fico emocionado diante de vós, Mestres e Companheiros, para reconhecer que em tal momento não nos resta expressar sentimentos, detalhar fatos e equiparar dizeres, aqui nunca saberemos o suficiente, sempre seremos alunos. Continuo seguindo os meus dizeres de um eterno Aprendiz que não se deve nadar contra a correnteza apenas contornar as suas quedas com retidão, firmeza e sabedoria.

14 Somos um espaço vazio, mas convictos de que se quisermos preenche-lo teremos todos os instrumentos necessários para formarmos uma Coluna de Sabedoria, coração e músculos para no seu emassamento produzirmos a Medalha Cunhada de infinitas toneladas de respeito ao próximo e a si próprio como um verdadeiro Companheiro de todas as horas e não apenas de uma Coluna.

15 GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL TEXTO: Ir  ALFREDO ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR Grande Oriente da Paraíba Rito Escocês Antigo e Aceito Oriente de Sousa-PB - Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade e Trabalho nº 26 FOTOS: TEMA: Estandartes de Lojas Maçônicas - do arquivo do Jura em Prosa e Verso FORMATAÇÃO: JURA EM PROSA E VERSO MÚSICA: For a better world – Ernesto Cortazar


Carregar ppt "ENTENDI O QUE SOU? Ir  Alfredo Alves de Oliveira Júnior GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 11."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google