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LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
Prof. Helder Salvador
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MITO - INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE
Mito é uma narrativa, um relato. Não é uma explicação; No mito há uma relação intima com a história; No mito se interpreta a história numa perspectiva transcendental; O mito é uma interpretação da experiência religiosa (originária);
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Nenhuma religião se constrói sem o mito ( o mito interpreta o símbolo que ajuda na construção da religião); Ex: A bíblia toda ela é um mito (midrashe é um nome mais bonito para não dizer mito); O mito é o relato de um acontecimento originário, no qual os deuses agem e cuja finalidade é dar sentido a uma realidade significativa; O mito situa-se em um lugar e em um tempo, e, consequentemente, apresenta-se como uma história;
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O mito abre caminho para buscar conhecer a realidade;
Portanto, sem o MITO não há experiência religiosa; Nos mitos os deuses são os autores; O mito: O mito é um relato dos atos dos deuses.
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MITO é um relato Acontecimento originário Os Deuses agem nos mitos
Dar sentido a uma realidade
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Primordial ou outro mundo
MITO LENDA CONTO Tempo Remoto Recente Qualquer Lugar Primordial ou outro mundo Mundo atual Crença Fato Ficção Característica Sagrado Sagrado ou secular Secular Protagonista Divino Humano Humano ou não Função Instaura Ensina e cria modelos Diverte
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Portanto, o mito não é fábula. É um relato verdadeiro;
A fábula e a parábola é para ajudar um fato anterior – Já o mito está relacionado há um acontecimento originário; O mito sempre se refere a uma “criação”, conta como uma coisa chegou a existir, ou como um comportamento, uma instituição, uma maneira de ser, de trabalhar foi fundida, por isso, os mitos constituem o paradigma de todo o ato humano significativo.
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Conhecendo o mito, conhece as origens das coisas;
Vive-se o mito quando se rememora e atualiza o acontecimento narrado = tornar-se rito; Por fim, o mito é o relato de um acontecimento originário, no qual os deuses agem e cuja finalidade é dar sentido a uma realidade significativa.
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Tenta ordenar e estruturar
MITO Relato (narrativa); Tenta ordenar e estruturar Acontecimento originário – está relacionado com os Deuses; É representado em símbolos; A realidade É dramatizado num rito; E por fim, é posto em ação.
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RITO - manifestação gestual da religião
A experiência religiosa é ritualizada; O rito atualiza a experiência originária (vivência da mesma experiência);
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Experiência Originária Simbólica
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No Mito os deuses são os que agem
Símbolo / Imagem Mito / Discurso (Interpretação da experiência religiosa) No Mito os deuses são os que agem O Mito diz Símbolo / Gesto Rito / Ação (Atualização da experiência religiosa originária) Nos Ritos o homem faz o que os deuses fazem no mito O Rito faz
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Função social do Rito:
O Rito expressa a identidade do grupo; No Rito também há pessoas: sacerdote, cacique, Rei etc. São atores do rito; A pessoa sagrada é aquele escolhido – eleito para oficiar o rito que remete a experiência originária;
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Experiência Religiosas
Humana Relacional Pessoa / comunitária Originária transcendental Experiência SIimbólica Imagem / mito:Interpretação da experiência originária significativa, diz da experiência originária. Ação / rito: Atualização da experiência originária religiosa; faz experiência originária Função Social: Identidade do grupo: Templo sagrado Lugar sagrado Pessoas sagradas PRÁXIS Doutrina / Teoria Ética / ação – conduta
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DOUTRINA Uma vez feita tradição, oral ou escrita, (mas terminando sempre como “escrita”) a revelação constitui uma doutrina normativa das idéias, dos ritos e da práxis, segundo o modelo de religião; O cânon implica um fechamento na interpretação dos textos transmitidos e uma forma de assegurar-se contra o desvio da doutrina; Após a constituição do cânon numa determinada religião, acontece o processo de sacralização;
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Uma vez aceito e consolidado o cânon, seu conteúdo assume o valor de doutrina, ou seja, se impõe à crença e à prática; Da doutrina a ética. (A doutrina quer ser a dimensão teórica. A ética a dimensão prática); Toda experiência religiosa está intimamente ligado à vida ativa, como um conjunto de práticas sociais dentro de um grupo definitivo. Toda religião defende a vida;
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A ética está em consonância cm a teovisão e a antropologia do grupo;
A doutrina (não deve ser algo definido e inacabado) necessita de uma contínua releitura; Não podemos confundir a experiência originária com verdades eclesiásticas, como também não sacralizar doutrinas e normas eclesiásticas: Ex: Os santos Ex: Os sacramentos Ex: A bíblia
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Só é sagrado na medida que remete ao transcendente;
Não é a coisa em si que tem a sacralidade, mas está na comunidade religiosa enquanto remete uma abertura ao transcendente.
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