A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A pesquisa como produção do conhecimento Professora Marta Dias Teixeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A pesquisa como produção do conhecimento Professora Marta Dias Teixeira."— Transcrição da apresentação:

1 A pesquisa como produção do conhecimento Professora Marta Dias Teixeira

2 O termo “pesquisa” significa, segundo o dicionário Aurélio, “indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação, inquirição”. Atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula o pensamento e ação. (MINAYO, 2002). O que é pesquisa?

3 Mecanismo de conhecimento e transformação do mundo. Saber profissional do administrador. Elemento de libertação ( Luckesi,1985) Elabora e reelabora tais conhecimentos com o objetivo de desenvolver sua capacidade de problematizar a prática e de encaminhar soluções no campo do trabalho. Pesquisa associada ao conhecimento

4 O que é um projeto? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura; A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado em um tempo determinado que vai permitir sua realização.

5 Projeto de pesquisa Projeto: plano, iniciativa, plano geral de uma obra ou pesquisa. Pesquisa: ato ou efeito de pesquisar; indagação; busca. O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Desde que se tenha em vista uma pesquisa qualquer, deve-se pensar antes de tudo em elaborar um projeto que possa garantir sua viabilidade. Trata-se do planejamento da pesquisa. O projeto faz a previsão dos recursos necessários para atingir o objetivo proposto de solucionar um problema.

6 O que fazer; Porque fazer; Para quem fazer; Onde fazer; Como, com que, quanto e quando fazer; Com quanto fazer e como pagar; Quem vai fazer. No projeto define-se

7 DEFININDO O TEMA E TÍTULO (O QUÊ?) O tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Já o título, acompanhado ou não por subtítulo, difere do tema. Enquanto este último sofre um processo de delimitação e especificação, para torná-lo viável à realização da pesquisa, o título sintetiza o conteúdo da mesma.

8 Fases do projeto de pesquisa 1 – Justificativa 2 – Objetivos Gerais 3 – Objetivos Específicos 4 – Formulação do Problema da Pesquisa 5 – Formulação da Hipótese da Pesquisa 6 – Metodologia da Pesquisa 7 – Referencial Teórico 8 – Cronograma de Atividades 9 – Referências Bibliográficas

9 É o único item do projeto que apresenta respostas à questão por quê? De suma importância, geralmente é o elemento que contribui mais diretamente na aceitação da pesquisa, expondo as razões de maneira clara e convincente. A justificativa consiste em uma exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. Justificativa (POR QUÊ?)

10 Objetivos (Para Quê?) Atenção! Os objetivos devem ser sempre expressos em verbos de ação. GERAL Mostrar uma visão global do assunto a ser pesquisado. ESPECÍFICOS Mostrar uma visão específica do assunto, ou seja, seu ponto central.

11 Objetivos EXEMPLOS APLICÁVEIS A OBJETIVOS: Quando a pesquisa tem o objetivo de conhecer: Apontar, citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar. Quando a pesquisa tem o objetivo de compreender: Compreender, concluir, deduzir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar, reafirmar. Quando a pesquisa tem o objetivo de aplicar: Desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar, otimizar, melhorar.

12 Objetivos... Quando a pesquisa tem o objetivo de analisar: Comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar, ensaiar, medir, testar, monitorar, experimentar. quando a pesquisa tem o objetivo de sintetizar: Compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir, sintetizar. quando a pesquisa tem o objetivo de avaliar: Argumentar, avaliar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

13 Formulação do problema da pesquisa A formulação do problema prende-se ao tema proposto: ela esclarece a dificuldade específica que se pretende resolver por intermédio da pesquisa. Para ser cientificamente válido, um problema deve passar pelo crivo das seguintes questões: O problema: - pode ser enunciado em forma de pergunta? - corresponde a interesses pessoais (capacidade), sociais e científicos? Esses interesses estão harmonizados?

14 Formulação do problema de pesquisa Formulação do problema: É necessário esclarecer a questão de pesquisa, definir o problema - o que? como? viabilidade relevância observar novidade oportunidade deve ser interrogativa, clara, precisa e objetiva; possuir solução viável; expressar uma relação entre duas ou mais variáveis; ser fruto de revisão de literatura e reflexão pessoal.

15 Formulação da Hipótese É uma suposição que se faz na tentativa de explicar o problema; Como resposta e explicação provisória, relaciona duas ou mais variáveis do problema levantado; Deve ser testável e responder ao problema; Serve de guia na pesquisa para verificar sua validade.

16 Metodologia da Pesquisa Informa os meios empregados na coleta dos dados para posterior apresentação destes na pesquisa, ou seja, estabelece o procedimento do pesquisador para o levantamento de informações.

17 Referencial Teórico Respondendo ainda à questão como? Aparecem aqui os elementos de fundamentação teórica da pesquisa e, também, a definição dos conceitos empregados. Colocar no referencial teórico citações de autores que relatam sobre o assunto abordado na pesquisa.

18

19 Relacionar todas as fontes já consultadas para a elaboração do projeto, podendo ser: livros, revistas, jornais, boletins, ensaios, entrevistas, questionários e outros elementos. Exemplo: PEREIRA, José. A era da informática. 1.d. São Paulo: Atlas, 2009. Referências Bibliográficas

20 LIVRO ELETRÔNICO Endereço eletrônico e data de acesso PORTO ALEGRE, Manuel de Araújo. Angélica e Firmino. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2002. Disponível em:. Acesso em: 28 jan. 2003. MODELOS DE ESTRUTURA DE REFERÊNCIA

21 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Informação e documentação : trabalhos acadêmicos - apresentação (NBR 14724). Ago. 2002. Rio de Janeiro : ABNT, 2001. 6p. FRANÇA, J.L. et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 3. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: UFMG,1996. (Aprender). PASSOS, Rosemary. Uso das ferramentas e suportes de pesquisa na recuperação da informação : estudo da aplicação do professor-pesquisador. 2004. 185f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-Gradução em Biblioteconomia e Ciência da Informação. SANTOS, G.C. ; PASSOS, R. Como elaborar um TCC. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 1997. Disponível na Internet:. Acesso em: 02 ago. 2002. SANTOS, G. C. ; PASSOS, R. (Colab.). Manual de organização de referências e citações bibliográficas para documentos impressos e eletrônicos. Campinas, SP: Autores Associados: Ed. UNICAMP, 2000. SANTOS, G.C. ; SILVA, A. I. P. da. Normas para referências bibliográficas : conceitos básicos (NBR 6023/ago. 1989). Campinas, SP: Gráf. FE/UNICAMP, 1995. REFERÊNCIAS


Carregar ppt "A pesquisa como produção do conhecimento Professora Marta Dias Teixeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google