A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIA Prof. Christiano Patrício Póvoa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIA Prof. Christiano Patrício Póvoa"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA Prof. Christiano Patrício Póvoa
Biólogo – Universidade Federal de Uberlândia Mestrando em Ciências Ambientais e Saúde – PUC Goiás

2 O que é Ciência? Quem produz Ciência?
- Ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. - Refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. Quem produz Ciência? - Um cientista, em um sentido mais amplo, refere-se a qualquer pessoa que exerça uma atividade sistemática para obter conhecimento. - Em um sentido mais restrito, cientista refere-se a indivíduos que usam o método científico.

3 3) Você é um cientista? (000) Sim (000) Não Se você respondeu “Não”, infelizmente errou... Veja a opinião de Neil deGrasse Tyson, considerado um dos maiores cientistas e astrofísicos da atualidade!

4

5

6 4) Como produzir conhecimento científico?
- Ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. - Método Científico é o método usado para produzir conhecimento científico. 5) Tipos de Conhecimento: - Conhecimento Empírico. - Conhecimento Científico. - Conhecimento Filosófico. - Conhecimento Teológico.

7 4.1) Conhecimento empírico
- Vulgar, cotidiano; - Baseado na experiência; - Ao acaso; - Erro e acerto; Não costuma buscar origem dos fenômenos: permanecem na ordem aparente da realidade.

8 4.1) Conhecimento empírico
A dor no calo do pé significa que vai chover; O céu vermelho ao entardecer significa que vai fazer frio; Tomar banho após a refeição causa morte; Misturar manga com leite faz mal; Observação: O conhecimento empírico pode ser a base para a construção do conhecimento científico!

9

10

11 4.2) Conhecimento filosófico
- Surge da reflexão; - Utiliza raciocínio; - Estabelece uma concepção geral do universo; - Não depende de provas materiais/reais; Especulativo; Exemplo:

12 Qual o sentido do homem e da vida?
Existe ou não existe o absoluto? Há liberdade? A máquina substituirá o homem? O homem será produzido em série, em tubos de ensaio? O progresso técnico é um benefício para a humanidade?

13 4.3) Conhecimento Teológico
- Produto da fé na existência de entidades divinas; - Surge por revelações; As revelações são feitas por deus(es) e aceitas como expressões da verdade; Não são necessárias provas; Baseado em dogmas (verdades imutáveis);

14 4.4) Conhecimento Científico
- Resulta da investigação metódica e sistemática da realidade: observação, experiência e método; - Busca transcender os fatos e fenômenos em si mesmos; - Procura descobrir as causas e leis gerais que os regem; - Trabalha no universo material/físico: - Verificável na prática por experimentação;

15 5) Fundamentos científicos
- Métodos objetivos e confiáveis para se chegar a “verdade”; - A verdade nunca é absoluta: pode ser sempre modificiada ou substituída; - A verdade nunca é obtida integralmente mas sim através de aproximações contínuas; - Descreve a natureza através de modelos (quantitativos ou qualitativos);

16 5.1) Fundamentos científicos - Observação
- O pesquisador não interfere no objeto de estudo; - Obtenção de determinados aspectos da realidade pelos sentidos; - Assistemática; - Sistemática: com planejamento e controle; - Não participante: pesquisador só presencia o fato; - Individual ou em equipe; - Na vida factual ou real; - Em laboratório;

17 5.2) Fundamentos científicos - Experimentação
Forma de aquisição do conhecimento em que o pesquisador fixa, manipula e introduz variáveis no objeto de estudo; Se possível, deve ser cuidadosamente controlado para eliminar variáveis;

18 6) Hipótese científica - Conjunto estruturado de argumentos e explicações que ainda não foi confirmado ou desconfirmado por observação ou experimentação; - Pode ser positiva, negativa ou condicional;

19 7) Teoria científica - Tem caráter explicativo universal;
- Estruturam as uniformidades e regularidades explicadas pelas leis científicas; - Nunca atingem a totalidade de aspectos dos fenômenos da realidade; - Estabelecem relações entre aspectos não diretamente observáveis;

20 8) Lei científica - É o objetivo máximo da ciência;
- Grande precisão e sem exceções; - Se manifesta sempre da mesma forma em todos os estudos; - Ex.: Lei da gravitação universal

21 Hierarquia do saber científico
Hipótese: produz expectativas plausíveis e passíveis de verificação empírica; Resultado/achado: constatações pela observação e experimentação; Modelos: estrutura lógica que permite previsão cuja confiabilidade poder ser aferida; Teorias: Permite previsões e identificações de eventuais ações de controle; Leis: alto grau de confirmação empírica e confiabilidade;

22 Fases do Método Científico
Observação de um fato e identificação de um problema. Formulação de uma hipótese. Levantamento de deduções a partir da hipótese. Teste das deduções, por meio de novas observações ou de experimentos. Conclusões sobre a validade ou não da hipótese.

23 Exemplos de saber científico
Todo corpo em queda livre cai com a aceleração da gravidade; O ouvido humano consegue ouvir freqüências entre 20 e Hertz; A chuva é causada pela condensação das nuvens; A vacinação contra a poliomielite diminui a incidência dessa doença na população.

24 Exemplo simples (e simplista) – O Vento
O vento é o sopro dos deuses. (Explicação Religiosa) O vento é um fenômeno provocado pela chuva (Explicação popular) Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento. Érico Veríssimo (Reflexão Filosófica) A movimentação do ar se dá pelo deslocamento das camadas de alta pressão da atmosfera para as camadas de baixa pressão (Explicação Científica).

25

26 Classificação da Ciência
Lógica Matemática Formais Ciências Física Química Biologia Naturais Factuais Antropologia Direito Sociologia Psicologia Sociais

27 Ética em Ciência - Bioética
O que é Ética? - A palavra "ética" vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter". Princípios universais, ações que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos. - Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

28 “Tudo que você não puder contar como você fez, não faça.“
Simplificando:  “Tudo que você não puder contar como você fez, não faça.“ Immanuel Kant

29 ?

30 Um pouco de História... Código de Nuremberg (1947) - estabeleceu-se recomendação internacional sobre os aspectos éticos envolvidos na pesquisa em seres humanos. “4. O experimento deve ser conduzido de maneira a evitar todo sofrimento e danos desnecessários, quer físicos, quer materiais. 5. Não deve ser conduzido qualquer experimento quando existirem razões para acreditar que pode ocorrer morte ou invalidez permanente; exceto, talvez, quando o próprio pesquisador se submeter ao experimento.”

31 E se a Bioética não existir?
1984 – Caso Baby DOE Menina com Síndrome de Down e portadora de uma comunicação entre a traquéia e o esôfago (cirurgia simples). Os pais optaram pela morte da menina por inanição, alegando que já tinham dois filhos e não queriam uma criança com Síndrome de Down. Os médicos foram à justiça e tiveram seu pedido de tratamento da menina negado. Ela morreu antes do julgamento da apelação. Os pais foram acusados de homicídio doloso.

32 E se a Bioética não existir?
1984 – Caso Baby Fae Uma paciente pediátrica, em estado terminal, por problemas cardíacos, recebeu um transplante de coração de um babuíno no Loma Linda University Medical Center/EUA. Os cientistas sabiam que o coração transplantado não poderia ajudá-la mais que alguns poucos dias. A paciente sobreviveu apenas 20 dias.

33 E se a Bioética não existir?
Caso Tuskegee De 1932 até 1972 um estudo sobre a sífilis usou pessoas negras de Tuskegee, no estado do Alabama, como cobaias humanas na inoculação e desenvolvimento da sífilis, SEM QUE OS INDIVÍDUOS TESTADOS SOUBESSEM DO QUE SE TRATAVA. Mais de pessoas foram contaminadas e muitas morreram.

34 Juramento do Médico No momento de me tornar um profissional médico: Prometo solenemente dedicar a minha vida a serviço da Humanidade. Darei aos meus Mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos. Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A saúde do meu paciente será minha primeira preocupação. Mesmo após a morte do paciente, respeitarei os segredos que a mim foram confiados. Manterei, por todos os meios ao meu alcance, a honra da profissão médica. Os meus colegas médicos  serão meus irmãos. Não deixarei de exercer meu dever de tratar o paciente em função de idade, doença, deficiência, crença religiosa, origem étnica, sexo, nacionalidade, filiação político-partidária, raça, orientação sexual, condições sociais ou econômicas. Terei respeito absoluto pela vida humana e jamais farei uso dos meus conhecimentos médicos contra as leis da Humanidade. Faço essas promessas solenemente, livremente e sob a minha honra.

35 Juramento do Enfermeiro
Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação, guardando sem desfalecimento os segredos que me forem confiados. Respeitando a vida desde a concepção até a morte, não participando voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano, mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.

36 Juramento do Biólogo “JURO, PELA MINHA FÉ E PELA MINHA HONRA E DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS ÉTICOS DO BIÓLOGO, EXERCER AS MINHAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS COM HONESTIDADE, EM DEFESA DA VIDA, ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E HUMANÍSTICO COM JUSTIÇA E PAZ".

37


Carregar ppt "CIÊNCIA Prof. Christiano Patrício Póvoa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google