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Inteligência Emocional e Espiritual

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Apresentação em tema: "Inteligência Emocional e Espiritual"— Transcrição da apresentação:

1 Inteligência Emocional e Espiritual

2 Inteligência Emocional
“O uso inteligente das emoções – isto é, fazer intencionalmente com que suas emoções trabalhem a seu favor, usando-as como uma ajuda para ditar seu comportamento e seu raciocínio, de maneira a aperfeiçoar seus resultados.” Hendrie Weisinger

3 Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; estimular as pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

4 Inteligência Emocional
A inteligência emocional (também conhecida com QE) é a capacidade de gerenciar as nossas próprias emoções, bem como as emoções dos outros. É um estágio avançado na evolução do pensamento humano, onde a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa seja dada de forma organizada. Daniel Goliman

5 Segundo Daniel Goliman, o Q. I
Segundo Daniel Goliman, o Q.I. não assegura prosperidade, prestígio ou felicidade. Quem lida bem com os próprios sentimentos e com os dos outros tem maior probabilidade de se sentir satisfeito e ser eficiente.

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7 Inteligência Emocional (IE)
Daniel Goleman afirma que a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. Segundo o autor, a maioria da situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

8 Inteligência Emocional
O importante é se conscientizar como é importante estar em harmonia conosco mesmos e com os outros. Está provado que a inteligência emocional pode ser a chave para o nosso sucesso pessoal. Quanto mais um indivíduo conhece as suas emoções, maiores serão suas chances de obter êxito em sua jornada, pois uma vez desenvolvida a inteligência emocional ela poderá ser aplicada em qualquer área da vida, em qualquer lugar e em todos os momentos.

9 “Não somos responsáveis pelas emoções, mas sim do que fazemos com as emoções.”
Jorge Bucay

10 É importante lembrar que são seus próprios pensamentos, suas alterações físicas e suas atitudes que dirigem suas reações emocionais, não os atos de outra pessoa ou um acontecimento externo. Compreendendo isto, você reconhecerá que o poder de controlar sua raiva – aliás todas as suas emoções – pertence a você, e não a outra pessoa, e isso requer que você assuma o controle do seu sistema emocional.

11 “ Somos hoje avaliados não apenas pela nossa inteligência ou pelas nossas habilitações, mas também pela forma como nos gerimos a nós próprios e uns aos outros.” Daniel Goleman

12 Nenhum ser humano é só razão ou só emoção
“O ser humano é racional e emocional, invariavelmente e ao mesmo tempo“ Carlos Cruz Buscar a harmonia entre estes dois componentes. Quanto mais a razão trabalhar com a emoção, mais força e potencial uma pessoa terá para conseguir mobilizar suas emoções estrategicamente e alcançar metas. As pessoas que conseguem reconhecer, aceitar, escolher e gerenciar o que sentem durante as mais diversas situações que lhes são postas em seu dia-a-dia, conseguem um rendimento muito melhor em suas vidas profissionais e ainda se destacam no meio da multidão.

13  Daniel Goleman mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre é a chave da inteligência emocional . A falta de habilidade em reconhecer nossos verdadeiros sentimentos deixa-nos a mercê de nossas emoções. A partir da autoconsciência você consegue monitorar-se, observar-se em ação, para que possa influenciar seus próprios atos de tal maneira que eles funcionem em seu beneficio.

14 Daniel Goleman mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
2. Controle Emocional - a habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. Pessoas pobres nesta habilidade afundam constantemente em sentimentos de incerteza, enquanto aquelas com melhor controle emocional tendem a recuperar-se mais rapidamente dos reveses e contratempos da vida. “A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.” Sigmund Freud

15 Daniel Goleman mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
Auto-Motivação - Elas estão dispostas a adiar os resultados imediatos para o sucesso a longo prazo. Possuem auto-controle emocional, sabendo praticar gratificação prorrogada e controlando impulsos, favorecendo aperfeiçoamento de todos os tipos. Geralmente são altamente produtivas, adoram desafios, e são muito eficazes em tudo que fazem. “Dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca, para a automotivação, para manter-se sempre no controle e para manter a mente criativa na busca de soluções.”

16 Daniel Goleman mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
Reconhecimento de emoções em outras pessoas – Empatia - A empatia é a capacidade de identificar e compreender os desejos, necessidades e pontos de vistas daqueles que o cercam. Pessoas com empatia são boas em reconhecer os sentimentos dos outros. Como resultado, as pessoas são geralmente excelentes no gerenciamento de relacionamentos, em ouvir e relacionar com os outros. Elas evitam os estereótipos e o julgamento precipitado. Elas vivem suas vidas de uma maneira muito aberta, honesta.

17 Daniel Goleman mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais - A arte do relacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerenciar sentimentos em outros. Esta habilidade é a base de sustentação de popularidade, liderança e eficiência interpessoal . Pessoas com esta habilidade são mais eficazes em tudo que é baseado na interação entre pessoas. São estrelas sociais.

18 Os 4 Pilares da IE: Reconhecer as emoções em si mesmo e nos outros
Compreender as emoções Controlar as emoções Usar as emoções em favor de seus objetivos

19 Reconhecendo as emoções as Emoções
Ira - sensação de perigo, de injustiça, de humilhação, de ameaça à autoestima, à dignidade Medo - os centros emocionais disparam hormônios, o sangue vai para os músculos do esqueleto, impulsionando-o a correr, fugir Felicidade - a pessoa experimenta a tranqüilidade, o repouso, o entusiasmo e mostra disposição para tarefas imediatas, para marchar rumo às metas Paixão - uma sensação de descontrole total, não somos donos de nossos atos, entorpecimento.

20 Reconhecendo as emoções as Emoções
Amor - sentimentos afetuosos, de relaxamento, calma e satisfação, facilitando especialmente a cooperação Surpresa - que permite ver mais, aumentando a quantidade de luz na retina Tristeza - faz fixar a atenção no que se perdeu, mina a energia para começar coisas novas Depressão - gera um senso de inutilidade, a ausência de alegria, confusão, falta de memória, incapacidade de dormir, desalento, apatia.

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22 Inteligencia Interpessoal
Algumas questões podem ser avaliadas e servir de indicadores: A linguagem corporal – por exemplo: postura corporal e expressões faciais. A fala – por exemplo: tonalidade; variações grave/agudo; a velocidade da fala; volume; ritmo cadência e pontuação A respiração - A respiração controla o estado interno de uma pessoa num grau elevado. Acompanhar a respiração de alguém dá a você uma maneira poderosa de se construir uma Empatia Induzida com o estado emocional interno desta pessoa.

23 Os Gêneros Meninas recebem mais informações sobre as emoções que os meninos. Mulheres expressam-se mais facilmente pela linguagem emocional. Mulheres explicam melhor seus sentimentos. Homens gostam de falar de coisas e as mulheres buscam ligação emocional. Mulheres lêem sinais emocionais. Homens minimizam as emoções. Homens querem fazer as coisas, as mulheres querem falar sobre elas.

24 Inteligência emocional
Pagamos um preço alto por desconectar as emoções do intelecto. A inteligência emocional sustenta muitas de nossas melhores decisões, as mais dinâmicas e lucrativas empresas e as vidas mais satisfatórias e bem sucedidas.

25 Controlar as emoções significa algo bastante diferente de sufocá-las
Controlar as emoções significa algo bastante diferente de sufocá-las? Justifique a sua resposta.

26 O grande diferencial está nas atitudes...
Comprometimento Empatia Humildade Integridade/ética Flexibilidade/dinamismo Disponibilidade Busca por conhecimento e auto-aperfeiçoamento Capacidade de separar as questões profissionais das pessoais Capacidade de resolver problemas

27 O que fazer para mudar ou melhorar suas atitudes?
Reconhecer suas limitações e fraquezas; Ouvir os outros, especialmente os mais experientes; Estudar sempre (aprender, desaprender e aprender de novo); Estar atento às mudanças impostas pelo mercado, pela economia, pela concorrência,etc; Vencer o cansaço, o desânimo e as frustrações; Aprender com os erros.

28 O que é inteligência espiritual?
É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. “Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.” Dana Zohar - filósofa americana

29 A Inteligência Espiritual é a fonte do bom senso, do equilíbrio, da mansidão, da lucidez profunda.

30 Quem não tem inteligência espiritual:
Não se conhece (“conhece a ti mesmo”); Não conhece as necessidades alheias; Não exercita a empatia/humildade; Não sabe perdoar; Cultiva ressentimentos; Acumula doenças psicossomáticas; Tem problemas na comunicação; Desenvolve relacionamentos pouco duradouros e verdadeiros;

31 Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas: 1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo 2. São levadas por valores. São idealistas 3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade 4. São holísticas 5. Celebram a diversidade 6. Têm independência 7. Perguntam sempre "por quê?" 8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo 9. Têm espontaneidade 10. Têm compaixão

32 Referências Bibliográficas
COOPER, Robert & SAWAF, Ayman. Inteligência Emocional na empresa. 11ed. Campus: Rio de Janeiro,1997. GAUDÊNCIO, Paulo. Men at work. Gente, 1999. GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional.Campus: Rio de Janeiro,1995. ZOHAR, Danna. Inteligência Espiritual.2008


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