A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exames de rotina para o paciente com Diabetes tipo 2 Indicações e Frequência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exames de rotina para o paciente com Diabetes tipo 2 Indicações e Frequência."— Transcrição da apresentação:

1 Exames de rotina para o paciente com Diabetes tipo 2 Indicações e Frequência

2 Objetivos 1.Apresentar as indicações e a frequência dos exames ou ações de rotina realizadas em pacientes com diabetes tipo 2, que podem ser divididos em 3 grupos: 2.Rastreio de problemas associados ao aumento do risco cardiovascular (tabagismo, obesidade, sedentarismo, dislipidemia, hipertensão arterial); 3.Exames de rastreio das lesões de órgãos-alvo (desfechos macro e microvasculares); 4.Exames para o controle dos níveis glicêmicos.

3 Avaliação do Risco Cardiovascular As complicações macrovasculares relacionados ao diabetes tipo 2 são potencializadas na presença de outros fatores de risco. Por isso é importante avaliar se esses outros fatores estão presentes e discutir com o paciente como lidar com eles. Tabagismo, obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, dislipidemia são fatores associados; Algumas calculadoras de risco podem auxiliar nessa tarefa: – http://qrisk.org/ http://qrisk.org/ – http://hp2010.nhlbihin.net/atpiii/calculator.asp http://hp2010.nhlbihin.net/atpiii/calculator.asp

4 Rastreio da obesidade O rastreio da obesidade está indicado não apenas em pacientes com diabetes, mas em toda a população adulta (USPSTF, 2012); Os pacientes com diabetes tipo 2 podem se beneficiar da perda de peso. (Brasil, 2014).

5 Tabagismo O tabagismo, assim como a obesidade, também deve ser abordado na população em geral (USPSTF, 2012); As complicações micro e macrovasculares estão associadas ao tabagismo (Brasil, 2014).

6 Pressão Arterial A HAS, associada ao DM, aumenta muito o risco cardiovascular, por isso deve ser rastreada regularmente; Medir a P.A. anualmente nos pacientes com DM; Rever controle da PA em HAS prévios com novo diagnóstico de DM; Mensal se > 150/90, bimestral se > 140/80, bimestral se > 130/80 com lesão de órgão-alvo; Primeira linha de anti-hipertensivo deve ser inibidor da enzima conversora da angiotensina (iECA), melhor se dose única diária; NICE (2008)

7 Recomenda-se a fundoscopia com foto e dilatação pupilar a cada 1 a 3 anos e análise por profissional experiente; Pode ser realizada por médico de atenção primária, mas nesse caso mais frequentemente, ou seja em intervalos menores do que a cada 3 anos, afim de aumentar a quantidade de exames realizados pelo médico, a sua prática e, conseqüentemente, a confiabilidade do teste; Inicia-se no momento do diagnóstico do DM2; Rastrear retinopatia diabética proliferativa e não- proliferativa. Lesões de órgão-alvo microvasculares: retinopatia diabética

8 Sedentarismo Deve ser rastreada na população em geral; Nos pacientes com DM2 é importante abordar o assunto nas consultas; A atividade física regular, especialmente aeróbica (caminhada, corrida, bicicleta, natação) melhoram não apenas o controle da glicemia mas os desfechos macrovasculares; Programas estruturados de atividade física (do centro de saúde ou de outras instituições, governamentais ou não) podem ser muito úteis. (Brasil, 2014). VEJA MAIS SOBRE SEDENTARISMO NO CASO JOANA!

9 Dislipidemia Deve ser rastreada apenas nos homens acima de 35 anos, a cada 5 anos. (USPSTF, 2012); Nos pacientes com DM, recomenda-se medir anualmente (Brasil, 2014).

10 Lesões de Órgão-alvo Microvasculares e Neuropatia Periférica Neuropatia periférica – exame dos pés deve ser feito anualmente. O achado mais importante é a alteração da sensibilidade. Sensibilidade vibratória com diapasão de 128 ciclos em proeminência óssea do hálux e maléolos. Percepção com monofilamento de 10g (dedos e dorso do pé). (Brasil, 2014).

11 A nefropatia diabética é classificada em fases: Normoalbuminúria (<17mg/L na urina isolada ou <30mg/L na urina de 24h) microalbuminúria ou nefropatia incipiente (entre 17 e 173mg/L na urina isolada ou entre 30 e 299 mg/L na urina de 24h) Macroalbuminúria, nefropatia clínica ou estabelecida ou proteinúria clínica (> 173mg/L na urina isolada ou maior do que 299 mg/L na urina de 24h) O exame ideal para avaliação é o índice albumina- creatinina na primeira urina da manhã. Mas pode ser usada também a concentração de albumina (microalbuminúria). Se o exame der alterado deve ser confirmado por mais duas amostras em 3-6 meses. Lesões de Órgão-alvo Microvasculares: Nefropatia Diabética (Brasil, 2014).

12 Controle da glicemia O exame ideal para o controle do DM 2 em pacientes que não usam insulina é a hemoglobina glicosilada; Deve ser realizada semestralmente nos pacientes com bom controle (hb glic < 8%); E mais frequentemente, de 3 em 3 meses naqueles com controle ruim;

13 Controle da glicemia Nos pacientes com DM 2 em uso de insulina é necessário o seguimento com o teste glicêmico (glicofita) diário (pelo menos 3 vezes ao dia). (Brasil, 2014).

14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. (Caderno de Atenção Básica n. 36) Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diab etes_mellitus_cab36.pdf The National Collaborating Centre for Chronic Conditions. Type 2 Diabetes – National clinical guideline for management in primary and secondary care (update). Royal Colleg of Physicians, Londres, 2008. USPSTF - US Preventive Service Task Force. Screening for and management of obesity in adults. 2012. Disponível em: http://www.uspreventiveservicestaskforce.org/uspstf/uspsobes.htm USPSTF - US Preventive Service Task Force. Counseling and Interventions to Prevent Tobacco Use and Tobacco-Caused Disease in Adults and Pregnant Women. 2007.

15 Este trabalho está licenciado sob uma licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/


Carregar ppt "Exames de rotina para o paciente com Diabetes tipo 2 Indicações e Frequência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google