A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE

2 “Saneamento básico não é um detalhe na vida do país, é uma necessidade imperativa para que os seres tão amados por Deus possam ter a vida saudável que Deus quer para todos nós. Somos chamados a defender este direito básico “. (114)

3 ENTENDENDO SANEAMENTO BÁSICO ENTENDENDO SANEAMENTO BÁSICO (32-38) “Saneamento básico significa o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações físicas, educacionais e legais, que garantam: a - abastecimento de água potável; b - esgotamento sanitário; c - limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; d - drenagem e manejo das águas pluviais urbanas”.

4 POR QUE DISCUTIR SANEAMENTO BÁSICO? Porque o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle dos meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais, são necessários para a saúde e a dignidade da vida.

5 O acesso à água e ao esgoto sanitário são essenciais para a erradicação da pobreza e da fome, da mortalidade infantil e sustentabilidade ambiental. É um direito garantido em lei.

6 A falta de saneamento básico traz graves consequências para a vida do povo: ► 2011: 400 mil internados por diarreia (53%, crianças de 0 a 5 anos) ► 2013: 2.135 mil pessoas morreram por problemas gastrointestinais ► 2014: 300 mil afastamentos do trabalho por diarreia

7 1- ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL (77-84) O sistema de abastecimento de água potável envolve: captação, tratamento, armazenamento e distribuição para o consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros serviços.

8 A riqueza do Brasil está em seus recursos naturais, seus ecossistemas... (67) ● 12% da água potável está no Brasil ● 82% da população tem água tratada ● 33,2 na área rural tem acesso 66,8 buscam outras formas, sem tratamento ● Manejo inadequado de poços e nascentes

9 REALIDADES... ● a problemática do desmatamento ● aplicação da lei sobre a preservação das nascentes ● conscientização sobre o uso e reuso da água ● utilização da água da chuva para fins alternativos ● positivo a utilização da água da chuva no semiárido brasileiro com a construção das cisternas

10 LIXO NOS RIOS AGROTÓXICOS REJEITOS DESPERDÍCIO POLUÍÇÃO INDUSTRIAL ANIMAIS MORTOS AINDA...

11 2. Esgotamento sanitário ( 39-42 e 97-100) O esgotamento sanitário abrange: coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações residenciais, prediais, até o seu lançamento final no meio ambiente.

12 MAIS DE 50% DA POPULAÇÃO NÃO TEM ESGOTO COLETADO DO ESGOTO COLETADO SÓ 39% É TRATADO BRASIL...

13 ● No Brasil são despejados diariamente, em torno de 13 milhões de litros de esgoto sem tratamento na natureza; está entre os 20 países do mundo nos quais as pessoas têm menos acesso aos banheiros; ● 120 milhões de latino-americanos não têm acesso aos banheiros; ● As comunidades mais pobres são as mais afetadas.

14 -Um bilhão de pessoas no mundo -fazem suas necessidades fisiológicas a céu aberto; - Faltam estações de tratamento de esgoto sanitário e muitas vezes o destino final do esgoto coletado são os rios; -Na área rural: 5,2% tem acesso à coleta de esgoto; 28,2% possuem fossa séptica e 66,6% dos dejetos são jogados a céu aberto.

15 4 –MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (47-57) Envolve a coleta, transporte, tratamento e destino final do lixo doméstico, hospitalar, industrial e do lixo originário da varrição e limpeza de ruas. ● O Brasil gera, aproximadamente, 150 mil toneladas de resíduos sólidos; ● 15% dos domicílios não tem coleta de lixo; ● 69,4%, na área rural não contam com este serviço

16 ● Os resíduos orgânicos são 69% dos descartados; ● 14 milhões de toneladas de alimentos são jogadas no lixo. Necessidade de um processo de conscientização: - Lixo no lixo - Coleta seletiva - reciclagem

17 Tipos de resíduos sólidos

18 DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (52) Lixão ou vazadouro a céu aberto: local utilizado para depósito do lixo bruto, sobre o terreno, sem qualquer cuidado ou técnica especial LIXÃO – 50,8%

19 ATERRO CONTROLADO – 21,5% Local utilizado para despejo do lixo bruto coletado, com cuidado de, diariamente, após a jornada de trabalho, cobrir os resíduos com uma camada de terra.

20 ATERRO SANITÁRIO – 27,7% Destinação final, através de uma adequada disposição no solo, sob controles técnicos e operacional permanentes, de modo a que nem os resíduos, nem seus efluentes líquidos e gasosos, venham a causar danos à saúde pública e ao meio ambiente.

21 4. Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas (58-59) “A situação das populações afetadas pela ausência ou precariedade dos serviços públicos de saneamento básico se agrava pelos impactos da falta de drenagem e manejo de águas pluviais e as construções residenciais em áreas de risco, fazendo com que milhões de pessoas sofram impacto de enchentes e dos deslizamentos”. (58)

22 ESTA CAMPANHA QUER AMPLIAR A REFLEXÃO: O direito à moradia saudável (45-46) Promoção da saúde (35-36) Proteção ambiental Lembra que justiça ambiental é parte integrante da justiça social

23 Saneamento básico na legislação brasileira Saneamento básico na legislação brasileira (104-112) ● Artigo 21, inciso XX, da Constituição Brasileira de 1988 – Diretrizes para SB; ● Lei n. 11.455 de 05/01/2007: Lei Nacional de Saneamento Básico (LNSB): ● Lei n. 12.305 de 02/08/2010: Política Nacional de Resíduos sólidos Cada Município deverá criar o Conselho Municipal de Saneamento Básico.

24 “A terra é um sistema vivo e complexo que nos foi presenteado por Deus. Somos chamados a cuidar deste presente”. (31)


Carregar ppt "CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google