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Educação medieval. Aquilo que a verdade descobrir não pode contrariar aos livros sagrados, quer do Antigo quer do Novo Testamento. Santo Agostinho.

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1 Educação medieval

2 Aquilo que a verdade descobrir não pode contrariar aos livros sagrados, quer do Antigo quer do Novo Testamento. Santo Agostinho

3 Contexto histórico A Idade Média é dividida em dois períodos: A Idade Média é dividida em dois períodos: Alta Idade Média (século V ao IX) Alta Idade Média (século V ao IX) Baixa Idade Média (século IX ao XIV) Baixa Idade Média (século IX ao XIV) Decadência do Império Romano Decadência do Império Romano Expansão do cristianismo: religião como elemento agregador. Expansão do cristianismo: religião como elemento agregador. Feudalismo: suserania e vassalagem. Feudalismo: suserania e vassalagem.

4 Contexto histórico Educação religiosa Educação religiosa Escolas monacais Escolas monacais Corporações de ofício Corporações de ofício Educação da mulher Educação da mulher

5 O conhecimento na Idade Média A partir do século II surge a filosofia dos Padres da Igreja, a Patrística. A partir do século II surge a filosofia dos Padres da Igreja, a Patrística. A razão é considerada auxiliar da fé e é a ela subordinada. A razão é considerada auxiliar da fé e é a ela subordinada. Credo ut intelligam Creio para entender. Credo ut intelligam Creio para entender. Recorrem a filosofia platônica e a adaptam ao cristianismo. Recorrem a filosofia platônica e a adaptam ao cristianismo.

6 Santo Agostinho (354-430) O principal representante da Patrística. Converte-se ao cristianismo quando jovem. Bispo de Hipona. É considerado um dos mais importantes Pais da Igreja.

7 Santo Agostinho (354-430) Nova visão histórica: o início é representado pela criação e termina com o juízo final. Nova visão histórica: o início é representado pela criação e termina com o juízo final. Retoma a teoria do mundo sensível e do mundo das idéias de Platão. Retoma a teoria do mundo sensível e do mundo das idéias de Platão. O mundo das idéias passa a representar o divino. O mundo das idéias passa a representar o divino.

8 Santo Agostinho (354-430) O homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas. O homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas. Deus ilumina a razão e torna possível o pensar correto. Deus ilumina a razão e torna possível o pensar correto. Essa idéia ficou conhecida como a Teoria da Iluminação. Essa idéia ficou conhecida como a Teoria da Iluminação.

9 O conhecimento na Idade Média A partir do século IX surge uma nova escola filosófica, a Escolástica. A partir do século IX surge uma nova escola filosófica, a Escolástica. Que se desenvolve do século IX ao XIV, quando a filosofia cristã entra em decadência. Que se desenvolve do século IX ao XIV, quando a filosofia cristã entra em decadência. A razão continua sendo a “serva da teologia”. A razão continua sendo a “serva da teologia”.

10 O conhecimento na Idade Média No século XI surgem ameaças de ruptura da unidade da Igreja. No século XI surgem ameaças de ruptura da unidade da Igreja. Heresias Heresias Autonomia da razão Autonomia da razão Surgimento das universidades Surgimento das universidades O ensino divide-se em : O ensino divide-se em : Trivium – gramática retórica e dialética Trivium – gramática retórica e dialética Quadrivium – aritmética, música, geometria e astronomia Quadrivium – aritmética, música, geometria e astronomia

11 O conhecimento na Idade Média O principal representante foi Tomás de Aquino. O principal representante foi Tomás de Aquino. Que no século XIII apresentou novas traduções de Aristóteles. Que no século XIII apresentou novas traduções de Aristóteles.

12 Santo Tomás de Aquino (1225-1274) Filho do Conde de Aquino. Filho do Conde de Aquino. Cursou Artes na Universidade de Nápoles (1239-1244). Cursou Artes na Universidade de Nápoles (1239-1244). Cursou Teologia na Universidade de Paris (1245-1248). Cursou Teologia na Universidade de Paris (1245-1248).

13 Santo Tomás de Aquino (1225-1274) Deus é o objeto primário de suas reflexões. Deus é o objeto primário de suas reflexões. A teologia não substitui a filosofia, mas aperfeiçoa. A teologia não substitui a filosofia, mas aperfeiçoa. A fé orienta a razão, não a elimina. A fé orienta a razão, não a elimina.


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