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Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:

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2 Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia: Administação de Marketing. Philip Kotler

3 Marketing O processo de planejar, executar a concepção, preço, comunicação e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam indivíduos ou organizações AMA - American Marketing Association Marketing é a função da empresa encarregada de definir os objetivos dos clientes e a melhor maneira de satisfazer suas necessidades e desejos, de maneira competitiva e lucrativa. (Philip Kotler)

4 Origem O marketing tem sua origem no fato de que os seres humanos têm necessidades e desejos. Necessidades e desejos criam nas pessoas um estado de desconforto que é aliviado pela compra de produtos para satisfazer essas necessidades e desejos

5 NECESSIDADES São as exigências humanas básicas –Gerando um estado de privação, que cria tensão –A insatisfação leva a ações que possam reduzi-la Algumas teorias de motivação - Freud –impulsos reprimidos - oral, anal,fálico e genital A Hierarquia de Maslow –Fisiológicas, segurança, social, estima, auto- realização

6 Fisicológicas (fome, sede, sexo.... Fisicológicas (fome, sede, sexo.... 1 De Segurança (assistência médica,casa) De Segurança (assistência médica,casa) 2 Sociais (amor, pertencer) Sociais (amor, pertencer) 3 Estima (reconhecimento) Estima (reconhecimento) 4 Auto- realização livro Auto- realização livro 5 Teoria de Maslow

7 DESEJO É a vontade que a pessoa tem de usufruir de objetos específicos, que possam satisfazer necessidades É moldado pela sociedade, cultura,tecnologia.... Exemplo de Necessidade e Desejo –Necessidade de fome –Desejo de feijoada, McDonalds

8 VALOR Conceito quase pessoal... Entre várias ofertas, o cliente escolhe aquela que lhe proporcionar maior valor Valor: Benefícios para o Cliente Custos para o Cliente Benefícios –Funcionais, Emocionais, Simbólicos Custos –Monetário, Tempo, Energia, Psicológicos

9 SATISFAÇÃO É uma sensação de realização com prazer –Realização de necessidade, desejo, meta... É uma comparação entre as expectativas que possuía o consumidor e a experiência com a oferta que ele viveu –Experiência < Expectativa = Insatisfação –Experiência = Expectativa = Satisfação –Experiência > Expectativa = Satisfação ou Encantamento Satisfação gera lealdade

10 Transação X Relacionamento Transação : relação de troca sem registro de longo prazo Relacionamento : relação de troca de longo prazo - básico, reativo, responsável, pró-ativo, parceria Benefícios Financeiro: Cartão Mais Social : Harley Davidson Estrutural : FEDEX, EDI

11 10 Composto / Mix de Marketing 1-Produto – Variedade / Qualidade / Design / Estilo / Características / Nome / Embalagem / Tamanho / Serviço / Garantia / Devoluções 2-Preço – Preço / Desconto / Condições / Prazo / Crédito 3-Ponto de Venda – Canais / Cobertura / Sortimento / Localizações / Estoque / Transporte 4-Promoção – Promoção / Propaganda / Força de Vendas / R.P. / Marketing Direto

12 11 4 P’s vs. 4C’s 4P’s4C’s P roduto C onsumidor - Suas necessidades e Desejos P reço C usto para o Consumidor P onto C onveniência de Venda P romoção C omunicação Utilidade Valor Disponibilidade Comunicar

13 A administração de marketing É o esforço consciente para alcançar resultados desejados de troca com mercados-alvo. A característica básica dos profissionais de marketing reside na habilidade de influenciar o nível, a velocidade e a composição da demanda por um produto, serviço, organização, lugar, pessoa, idéia ou algum tipo de informação.


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