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CLIMA ORGANIZACIONAL Conceitos

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Apresentação em tema: "CLIMA ORGANIZACIONAL Conceitos"— Transcrição da apresentação:

1 CLIMA ORGANIZACIONAL Conceitos
Conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização. É uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização. Como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação.

2 CLIMA ORGANIZACIONAL Podemos também dizer que...
...o Clima Organizacional é o meio interno de uma organização, a sua atmosfera psicológica. ...refere-se as propriedades motivacionais do ambiente interno. ...influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho ...quando favorável proporciona satisfação das necessidades pessoais e elevação do moral interno

3 CLIMA ORGANIZACIONAL O clima organizacional reflete o grau de satisfação do pessoal com o ambiente interno da empresa. Está vinculado à motivação, à lealdade e à identificação com a empresa, à colaboração entre as pessoas, ao interesse no trabalho, à facilidade das comunicações internas, aos relacionamentos entre as pessoas, aos sentimentos e emoções, à integração da equipe e outras variáveis intervenientes.

4 CLIMA ORGANIZACIONAL As pessoas da organização que formam o corpo funcional contribuem para a instalação de um clima organizacional favorável que conduz a resultados, incluindo resultados nos negócios ou qualquer que seja a atividade-fim da organização. E esse é o chamado capital humano que serve de combustível e faz a máquina (organização) andar e chegar ao destino.

5 CLIMA ORGANIZACIONAL Dentro de uma mesma organização, temos diferentes climas organizacionais num mesmo momento, causados pelos mesmos acontecimentos mas com efeitos diferentes nos diversos públicos internos, causando sensações positivas para uns e negativas para outros. Diversos são os fatores de motivação em uma organização...

6 CLIMA ORGANIZACIONAL Fatores que motivam Desafios Integração
Oportunidade de crescimento Estabilidade Oportunidade de Desenvolvimento profissional Benefícios Valorização e Reconhecimento Imagem da empresa frente ao mercado Visão de Futuro Salário Participação (Sentimento de ser ouvido pela empresa) Acesso às novas tecnologias

7 CLIMA ORGANIZACIONAL Fatores que desmotivam Falta de desafios
Pouca oportunidade de crescimento e desenvolvimento Falta de clareza nos critérios utilizados para avaliação e feedback Falta de valorização e reconhecimento pela empresa Relação com a liderança Falta de autonomia Falta de visão do todo - Baixo sentimento de participação. Sentimento de pouco acesso à informação Salário Processos internos difíceis / excesso de burocracia

8 CLIMA ORGANIZACIONAL Sirota, Mischkind e Meltzeri apud Lacombe (2005) entendem que há três fatores que as pessoas desejam na organização e que tendem a contribuir para um clima altamente positivo. São eles:

9 CLIMA ORGANIZACIONAL 1 - Equidade: no sentido de perceber que os superiores de qualquer nível são justos na sua relação com a estrutura social, seja com relação à remuneração, seja com relação às avaliações realizadas ou a eventuais conflitos interpessoais. O clima organizacional será tão melhor quão melhor for a resposta de superiores a estas questões;

10 CLIMA ORGANIZACIONAL 2 - Realização: há estudos que colocam a realização como sendo fator altamente relevante para as pessoas que ocupam posições superiores e não para as pessoas que têm atribuições pequenas, quando têm algum, poder decisório. Isso pode ser verdade se entendermos que realização significa crescer na carreira, na empresa, ter salários com reajustes acima de percentuais inflacionários, etc.

11 CLIMA ORGANIZACIONAL Mas realização pode ser, também, entendida como um pouco mais do que isso. Estar bem na organização, ser considerado, respeitado no trabalho que executa, estar numa organização com responsabilidade social que respeite as leis, principalmente aquelas que atingem a população mais diretamente, como, por exemplo, as questões ambientais.

12 CLIMA ORGANIZACIONAL Isso tudo também é realização. Talvez não seja em sociedades consideradas mais desenvolvidas onde o salário seja mais importante ou algo semelhante, mas no Brasil sabemos que o reconhecimento positivo de nosso trabalho funciona como agente estimulador.

13 CLIMA ORGANIZACIONAL 3 - Companheirismo: embora conheçamos que a competição entre pessoas de mesma posição seja algo previsível, não podemos deixar de reconhecer que, no geral, as pessoas buscam uma relação amistosa, porque assim têm maiores possibilidades de manutenção na posição. “Uma mão lava a outra” é um ditado conhecido e uma realidade nas organizações.

14 CLIMA ORGANIZACIONAL Evidente que há momentos e, por vezes, muitos momentos, em que há o acirramento entre pessoas e a noção de companheirismo é colocada em plano inferior. Esta realidade pode ou não afetar o clima organizacional como um todo, mas, certamente, terá reflexo pontual, aqui e ali.

15 CLIMA ORGANIZACIONAL interferências e resultados
Condições econômicas Estrutura organizacional Cultura organizacional Participação Significado do trabalho Escolha da equipe Estilo de liderança Avaliação e remuneração Motivação das pessoas Estimulação Nível de satisfação Produtividade

16 CLIMA ORGANIZACIONAL Quando se consegue criar um clima organizacional saudável, que proporcione satisfação entre os colaboradores e direcione seus comportamentos motivados para a realização dos objetivos da organização simultaneamente, tem-se um clima propício ao aumento da eficiência da mesma.

17 CLIMA ORGANIZACIONAL Pesquisa de Clima Organizacional:
Tem como objetivo coletar informações sobre o campo psicológico que envolve o ambiente de trabalho das pessoas e a sua satisfação pessoal neste contexto. Medidas de Clima Organizacional: Índice de Absenteísmo, rotatividade e demissão. Avaliação de Desempenho; Entrevistas e Questionários; Caixas de Reclamações.

18 CLIMA ORGANIZACIONAL Conclusões:
Entende-se que o clima organizacional está relacionado a satisfação das pessoas internas, a pressão exercida por forças externas, que resultam diretamente na produtividade; É de responsabilidade dos gestores estar atento as pessoas e ao clima instalado, sendo facilitador a fim de proporcionar um ambiente saudável a convivência e produtividade.


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