A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO: -Como “nasce” um edifício-normelmente ele é projetado por um arquiteto e executado por um engenheiro civil. ESTUDOS PRELIMINARES: - são focalizados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO: -Como “nasce” um edifício-normelmente ele é projetado por um arquiteto e executado por um engenheiro civil. ESTUDOS PRELIMINARES: - são focalizados."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO: -Como “nasce” um edifício-normelmente ele é projetado por um arquiteto e executado por um engenheiro civil. ESTUDOS PRELIMINARES: - são focalizados os aspectos social, técnico e econômico, a localização do lote e suas características, as características de uso, as opções possíveis, as avaliações de custo e de prazo. -visita no local, verificar localização, possíveis interferências, vizinhanças, disponibilidade de recursos no local(água, energia, telefone, etc)

2 ESTUDOS PRELIMINARES: -Verificação preliminar do tipo de solo, possibilidade de enchentes e alagamentos, se é terreno natural ou modificado, se é turfoso, se é rochoso, etc. -Pesquisar presença de poços ou fossas antigas, grande risco. -Consultar a legislação municipal quanto ao zoneamento e as permissões para construções(residenciais, comerciais, industriais, hospitalares, etc). -Pesquisar sobre a disponibilidade de mão de obra local, sistemas de transporte, vias de acesso, etc. -Analisar as condições de segurança tanto para a fase de construção como de uso.

3 LIMPEZA DO TERRENO: -É necessário para iniciar qualquer trabalho de levantamento topográfico ou sondagens do subsolo. -Normalmente é mecanizada, podendo ser manual, por capina ou roçada. -Pode revelar com mais detalhes a topografia do terreno. -Se houver necessidade de remoção de árvores, principalmente as nativas, verificar se precisa de licença. -Verificar a possibilidade de erosão após a limpeza, pode haver carreamento de lama para locais mais baixos.

4 LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO OU PLANI-ALTIMÉTRICO: -No plano horizontal deve mostrar todos as confrontações do terreno, divisas, alinhamento predial, rumos ou coordenadas cartesianas, medidas de cada segmento, os ângulos de cada vértice, etc. -No plano vertical deve mostrar todos os níveis do lote em relação ao nível do mar através de curvas de nível que podem ser de metro em metro ou a cada 50cm de desnível. -Devem ser locados postes, cercas, árvores, bocas de lobo, meio fio, pontos de ônibus, telefones públicos, etc. -Devem ser levantadas as medidas das testadas dos lotes vizinhos ou até a quadra toda, em caso de dúvidas, sobras ou falta de espaços. -Deve constar o norte verdadeiro e comparado com os dados constantes na escritura do lote. -Feito com teodolito, estação total ou até com GPS. Planialtimetrico.dwg DSC00736.JPG

5 LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO OU PLANI-ALTIMÉTRICO: -ESTUDOS E CÁLCULO DE VOLUMES DE ESCAVAÇÃO. -COMPENSAÇÃO CORTE/ATERRO. CORTE E ATERRO.dwg CURVAS DE NÍVEL.dwg


Carregar ppt "INTRODUÇÃO: -Como “nasce” um edifício-normelmente ele é projetado por um arquiteto e executado por um engenheiro civil. ESTUDOS PRELIMINARES: - são focalizados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google