A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula sobre texto dissertativo DISCIPLINA: Comunicação e Expressão Profa. Lílian Moreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula sobre texto dissertativo DISCIPLINA: Comunicação e Expressão Profa. Lílian Moreira."— Transcrição da apresentação:

1 Aula sobre texto dissertativo DISCIPLINA: Comunicação e Expressão Profa. Lílian Moreira

2 Observe as duas sentenças a seguir: A inflação corrói o salário do operário. Eu afirmo que a inflação corrói o salário do operário.

3  Na primeira sentença, o enunciador se ausenta do enunciado. Efeito de objetividade.  Na segunda, o enunciador se coloca, mostrando-se responsável pela enunciação. Efeito de subjetividade. Há textos que comunicam melhor se mantida a objetividade, outros que serão mais funcionais através da subjetividade.

4  No caso do texto dissertativo, ele deve ser objetivo, pois a informação é mais importante do que quem enuncia. É como se o enunciado se produzisse por si só, neutralizando a presença do enunciador. Como fazer isso, ou seja, como neutralizar a presença do enunciador? a) Evitar os “verbos do dizer” em primeira pessoa (afirmo, acho, penso, acredito); Não escrever: Eu afirmo que os modelos científicos devem ser julgados por sua utilidade. Escrever: Os modelos científicos devem ser julgados por sua utilidade.

5 b) Quando esses verbos forem usados, a subjetividade se dilui, como se o enunciado fosse fruto de um saber coletivo. Temos bases para afirmar que a agricultura constitui uma alternativa promissora. c) A pronome “se” é uma maneira eficiente de garantir a impessoalidade: Pode-se dizer que... Constata-se que... Percebe-se que...

6 d) Não é apropriado usar o sentido conotativo da linguagem. Ele não aponta objetividade. e) Não usar gírias ou qualquer outra forma de expressão que se afaste da linguagem formal.

7 PODER ARGUMENTATIVO a) Argumento de autoridade: citar o nome de alguém de autoridade no assunto a ser tratado. Em textos acadêmicos (artigos, monografias, dissertações, teses), autores reconhecidos são citados, seus pensamentos e conceitos são apresentados para reforçar o que estamos querendo “defender”.

8 b) Apoio na consensualidade: enunciados que não precisam ser comprovados, pois são aceitos como verdadeiros por um consenso, pelo menos em um contexto sociocultural/socioeconômico: Investimento em Educação é indispensável ao desenvolvimento econômico de um país.

9 c) Comprovação pela experiência ou observação: fundamentar a argumentação com dados que comprovem sua validade. d) Fundamentação lógica.


Carregar ppt "Aula sobre texto dissertativo DISCIPLINA: Comunicação e Expressão Profa. Lílian Moreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google