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Aula 24-03-10 As queixas mais comuns de crianças encaminhadas para serviços de diagnósticos por problemas de aprendizagem que causam interpretações errôneas.

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1 Aula As queixas mais comuns de crianças encaminhadas para serviços de diagnósticos por problemas de aprendizagem que causam interpretações errôneas são: 31/03/10

2 1-Comportamento social inadequado
Na maior parte das vezes , se refere a criança “sem limites”, agressiva; quase nunca aquela tímida ou inibida ao extremo, que muitas vezes se beneficiaria com um tratamento psicológico ou psicopedagógico. A falta de limites muitas vezes torna as crianças dependentes e imaturas, sem preparo para lidar com as frustrações. O professor deve tomar cuidado para não julgá- la e expô-las e sim introduzir as regras de forma positiva 31/03/10

3 Essas crianças não se envolvem no ensino pq tem dificuldades em assumir responsabilidades e a aprendizagem implica em responsabilidades, (estudar, fazer atividades). Poder realizar tarefas em dupla /grupo, pois o controle surge no grupo. Muitas destas crianças não estão prontas para encarar a aprendizagem formal, devido a uma desorganização interna. Evitam pensar ,sua primeira resposta é dizer que não sabem. 31/03/10

4 Nestes casos a parceria com a família é muito importante.
As regras inerentes a escola e a relação do professor com o aluno podem auxiliar essa criança, visto que lhe serão passadas constantemente pequenas responsabilidades do cotidiano escolar e determinado certos limites às suas ações. Favorecendo a criança a aprender a controlar sua ansiedade e tolerar algumas frustrações. Nestes casos a parceria com a família é muito importante. 31/03/10

5 2- Distúrbios de memória e déficit de atenção
A palavra distúrbio tende a conotação de um problema de natureza neurológica em alguns casos pode não haver uma causa orgânica e ser caracterizado por déficit de atenção. O termo déficit de atenção muitas vezes vem associado a hiperatividade ou instabilidade psicomotora. 31/03/10

6 Hiperatividade é um diagnóstico e exige uma avaliação multiprofissional, seus sintomas só podem ser “suavizados”. A criança deve ser tratada com compreensão e que se diferencie entre desobediência e incapacidade de concentração. É recomendado um ambiente com regras claras e organizado e com programações previsíveis. Instruções curtas e repetitivas. Instabilidade psicomotora- fraco controle que a criança tem do corpo e que não lhe permite canalizar sua energia. (ex. crianças que estão constantemente gripadas, com febre, com ouvidos e nariz congestionados, uso de medicamentos) Estas crianças ficam desatentas e distraídas. 31/03/10

7 Trabalho junto a familiares.
Os sintomas de instabilidade psicomotora muitas vezes são eliminados por uma reeducação – tratamento planejado para aquela criança de acordo com sua história de vida. Trabalho junto a familiares. 31/03/10

8 3- Dificuldades psicomotoras
Geralmente refere-se a coordenação global e fina Pré-requisitos psicomotor para uma criança aprender ler e escrever: domínio do gesto e do instrumento, lateralização estruturada, orientação do espaço e tempo. 31/03/10

9 A dificuldade na coordenação motora global, pode provocar dificuldade para correr e para manter o equilíbrio, para ter domínio dos seus movimentos, prejudicando a criança em adquirir o esquema corporal, se atrasando em relação aos colegas. Não consegue se representar corretamente em um desenho, causando dificuldade em discriminação perceptiva. 31/03/10

10 Quando a dominância não está bem definida, a criança tem dificuldade em saber os conceitos de direita e esquerda, pois não distingue o lado dominante do outro lado, falta de direção gráfica, comprometimento na leitura e escrita, pois não discrimina letras em posição simétrica.(p-q----d-b) 31/03/10

11 Estruturação espacial falha- dificuldade em escrever no espaço delimitado, não reconhece bem as formas... Dificuldade na orientação temporal- não grava etapas de resolução de cálculos, não sabe organizar sua agenda Uma boa estimulação ambiental pode ajudar essas crianças, nas suas defasagens. 31/03/10

12 Disturbio (Dicionário Aurélio)
s.m. Agitação tumultuosa. / Desinteligência, desunião. / Inquietude, agitação produzida por emoção. / Anomalia funcional de um órgão ou de um sistema. / &151; S.m. pl. Sublevação popular; rebelião. Transtorno s.m. Ato ou efeito de transtornar. / Contrariedade; contratempo. / Desarranjo. / Perturbação mental 31/03/10

13 Disturbio de déficit de atenção
O cérebro com DDA, apresenta um funcionamento peculiar. Alteração da atenção: - dificuldade em manter a concentração, tendo os pensamentos desviados para pequenas coisas, podem gerar problemas de relacionamentos interpessoais e dificuldade de organização. 31/03/10

14 Podem demonstrar hiperconcentração em assuntos determinados, de seu interesse.(EX.jogos eletrônicos), com dificuldade de se desligar ou desviar a atenção. Devido a isso a autora prefere chamar de “instabilidade de atenção”, do que déficit. 31/03/10

15 Impulsividade Pode-se imaginar quanto de culpa, angústia, sofrimento e cansaço uma atitude impensada pode causar nos relacionamentos cotidianos destas pessoas. Ex. falar o que vem a cabeça, envolver em brincadeiras perigosas,etc 31/03/10

16 Hiperatividade física e mental
É identificada em crianças que não param de se mexer, movendo sem parar em sala de aula, na sua casa e no parque. Em ambientes fechados, mexem em vários objetos ao mesmo tempo. Em adultos é observado em mexer constantemente a perna, rabiscar constantemente os papéis, roem unhas, mexem o tempo todo no cabelo, tem dificuldade para dormir, muda de assunto o tempo todo, tem dificuldade de desligar. 31/03/10

17 Resumo das características:
Para distinguir uma criança agitada de uma com hiperatividade deve-se observar a intensidade, a frequência e a constância de suas características, tudo parece estar “ a mais” nestas crianças. Resumo das características: 1- Com frequencia se mexe,se remexe no assento, se levanta da cadeira. 2- Facilmente distraída por estímulos externos 3- Dificuldade em esperar sua vez 4- Responde a perguntas que não foram completadas 5- Dificuldade de seguir ordens e instruções 6- Dificuldade de manter atenção em tarefas e atividades ludicas 7- Muda de uma atividade inacabada para outra 8- Dificuldade em brincar em silêncio , tranquilamente 9- Fala excessivamente 10- Esquece de fazer tarefas e trabalhos escolares 31/03/10

18 O principal instrumento de avaliação é a observação.
Cuidado : algumas crianças podem dar a impressão de serem hiperativas e estão passando por problemas constantes ou passageiros, ou viver em um ambiente permissivo,ou de violência e negligência.As crianças com este diagnóstico independem de situações emocionais, sociais ou ambientais. 31/03/10

19 A criança hiperativa responde bem ao elogio,e geralmente se supera quando lhe é possível usar sua criatividade e inteligência. Muitas vezes a impulsividade é confundida com falta de educação, abalando sua auto- estima. Muitas crianças com hiperatividade sentem-se como “estorvo” na família, além de ficar no lugar de bode expiatório. 31/03/10

20 Seu rendimento na escola é marcado pela instabilidade
Seu rendimento na escola é marcado pela instabilidade.Uma hora é brilhante e em outras não consegue gravar os conteúdos ministrados. 31/03/10

21 Bibliografia SILVA,A.B.B. Mentes inquietas: entendendo melhor o mundo das pessoas, distraídas, impulsivas, hiperativas. São Paulo,Editora Gente, Cap 2 e 4. SISTO,F.F. Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. 5º edição.Petrópolis,RJ.Editora Vozes,2007.Cap4. 31/03/10


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