A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cinética de Consumo de Oxigênio e componentes do déficit máximo de O2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cinética de Consumo de Oxigênio e componentes do déficit máximo de O2"— Transcrição da apresentação:

1 Cinética de Consumo de Oxigênio e componentes do déficit máximo de O2
Ana Carolina Corte de Araujo Prof. Dra. Maria Augusta Kiss

2 Introdução Grassi (2001): “Na transição de um exercício sem carga para outro com carga, abaixo do LV1, a cinética alveolar do VO2 foi semelhante à cinética do VO2 da musculatura esquelética.” As medidas de captação de O2 em nível pulmonar são utilizadas para descrever as respostas da utilização de O2 em nível muscular.

3 Cinética de VO2 Fatores que influenciam: Tipo de exercício;
Estado de treinamento; Intensidade de exercício: 1923: Acreditava-se que o VO2 aumentava numa função linear com esforço até a exaustão.

4 Cinética de VO2 3 diferentes domínios de intensidade de exercício:
Moderado: <LL Pesado: entre LL e MLSS Severo: > MLSS

5 Resposta Cinética ON Fase inicial da transição do estado de repouso para o exercício que resulta num aumento exponencial do VO2 com concomitante degradação de ATP.

6 Resposta Cinética ON Fase I: Fase cardiodinâmica
15 a 25s de exercício; Trajetória ascendente; ↑ VO2: devido ao ↑DC e do fluxo sanguíneo dos pulmões. 1º tempo de atraso.

7 Resposta Cinética ON Fase II:
Utilização dos estoques de O2 pelos músculos esqueléticos, ocasionando uma redução no conteúdo de O2 do sangue venoso misto. ↑ contínuo no VO2 podendo ou não resultar em uma fase de equilíbrio (steady state).

8 Resposta Cinética ON Fase III: Equilíbrio metabólico
Estudar os diferentes domínios; O tempo médio de resposta do componente rápido é similar aos 3 domínios, diferenciando apenas o tempo de resposta do componente lento da fase III. Moderado: Estabilização do VO2 que permanece com pouca variação.

9 Resposta Cinética ON Pesado: Surgimento do componente lento.
Componente lento: outra exponencial no ponto que, teoricamente, deveria ocorrer a estabilização do VO2, acarretando novo atraso na cinética on.

10 Resposta Cinética ON Fatores responsáveis pela manifestação do componente lento: Necessidade extra de O2 para degradação do lactato sanguíneo pelos grupos musculares menos utilizados nessas tarefas; ↑ VO2 pelos grupos musculares respiratórios pelo ↑ da ventilação pulmonar; ↑ taxa metabólica induzida pelo ↑ da concetração de epinefrina; ↑ da temperatura corporal; ↑ do recrutamento das fibras tipo II que resultaria na elevação do VO2 para gerar uma mesma tensão que as fibras tipo I.

11 Resposta Cinética ON Severo:
Componente lento não se estabiliza e tende a aumentar até atingir os valores do VO2máx induzindo o indivíduo à exaustão.

12 Resposta Cinética OFF Representa a cinética após a interrupção do exercício. O VO2 decresce exponencialmente até atingir valores de base, que podem ser superiores ao observado pré esforço. É dividida em 2 fases: Fase rápida: ressíntese de CP e a restauração dos estoques de O2. Fase lenta: degradação da concentração de lactato e catecolaminas.

13 Resposta Cinética OFF

14 Efeitos do treinamento físico sobre a cinética do VO2
Componente rápido: Cinética de VO2 mais rápida após o treinamento de endurance. Está relacionada ao nível de treinamento inicial e o tipo de exercício realizado.

15 Efeitos do treinamento físico sobre a cinética do VO2
Causas: Aumento no fluxo sanguíneo; Velocidade de oferta de O2 ao músculo ativo. Economia de movimento: custo de O2 para uma dada intensidade submáxima de exercício. Causas: modificações no padrão de recrutamento motor; diminuição da frequência cardíaca; diminuição da ventilação pulmonar durante o exercício submáximo; melhora da técnica.

16 Efeitos do treinamento físico sobre a cinética do VO2
Fase III: componente lento Os efeitos do treinamento sobre a cinética do VO2 do componente lento são menos evidentes. Sedentários e ativos: diminuição da amplitude do componente lento com treinamento. Atletas: não se observou mudança no componente lento.


Carregar ppt "Cinética de Consumo de Oxigênio e componentes do déficit máximo de O2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google