A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇÕES PEDAGÓGICAS ÁREA DE HUMANAS Ensino Fundamental I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇÕES PEDAGÓGICAS ÁREA DE HUMANAS Ensino Fundamental I"— Transcrição da apresentação:

1 AÇÕES PEDAGÓGICAS 2015 - ÁREA DE HUMANAS Ensino Fundamental I
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

2 É possível ensinar história/Geografia diferente?
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

3 O que a situação abaixo tem a ver com o ensino-aprendizagem ?
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

4 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: Ultrapassar a limitação de disciplinas apreendidas com base nos feitos dos heróis e dos grandes personagens, apresentados em atividades cívicas e como figuras atemporais; 1.2 - Eliminação definitiva da visão eurocêntrica do ensino de história/geografia e dos determinismos histórico-geográficos; Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

5 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Comemorações e festas comemorativas ainda fazem parte dos conteúdos, mas com a introdução de outros representantes da sociedade brasileira (ver Leis /2003 e /2008); Obs. É preciso ter cuidado para NÃO reforçar estereótipos/mitos (ver texto 01) e perpetuar distorções históricas. : Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

6 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.4- Organização dos conteúdos baseada em eixos temáticos: - não confundir com história temática (desenvolvida por historiadores, caracteriza a produção histórica acadêmica). - a organização por eixos temáticos ou geradores obedece a pressupostos pedagógicos tais como faixa etária, nível escolar, tempo pedagógico dedicado à disciplina etc. Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

7 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.5 - Introduzir noções e conceitos progressivamente: cultura, organização social e do trabalho, identidade, noções de tempo/espaço (desde o 1º ano); Obs. A noção de tempo histórico deve ‘fugir’ da visão apenas de tempo cronológico. Ela deve ser apresentada gradualmente por meio da noção do antes e depois, do conceito de geração e do conceito de duração. Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

8 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.6 - Priorizar a introdução do estudo pela história do tempo presente; 1.7 - Problematização da história inicia-se sempre pelo local e não só em uma série, sendo objeto de análise constante; 1.8 - O estudo do local começa pela história do cotidiano; Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

9 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.9 - Deve-se priorizar a inserção de ações das pessoas comuns – homens, mulheres, crianças e idosos – e não exclusivamente as ações de políticos e das elites sociais; Estabelecer articulações constantes, nos diferentes anos, entre o local, o nacional e o geral. Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

10 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: Especial cuidado ao estudar as populações indígenas, com base no conceito de cultura (ver desdobramento com os textos 02 e 03 após as referências): - Incluir as noções de diferenças e semelhanças; - Deve-se principiar pelo estudo do grupo indígena que antes ocupava o lugar onde o(a) aluno(a) vive e, em seguida, estudar o depois; - Estudar as marcas ou registros ainda existentes no presente sobre a população nativa; - Estudar outros grupos indígenas, de outros espaços e de outros tempos. Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

11 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.12 – Especial cuidado ao estudar as populações africanas e afro brasileiras. Só para começarmos a conversa: África ou Áfricas? Obs. Este tópico é assunto para uma reunião inteira. Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

12 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Aprender a Aprender Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com


Carregar ppt "AÇÕES PEDAGÓGICAS ÁREA DE HUMANAS Ensino Fundamental I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google