A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS."— Transcrição da apresentação:

1 FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS

2 José Augusto Canto Doutorando Gestão Empresarial – UTAD

3 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Nos últimos anos, a mudança dos ambientes econômicos e regulamentar tem aumentado a importância e a complexidade das tarefas do administrador financeiro, em consequência, muitos presidentes de empresas têm migrado da área financeira (Gitmam)

4 Modalidade Jurídicas de Organização de Empresas Entre a formas de organização de empresas, as três mais comuns são as firmas individual, a sociedade por cotas e a sociedade por ações. As sociedades por ações são dominantes em termos de faturamento e lucro liquido. É basicamente com elas que este curso se preocupa.

5 TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DE EMPRESAS NO BRASIL A legislação brasileira contempla várias formas de organizações societárias, sendo as mais adotadas a sociedade limitada (por quotas) e a sociedade por ações (sociedades anônimas) No contrato social da limitada deverão constar, entre outros, a qualificação de cada um dos sócios, a denominação da sociedade, dando conhecer o objeto social acompanhadas pela expressão “limitada” ou “Ltda”, endereço da sede social, o capital social, sua divisão entre os sócios e forma de integralização.

6 TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DE EMPRESAS NO BRASIL - LTDA A limitada poderá ser administrada por todos o sócios, por alguns ou por um deles apenas, ou por terceiros, designados pelos sócios no contrato social ou em ato separado. A limitada não precisa publicar suas contas, alterações contratuais ou outros atos constitutivos, exceto no caso de redução de capital, incorporação, cisão ou fusão.

7 TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DE EMPRESAS NO BRASIL – S/A A sociedade Anônima brasileira é regida pela Lei nº 6.404, de 15 de Dezembro de 1976. As S/A podem ser abertas ou fechadas conforme seus valores sejam admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários. Compete a CVM a fiscalização. Tanto a S/A como a limitada precisam ter, no mínimo dois acionistas, que são responsáveis apenas pelo capital por eles subscrito e ainda não integralizado.

8 TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DE EMPRESAS NO BRASIL – S/A A S/A poderá ser organizada mediante subscrição pública ou privada. Em qualquer dos casos, no mínimo dez por cento de seu capital subscrito precisa ser integralizado desde logo. O capital integralizado deverá ser depositado junto a um banco comercial até que todas as formalidades para a constituição da sociedade sejam concluídas.

9 Direitos dos Acionistas 1. Participação nos lucros da empresa 2. Participação na distribuição dos ativos se for liquidada 3. Fiscalização da gestão de negócios sociais 4. Preferência na subscrição de ações 5. Retirada da sociedade, nos casos previstos por lei.

10 Sociedade por Ações Dentre as muitas formas de organização de empresas, a sociedade por ações é, de longe, a mais importante. Em sua forma mais simples, a sociedade por ação envolve três conjuntos de interesses distintos : Os acionistas (proprietários), Os conselheiros; Os diretores Os acionistas elegem um conselho de administração, que por sua vez selecionam a alta administração (diretoria)

11 SOCIEDADE POR AÇÃO (S/A) A separação entre a propriedade e gestão dá à sociedade por ações diversas vantagens, relativamente à outras formas de organização.

12 ESTRUTURA DE UMA SOCIEDADE POR AÇÕES ACIONISTAS CONSELHO ADMINISTRATIVO PRESIDENTE (CEO)

13 ESTRUTURA DE UMA SOCIEDADE POR AÇÕES - FINANCEIRA DIRETORIA DE FINANÇAS Tesouraria Controller

14 ESTRUTURA DE UMA SOCIEDADE POR AÇÕES - FINANCEIRA TESOUREIRO Gerente de Crédito Gerente operações de câmbio Gerente de caixa Gerente de Fundo de pensão

15 ESTRUTURA DE UMA SOCIEDADE POR AÇÕES - FINANCEIRA CONTROLLER Gerente de Assuntos Fiscais Gerente de Contabilidade de Custos Gerente de Contabilidade Gerencial Gerente de Contabilida de de Custos

16 1. Como a propriedade de uma sociedade por ações é representada por papéis chamados ações, a propriedade pode ser facilmente transferida a novos proprietários. 2. A sociedade por ações tem vida ilimitada, a morte ou retirada de um proprietário não afeta sua existência 3. A responsabilidade dos acionistas é limitada ao montante investido em ações. Por exemplo, se um acionista comprasse $ 1.000 em ações de uma empresa, sua perda máxima possível seria de $ 1.000

17 Objetivo da Empresa O objetivo da empresa, e portanto, de seus todos os seus administradores e funcionários é maximizar a riqueza de seus proprietários, em nome dos quais ela é gerida. A riqueza de seus proprietários, numa sociedade por ações é medida pelo preço da ação, que por sua vez se baseia na distribuição dos resultados (fluxos de caixa) no tempo, em sua magnitude e em seu risco.

18 Maximização da Riqueza dos Acionistas Consequentemente, os administradores quando examinam cada alternativa de decisão financeira ou ação possível em termos de impacto sobre o preço da ação da empresa, devem aceitar somente aquelas alternativas que tendem a aumentar o preço da ação.


Carregar ppt "FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google