A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagnósticos de Enfermagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagnósticos de Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnósticos de Enfermagem
Tarsila Cunha Diagnósticos de Enfermagem

2 Definição É o julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, da família ou da comunidade a problemas de saúde/processos vitais reais ou potenciais. O diagnóstico de enfermagem constitui a base para a seleção das intervenções de enfermagem para o alcance dos resultados pelos quais o enfermeiro é responsável.

3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
Durante essa etapa, os dados coletados na investigação são analisados e interpretados criteriosamente. Para realizar diagnósticos de enferm. o enfermeiro deverá ter capacidade de análise, de julgamento, de síntese e de percepção, ao interpretar dados clínicos.

4 Os diagnósticos de enfermagem baseiam-se tanto nos problemas reais (no presente) quanto nos problemas potenciais (voltados para o futuro),que podem ser sintomas de disfunções fisiológicas, comportamentais, psicossociais ou espirituais (Carpenito, 1997).

5 Os diagnósticos devem ser identificados e listados em ordem de prioridades, com base no grau de ameaças ao nível de bem-estar do cliente, proporcionando, assim, um foco central para as etapas subseqüentes.

6 Evolução Histórica 1950 – Surge o termo diagnóstico na literatura norteamericana ao descrever as funções de responsabilidade da enfermeira; 1953 – Acrescenta a palavra “enfermagem” ao termo diagnóstico e propôs uma abordagem profissional com a formulação de DE e o desenvolvimento do plano de cuidados individualizados.

7 1973 – um grupo de enfermeiras norte-americanas reconhece a necessidade de se desenvolver uma terminologia para descrever os problemas de saúde diagnosticados e tratados com maior freqüência por profissionais de enfermagem. Acontece, então, a I conferência Nacional sobre Classificação de Diagnóstico de Enfermagem. (Cruz, 1994)

8 A primeira listagem de diagnósticos foi desenvolvida por enfermeiros assistenciais, educadores, pesquisadores e teóricos, e os diagnósticos foram organizados por ordem alfabética e posteriormente evoluíram para um sistema conceitual que direcionou a classificação dos diagnósticos em uma taxonomia (Ciência da classificação).

9 1982 – uma listagem alfabética de 50 DE tinha sido
desenvolvida e aceita para testes clínicos e as conferências, antes restrita a um pequeno grupo, foram abertas à comunidade de enfermagem. 1982 – o grupo adotou um regimento interno e foi criada a NANDA. Foi criada a TAXONOMIA I, seus princípios foram baseados nos 9 padrões de resposta humana: trocar, comunicar, relacionar, valorizar, escolher, mover, perceber, conhecer, sentir.

10 2000 – Acontece a14ª conferência, onde há
modificações na maneira de organizar e apresentar o DE, e foi proposta a taxonomia II, tornando-se mais adequada para utilização em banco de dados.

11 A TAXONOMIA NANDA (NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSIS ASSOCIATION)
A taxonomia da NANDA é, atualmente, o sistema de classificação mais usado no mundo; traduzida para 17 idiomas (33 países), está incorporada a alguns sistemas de informática desses países. As conferências da NANDA são realizadas a cada dois anos, onde são discutidos e aprovados novos diagnósticos e novos componentes para a taxonomia.

12 Componentes Estruturais DE
Título Fatores relacionados Características definidoras Definição. Fatores de risco

13 Título Estabelece um nome para o diagnóstico. É um termo ou frase concisa que representa um padrão de sugestões. Diz o que é. Exemplos (os títulos diagnósticos estão em destaque) 1) Integridade tissular prejudicada relacionada a imobilização física e circulação alterada, evidenciada por ferida com área de solapamento (8 cm), na região trocantérica direita. 2) Capacidade adaptativa intracraniana diminuída relacionada a lesões cerebrais evidenciada por PIC (pressão intracraniana) de 25 mmHg, PPC (pressão de perfusão cerebral) de 55 mmHg

14 Fatores Relacionados São os fatores que aparecem para mostrar algum tipo de relacionamento padronizado com o diagnóstico de enfermagem. Podem ser descritos como relacionados a, ou associados a. Exemplos (os fatores relacionados estão em destaque) 1) Integridade tissular prejudicada relacionada a imobilização física e circulação alterada, evidenciada por ferida com área de solapamento (8 cm), na região trocantérica direita. 2) Capacidade adaptativa intracraniana diminuída relacionada a lesões cerebrais evidenciada por PIC (pressão intracraniana) de 25 mmHg, PPC (pressão de perfusão cerebral) de 55 mmHg

15 Características definidoras
Sugestões/inferências observáveis que se agrupam como manifestações de um diagnóstico de enfermagem real ou de bem-estar. São os sinais e os sintomas, ou melhor, são as manifestações clínicas, as evidências que levaram o profissional a concluir que o problema existe. Podem ser descritas como "evidenciadas por" ou "caracterizadas por".

16 Exemplos (as características definidoras estão em destaque)
Exemplos (as características definidoras estão em destaque). 1) Integridade tissular prejudicada relacionada a imobilização física e circulação alterada evidenciada por ferida com área de solapamento (8 cm) na região trocantérica direita. 2) Capacidade adaptativa intracraniana diminuída relacionada a lesões cerebrais evidenciada por PIC (pressão intra craniana) de 25 mmHg, PPC (pressão de perfusão cerebral) de 55 mmHg

17 Fatores ambientais e elementos fisiológicos, psicológicos, genéticos ou químicos que aumentam a vulnerabilidade de um indivíduo, de uma família ou de uma comunidade a um evento insalubre. Exemplos (os fatores de risco estão em destaque) 1) Risco de infecção relacionado a procedimentos invasivos (sonda vesical de demora, tubo endotraqueal, acesso venoso central em subclávia direita). 2) Risco de integridade da pele prejudicada relacionado a imobilização física, idade avançada e proeminências ósseas.

18 Definição Estabelece uma descrição clara e precisa; delineia o significado do problema e ajuda a diferenciá-lo de diagnósticos parecidos. Exemplos do NANDA Título diagnóstico: padrão respiratório ineficaz Conceito: inspiração e/ou expiração que não proporciona ventilação adequada Título diagnóstico: amamentação interrompida Conceito: quebra na continuidade do processo de amamentação de incapacidade ou de não ser aconselhável colocar a criança no peito para mamar Título diagnóstico: risco de aspiração Conceito: estar em risco de entrada de secreções gastrintestinais, secreções orofaríngeas, sólidos ou fluidos nas vias traqueobrônquicas.

19 Selecionando o DE Ao selecionar o título diagnóstico que será utilizado na redação do diagnóstico de enfermagem, o enfermeiro deve estar atento à definição apresentada na NANDA, a fim de que faça uso correto do termo.

20 Tipos de DE Diagnósticos reais (ou atuais)
Diagnósticos de risco ou potenciais Diagnósticos de bem-estar

21 DE Real Descreve respostas humanas às condições de saúde/processos vitais que existem de fato e um indivíduo, uma família ou uma comunidade no momento presente. É sustentado pelas características definidoras (sinais, sintomas e evidências).

22 Exemplo 1) Integridade tissular prejudicada relacionada a imobilização física e circulação alterada, evidenciada por ferida com área de solapamento (8 cm) na região trocantérica direita. 2) Débito cardíaco diminuído relacionado a dificuldade de ejeção, pré-carga elevada e pós-carga diminuída, evidenciado por sopro sistólico aórtico +4/+4, frêmito cardiovascular, hipotensão, PVC de 19, oligúria. 3) Diarréia relacionada ao uso elevado de laxantes evidenciado por sete episódios de evacuações de fezes líquidas em 12 h.

23 DE Risco Descreve respostas humanas às condições de saúde que podem desenvolver-se em um indivíduo, uma família ou uma comunidade vulneráveis. É sustentado por fatores de risco que contribuem para uma vulnerabilidade aumentada. Os diagnósticos de risco não contêm características definidoras, pois, se tais características existissem, seriam problemas reais ou atuais, e não apenas o risco de eles aparecerem.

24 Exemplos 1) Risco de integridade da pele prejudicada relacionada a imobilização física e circulação alterada. 2) Risco de lesão relacionado a hipoxia tecidual, mobilidade alterada, má nutrição. 3) Risco de sentimento de impotência relacionado a auto-estima diminuída, estilo de vida dependente.

25 DE Bem estar Descreve respostas humanas em termos de bem estar em um indivíduo, uma família ou uma comunidade que têm potencial de aumento para um estado mais alto.

26 Exemplos 1) Controle eficaz do regime terapêutico relacionado a suporte social, suporte econômico e conhecimento adequado, evidenciado por desejo expresso de controlar o tratamento da doença, sua progressão e possíveis seqüelas. 2) Comportamento de busca de saúde, relacionado a auto-estima elevada evidenciado por desejo expresso de buscar um nível mais elevado de bem-estar. Percebe-se que, para que o enfermeiro determine um diagnóstico real ou de bem-estar, torna-se necessário que ele identifique os problemas de saúde a partir de características definidoras (evidências) que o subsidiem.

27 Dicas O título diagnóstico, assim como a definição, será fornecido pela NANDA, e sempre deve ser escrito na íntegra, conforme encontrado nessa taxonomia. Em cada diagnóstico de enfermagem só pode haver um título diagnóstico.

28 Os fatores relacionados e as características definidoras serão identificados nos clientes por meio de anamnese e exame físico. Você poderá encontrá-los na NANDA, mas deverá evitar copiar esses dados dessa taxonomia, caso não haja conformidade com os achados clínicos e etiológicos obtidos anteriormente. Caso não identifique o fator relacionado listados na NANDA, o enfermeiro deverá fazer uso do pensamento crítico, e escrevê-los em termos daquilo que foi detectado por ele, mesmo que não conste na taxonomia.

29 Como encontrar os DE Relembrando que a NANDA (2006) é composta por domínios, cabe salientar que em cada um encontram-se classes e que, inseridos nessas classes, estão os títulos diagnósticos. Assim, torna-se mais fácil a identificação do título diagnóstico na taxonomia. Desse modo, após identificar as características definidoras do cliente, e separá-las didaticamente por necessidades ou estruturas orgânicas, encontre o domínio referente a elas, e nele a classe mais adequada. Em seguida, procure o título diagnóstico mais apropriado pertencente a essa classe.

30 Identificado o título diagnóstico, faz-se necessário que a sua definição seja, de fato, pertinente às evidências levantadas. Portanto, torna-se imprescindível a leitura rigorosa e atenta da definição do título diagnóstico inserido na taxonomia

31 Para encontrar o título diagnóstico na NANDA (2006), basta lembrar que os títulos estão listados em ordem alfabética e que na margem da taxonomia estão as letras do alfabeto devidamente identificadas.

32 Para finalizar, é importante salientar que você deve procurar os títulos diagnósticos de risco e déficit nas palavras subseqüentes e não nas letras R e D. Exemplos 1) Risco de infecção: listado na letra I, não na letra R 2) Risco de aspiração: listado na letra A, não na letra R 3) Déficit no autocuidado para alimentação: está na letra A, não na letra D 4) Déficit no autocuidado para banho/higiene: visto na letra A, não na letra D.


Carregar ppt "Diagnósticos de Enfermagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google