A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tânia Maria Santana Botêlho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tânia Maria Santana Botêlho"— Transcrição da apresentação:

1 Tânia Maria Santana Botêlho
TRABALHOS DE SÍNTESES Tânia Maria Santana Botêlho

2 TRABALHOS DE SÍNTESES Os trabalhos de síntese consistem na condensação dos elementos essenciais de um texto ou obra(s), sem emitir juízo de valor a respeito deles. A originalidade em fazer síntese está na capacidade de distinguir as idéias principais das secundárias, bem como recolher condensadamente os elementos principais desprezando os que são secundários.

3 1.1 SINOPSE Consiste na apresentação condensada do texto de um artigo ou obra contendo uma síntese bem sintética da temática. É feita em parágrafos utilizando-se de linguagem impessoal ( verbo na 3ª pessoa), sem emissão de juízo de valor ou crítica. A sinopse deve vir precedida da referência bibliográfica completa do texto ou obra a qual se refere.

4 1.2 RESUMO DE ESCRITO Consiste na apresentação condensada de uma publicação contendo síntese de todas as idéias principais do tema de um artigo, capítulo ou obra, utilizando-se de parágrafo, livre de todo comentário pessoal ou crítico. Sua estrutura redacional vem em destaque, precedida da numeração ou letração: 1. Introdução, 2. Desenvolvimento e 3. Conclusão

5 1.3 RESUMO DE ASSUNTO OU REVISÃO DE LITERATURA
Consiste num trabalho de síntese que reúne, analisa e compara conhecimentos e informações já publicadas por vários autores, sobre o tema em questão. É um verdadeiro trabalho recapitulativo, que expõe sinteticamente, sem discutir e julgar a temática que sendo estudada, estruturando-a em: 1. Introdução, 2. Desenvolvimento e 3. Conclusão e utilizando parágrafos para a síntese das idéias. “ Não é uma cópia, mais uma reunião de informações sobre o tema, sua compreensão, análise, interpretação, comparação e aplicação a casos semelhantes. Exige reflexão e elaboração nova e pessoal do assunto” (CERVO, BERVIAN, 1983)

6 1.4 RESUMO CRÍTICO Consiste num misto de trabalho de síntese com trabalho de crítica, seguindo as orientações próprias de cada um. O que se difere o resumo do resumo crítico é sua estrutura, que apresenta a crítica como quarta etapa: 1. Introdução, 2. Desenvolvimento e 3. Conclusão e 4. crítica. Assim, tem-se resumo-crítico de um escrito e resumo-crítico de assunto.

7 1.5 FICHAMENTO Consiste na utilização do sistema de fichas para documentação de leituras podendo conter apenas os dados bibliográficos do artigo, capítulo ou obra, ou apresentá-los juntamente com a sinopse dos mesmos, tendo a ficha bibliográfica por autor ou por assunto. Outro tipo de fichamento é a ficha de conteúdo em que se registram: esquemas, resumos, cópias ou critérios passando a denominação conforme o caso, de: ficha- esquema, ficha cópia, ficha crítica e ficha resumo crítico.

8 1.6 ARTIGO CIENTÍFICO O artigo consiste na apresentação sintética dos resultados de pesquisa, contendo idéias novas ou abordagens que se complementam estudos já realizados, observando-se a sua apresentação em tamanho reduzido, o que o limita de constituir-se em matéria para dissertação, tese ou livro.

9 O objetivo do artigo O objetivo principal de um artigo é o de ser uma maneira rápida e sucinta de divulgar, em revistas especializadas, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado(as teorias que serviram de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e principais dificuldades encontradas no processo de pesquisa ou análise de uma questão (KOOCHE, 1997). Ao redigir um artigo científico deve-se observar a seguinte estrutura: esquema, resumo ou abstract, palavra-chave, artigo (corpo), referências bibliográficas, anexos ou apêndices ( quando necessário) e data.

10 IDENTIFICAÇÃO – Contém o título do artigo; nome completo do autor do mesmo e sua qualificação (profissional e acadêmica): o que faz, local de trabalho e sua titulação. RESUMO OU ABSTRACT – Resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto(ABNT – NRI3 6028) visando esclarecer o leitor sobre a conveniência ou não de consultar o texto integralmente. O resumo deve ser explicativo contendo o assunto do documento original, os objetivos pretendidos, a metodologia e os resultados alcançados. Deve-se usar a 3ª pessoa do singular e de preferência o verbo deve vir na voz ativa, redigindo num único parágrafo composto de uma seqüência coerente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento (SÁ et al, 1996).

11 Recomenda-se que os resumos de comunicação breves tenham até 100 palavras; os de monografias e artigos até 250; e os de relatórios e tese, até 500. O mesmo resumo deve preceder o texto quando for escrito na língua original. A tradução em outra língua deve vir após a conclusão (FEITOSA,1997). PALAVRA-CHAVE – Termos (palavras ou frase curtas) que indicam conteúdo do artigo em Português e em idioma estrangeiro.

12 ARTIGO (CORPO) – Contém as três partes redacionais de um trabalho científico: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. Na introdução- apresenta-se e delimita-se o tema ou problema em estudo, os objetivos, a metodologia usada no estudo e que autores, obras ou teorias que serviram de base teórica para construir a análise do problema. No desenvolvimento - (demonstração dos resultados). Deve-se fazer uma exposição e discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada. Deve-se também apresentar conclusões alcançadas, com as respectivas demonstrações dos argumentos teóricos/e ou resultados de provas experimentais que as sustentam. Na conclusão contém os comentários finais avaliando o alcance e limites do estudo desenvolvido.

13 O autor tem liberdade de apresentar opinião de natureza mais teórica ou que abra caminhos e novas pesquisas. O corpo do artigo pode se dividido em quantos itens forem necessários, de acordo com a natureza do trabalho elaborado. Deve-se observar bem as subdivisões, para que o leitor não perca a seqüência. A divisão deve obedecer a uma ordem lógica, em que cada parte forme um todo e tenha um título adequado.

14 Referência Bibliográfica – Lista-se as referências pertinentes a todas as citações feitas, de acordo com as normas da ABNT, em ordem alfabética e precedida de numeração arábica. Apêndice – Materiais elaborados pelo próprio autor do artigo. Anexos – Materiais ilustrativos não elaborados pelo autor do artigo. Data do artigo – Se o artigo consistir numa comunicação apresentada em Simpósio, Congresso ou Tendo em vista que o artigo se caracteriza por ser um trabalho científico: Encontro, deve-se especificar o local e nome do evento; linguagem correta e precisa, coerência na argumentação, clareza na exposição das idéias, objetividade, concisão e fidelidade ás fontes citadas. Para que estas qualidades se manifestem é necessário, principalmente, que o autor tenha um elevado conhecimento a respeito do que está escrevendo.

15 BIBLIOGRAFIA PINTO, Atina Florência do Carvalho IVT. Metodologia do trabalho científico.PUC/MG, 2001.Pp LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992.


Carregar ppt "Tânia Maria Santana Botêlho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google