A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

2 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA
1) INTRODUÇÃO (3 páginas) 2) QUADRO TEÓRICO (10 páginas) 3) OBJETIVOS 3.1) GERAL 3.2) ESPECÍFICOS 4) METODOLOGIA (4 páginas) 5) ORÇAMENTO 6) CRONOGRAMA 7) REFERÊNCIAS (15 referências) APÊNDICE

3 FASE DE PREPARAÇÃO O que pesquisar?
1) Definição do tema e do problema; 2) Base teórica. Por que pesquisar? 3) justificativa. Para que pesquisar? 4) Objetivos da pesquisa (geral e específicos).

4 FASE DE PREPARAÇÃO Como pesquisar? 5) Onde buscar as informações;
6) Que instrumentos usar para essa busca. Quando pesquisar? 7) Cronograma de execução. Quais os recursos? 8) Orçamento (se for o caso).

5 1 INTRODUÇÃO Apresentar as motivações que o leva a estudar o tema escolhido; Ex: estágio, interesse acadêmico, vivência etc. Apresentar seu tema de estudo e o enfoque dado a ele na pesquisa; Deixar claro qual o objetivo da sua pesquisa; Contextualizar brevemente o tema da pesquisa.

6 2 JUSTIFICATIVA (Por que pesquisar?)
Levantar argumentos relativos à importância ou relevância da pesquisa; - Indicar: relevância social, acadêmica, para você enquanto pesquisador e para o serviço social; Fazer referência à possível contribuição da pesquisa para o aprofundamento teórico ou prático; Indicar se se trata da construção de um estudo novo; Apontar a aplicabilidade dos possíveis resultados.

7 3 QUADRO TEÓRICO, MARCO TEÓRICO, OU PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICA
Como iniciá-lo: Realizar revisão bibliográfica buscando estudos sobre o tema de um modo geral (livros, artigos científicos etc.); Buscar estudos cujos objetivos são semelhantes ao que você propõe; Resumir e fichar o conteúdo teórico estudado.

8 Identificar as categorias teóricas ou conceitos presentes nos objetivos do projeto;
Definir as categorias ou conceitos com base em leituras realizadas; Realizar afirmações somente com base em leituras; Fontes confiáveis: Livros, artigos acadêmicos, diretrizes de políticas, leis, etc.

9 3 QUADRO TEÓRICO, MARCO TEÓRICO, OU PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICA
Como fazê-lo: Deve-se contextualizar o tema e o problema de pesquisa; Situar o objeto de pesquisa historicamente; Apontar o debate teórico atual acerca do objeto de pesquisa;

10 3 QUADRO TEÓRICO, MARCO TEÓRICO, OU PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICA
Como fazê-lo: Explicar com mais riqueza de detalhes os elementos ou categorias teóricas que perpassam o objeto de pesquisa; Apresentar o que pretende estudar, explicando o objetivo geral e os específicos.

11 4 OBJETIVOS (Para que pesquisar?)
4.1 Objetivo Geral: trata-se de um item fundamental e precisa ser mostrado no corpo do texto da introdução e identificado ao final. Obs.: indicar o que se deseja alcançar. 4.2 Objetivos Específicos: detalhamento do objetivo geral. Indicar no máximo 4 objetivos específicos. Obs.: indicar o que se deseja alcançar dentro do objetivo geral, ou seja, indicar quais aspectos do objetivo geral será explorado no estudo.

12 Exemplo: Objetivo geral:
Analisar o significado do PBF para as famílias assistidas no CRAS IV Novo Horizonte – Cariacica (ES). Objetivos específicos: Identificar as mudanças ocorridas na realidade de vida dessas famílias; Traçar o perfil das famílias através dos dados do CadÚnico.

13 Local de realização da pesquisa; Participantes da pesquisa;
5 METODOLOGIA (Como pesquisar?) Caminho a ser percorrido no processo de pesquisa (Como chegar até lá?) Tipo de pesquisa; Local de realização da pesquisa; Participantes da pesquisa; Procedimentos de coleta de dados (inclui instrumentos de coleta e forma de registro dos dados); Tratamento dos dados; Aspectos éticos da pesquisa.

14 6 CRONOGRAMA (Quando pesquisar?)
ETAPAS fev. mar. abr. maio jun. jul. ago. set. out. nov. dez. Definição do tema/problema X Definição dos objetivos Revisão de literatura Elaboração da metodologia Redação do projeto pesquisa 1ª Orientação TCCI Submissão do projeto ao CEP Coleta de dados Análise dados Redação TCC Apresentação TCC

15 7 ORÇAMENTO (Quais os recursos?)
Informar possíveis gastos para realização da pesquisa; Apresentar os materiais a serem utilizados. Ex: gravador, papéis, câmera fotográfica, filmadora, transporte, etc. Contratação de terceiros. Ex: estatístico

16 Obs.: ISSO É OBRIGATÓRIO!
REFERÊNCIAS Deve-se apresentar todos os autores, bem como as obras citadas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Guia de Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos e de Pesquisa da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo. Obs.: ISSO É OBRIGATÓRIO!

17 APÊNDICE Deve-se apresentar os instrumentos a serem utilizados na pesquisa: - questionário ou roteiro de entrevista e de observação; - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) – quando envolvemos seres humanos; - a(s) autorização(ões) para a realização da pesquisa, quando necessário, etc. Atenção às exigências do CEP. (isso é de responsabilidade do aluno).

18 REFERÊNCIAS FINDLAY, E. A. G.; COSTA, M. A.; GUEDES, S. P. L de C. Guia para apresentação de projetos de pesquisa [on line]. 1. ed. Santa Catarina: UNIVILLE, GIL, A. C. Como elaborara projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.


Carregar ppt "ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google