A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria."— Transcrição da apresentação:

1 USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria Helena Baena de Moraes Lopes*

2 INTRODUÇÃO O material educativo "Seu Assoalho Pélvico" ("Your Pelvic Floor"), destinado ao público adolescente, foi desenvolvido por membros da Association for Continence Advice (ACA) 1 e traduzido e adaptado para a cultura brasileira 2. O material é composto de cinco tópicos relacionados ao assoalho pélvico: o que é o assoalho pélvico; suas funções; sua importância; exercícios de fortalecimento; fatores de risco e prevenção do enfraquecimento dessa musculatura.

3 OBJETIVO Avaliar o uso da versão em português do Brasil do "Seu Assoalho Pélvico", como material educativo, entre adolescentes brasileiras.

4 MÉTODOS Tratou-se de um estudo semiexperimental, antes e depois. A pesquisa ocorreu em uma instituição não governamental (ONG) que desenvolve programas de educação complementar para meninas de 8 a 18 anos, de baixa renda e foi aprovada pelo Comitê de Ética da UNICAMP (nº217.720). O estudo foi dividido em dois momentos: desenvolvimento e validação de um questionário com perguntas sobre os temas abordados no "Your Pelvic Floor", e comparação das respostas das adolescentes ao questionário antes e após a leitura do material educativo. O questionário desenvolvido continha cinco questões com quatro alternativas de respostas: uma correta, duas erradas e uma resposta “não sei”. Após sua finalização, o questionário, um exemplar do "Your Pelvic Floor" em português e um instrumento para avaliação do questionário foram enviados para um comitê composto por cinco especialistas que, de forma independente, avaliaram a pertinência, a clareza e a abrangência das questões e respostas.

5 Para medir a concordância entre os juízes, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) 3. Itens com IVC> 0,80 foram considerados adequados. Somente dois itens do questionário tiveram IVC < 0,80 e todas as alterações necessárias e sugeridas foram feitas, reenviados aos juízes e aprovadas por eles. Após, o questionário foi apresentado a uma adolescente de 15 anos, que avaliou sua compreensibilidade como adequada. Uma vez finalizado o processo de validação do questionário, foram realizadas três etapas com um grupo de adolescentes: pré-teste, leitura do material educativo e pós-teste. No pré-teste, as adolescentes responderam o questionário. Após essa etapa, foi realizada a leitura em grupo do “Seu Assoalho Pélvico” e, em seguida, foi feito o pós-teste, usando o mesmo questionário do pré-teste. Para comparar os resultados entre o pré-teste e o pós-teste, foi feito o teste de simetria de Bowker. Para todas as análises foi considerado um nível de significância igual a 5%.

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO Participaram da pesquisa 16 adolescentes, cuja idade variou entre 11 e 18 anos (14,06± 2,17 anos). Dez cursavam o ensino fundamental e seis, o ensino médio. Foram formados três grupos e o tempo de cada grupo foi de 45 minutos. Elas não tiveram dificuldades de compreender o questionário e após ser respondido, iniciava-se a leitura do material. Ao final da leitura, foi realizado o pós- teste. O número de respostas corretas no pós-teste foi significantemente maior quando comparado com o pré-teste (p<0,01).

7 CONCLUSÃO O material educativo “Seu Assoalho Pélvico” poderá ser usado em oficinas educativas e em leituras individuais por ser de fácil compreensão pelo público adolescente.


Carregar ppt "USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google