A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde do Homem Prof. Claudia Curbani.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde do Homem Prof. Claudia Curbani."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde do Homem Prof. Claudia Curbani

2 Questão…. Os homens têm dificuldade em reconhecer suas necessidades, cultivando o pensamento mágico que rejeita a possibilidade de adoecer. Ainda, os serviços e as estratégias de comunicação privilegiam as ações de saúde para a criança, o adolescente, a mulher e o idoso.

3 Vamos ao inicio.... A importância da Humanização no acesso do Homem no Serviço de Saúde.

4 humanização O QUE SIGUINIFICA HUMANIZAR?
Para contexto da assistência à saúde é adotar prática em que profissionais e usuários considerem o conjunto dos aspectos físicos, subjetivos e sociais que compõem o atendimento à saúde.

5 Refere-se, portanto, à possibilidade de assumir uma postura ética de respeito ao outro, de acolhimento do desconhecido e de reconhecimento dos limites

6 São requisitos para a implantação da humanização:
O número de profissionais adequado às atividades a serem desenvolvidas;

7 São requisitos para a implantação da humanização
Os profissionais devem receber remuneração adequada;

8 São requisitos para a implantação da humanização
Deve haver políticas que favoreçam aos trabalhadores suas reivindicações, quando justas;

9 São requisitos para a implantação da humanização
Espaços que promovam alegria, lazer e repouso, que proporcionem mais tranqüilidade na hora de seu descanso assegurado por leis trabalhistas;

10 A valorização e o respeito entre os profissionais que integram a equipe

11 Atitudes esperadas no atendimento
Tomando por base tudo que foi exposto e suas vivências enquanto profissionais: Discuta em grupos, o que é HUMANIZAR.

12 O que falta na minha prática, para que meu trabalho se torne mais humanizado???

13 Atitudes esperadas no atendimento
Saber OUVIR

14 Atitudes esperadas no atendimento
Buscar compreender Tô nem ai

15 Atitudes esperadas no atendimento
considerar, respeitar suas opiniões, queixas e necessidades.

16 Atitudes esperadas no atendimento
Como eu sou Como o cliente me vê

17 Construção das relações de Gênero x Saúde do Homem
Vamos direcionar .... Construção das relações de Gênero x Saúde do Homem

18 O que é gênero ... Gênero: Conjunto de valores, papéis, funções e atitudes socialmente atribuídos à mulher e ao homem. Por que trabalhar em perspectiva de GÊNERO? Sexo: diferenças físicas

19 Ser mulher ou ser homem é muito mais que pertencer ao sexo feminino ou masculino.
Os papéis sociais variam conforme a época, a sociedade e as tradições é possível transformá-los para uma visão mais igualitária.

20 Estereótipos de gênero : - Existem papéis hegemônicos e estereotipados de gênero, rótulos, opiniões preconcebidas que generalizam e padronizam o comportamento das pessoas, muitas vezes interferindo na qualidade do atendimento.

21 Atividades / papéis atribuídos ao Homem:
Racional Iniciativa Auto confiante Agressivo Inteligente Forte

22 Atividades / papéis tradicionalmente atribuídos ao Homem:
Engenheiro; Médico; Motorista; Pedreiro Carregador; Soldado, etc.

23 Vulnerabilidades.... Situação econômica-social;
Concepções e conceitos; Comportamento de risco; Falta de informação de qualidade; Falta de atendimento adequado; (fatores relacionados)

24 Vulnerabilidades Acidentes por transportes;
risco a morte por atos de violência; morte por vícios (álcool / Drogas); Falta de cuidados com a saúde (“SuperMan”); Atividades braçais com grande desgaste físico;

25 História.... Marcos Políticos Declaração dos Direitos Humanos (1948)
Lei Orgânica da Saúde (1990) Constituição Federal (1988) Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (2008) Plano Nacional de Ação (2009 a 2011) Caderneta do Adolescente (2009) Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa (2007)

26 Legislação... Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle. Declaração dos Direitos Humanos (1948)

27 40 anos depois...

28 Constituição Federal (1988) Art
Constituição Federal (1988) Art A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação Título VIII Da Ordem Social Capítulo II Da Seguridade Social Seção II Da Saúde

29 02 anos depois...

30 Lei Orgânica da Saúde Lei 8080, de 19 de Setembro de 1990 Art
Lei Orgânica da Saúde Lei 8080, de 19 de Setembro de 1990 Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado

31 18 anos depois...

32 Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem deve considerar a heterogeneidade das possibilidades de ser homem. Brasília, Agosto de 2008

33 01 ano depois...

34 Plano Nacional de Ação (2009 a 2011) 30 de julho de 2009 O PAN apresenta as intenções e os resultados a serem buscados , em um período de tempo determinado, (2009 a 2011), expressos em diretrizes, objetivos, metas e ações.

35 O Brasil não é um país pobre, porém é pouco auditado
Vamos discutir... O Brasil não é um país pobre, porém é pouco auditado

36 ESTATÍSTICA E NOTICIA

37 Brasil está entre países com maior incidência de câncer de pênis Exclusivo VEJA.com , 19 de agosto de 2009

38 Maranhão é recordista em amputação de pênis por causa de câncer
Maranhão é recordista em amputação de pênis por causa de câncer! Redação O Estado do Paraná 19/07/2008

39 Estatísticas e Notícias
DSTs atingem mais de 10 milhões de brasileiros, diz Ministério da Saúde G1, 18/08/ h31 - Atualizado em 18/08/ h51 18% dos homens e 11,4% das mulheres não procuram tratamento; A região Norte tem o maior percentual de homens ( 24,6%) que tiveram algum tipo de DST; Das mulheres, 99% que tiveram algum sintoma de DSTs procuram primeiro um médico; entre os homens , 25% procuram primeiro uma farmácia.

40 Estudo indica que DST atingem mais os homens negros no Brasil IMIRANTE
Estudo indica que DST atingem mais os homens negros no Brasil IMIRANTE.COM, 18/08/ h35 BRASÍLIA – O total de homens negros que relataram sinais ou sintomas de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) é de 19% enquanto o índice para homens brancos é de 13,8%. Apenas 30% dos homens e 31,7% das mulheres que procuraram atendimento foram orientados a fazer o teste de HIV. A recomendação para o exame de sífilis foi ainda menor: 24,3% para eles e 22,5% para elas. Outro dado da pesquisa revela que 40% dos homens e mulheres que recorreram aos consultórios não foram informados sobre a necessidade do uso de preservativo e de comunicar a doença aos parceiros.

41 Outro dado da pesquisa revela que 40% dos homens e mulheres que recorreram aos consultórios não foram informados sobre a necessidade do uso de preservativo e de comunicar a doença aos parceiros.

42 CONSIDERAÇÕES FINAIS O cuidado com a Saúde do Homem perpassa por um processo de educação da geração atual e das futuras; Fatores culturais e sociais exercem influência na vivência das masculinidades e com os cuidados á saúde; Os serviços de saúde devem levar em consideração as questões de gênero, mas sem reforçar os estereótipos; O foco na saúde do homem é recente e necessitará de constante evolução e adaptação as diversas realidades sócio-econômicas do Brasil. `É necessário a constante capacitação dos profissionais de saúde para fornecer atendimento qualificado ao público masculino.

43 Nós precisamos de CUIDADOS....

44 BIBLIOGRAFIA Referências Declaração Universal dos Direitos Humanos . Legislação do SUS. Lei orgânica da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Maranhão é recordista em amputação de pênis por causa de câncer. Brasil está entre países com maior incidência de câncer de pênis. DSTs atingem mais de 10 milhões de brasileiros, diz Ministério da Saúde. Estudo indica que DST atingem mais os homens negros no Brasil.


Carregar ppt "Saúde do Homem Prof. Claudia Curbani."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google