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PublicouIlda Ângela Palha de Vieira Alterado mais de 8 anos atrás
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PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
Aula 1- Administração das Informações de Marketing
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Conteúdo Programático desta aula
Importância da previsão da demanda; SIM – Sistema de Informação de Marketing, Componentes do SIM; Registros internos; Inteligência de marketing e análise de apoio às decisões de marketing, Pesquisa de mercado e previsão da demanda.
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IMPORTÂNCIA DA PREVISÃO
Plano versus Previsão: Plano - retrata uma intenção referente às variáveis que estão sob controle da empresa. Exemplo: plano de gastos Previsão - retrata uma expectativa do que pode ocorrer no futuro, envolvendo todas as variáveis que não estão sob controle da empresa. Ela é a base de todo o planejamento da empresa. A partir dela, todos os setores da empresa planejam suas atividades e identificam necessidades para o período futuro. Exemplo: previsão de vendas
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IMPORTÂNCIA DA PREVISÃO
Previsão errada – os planos baseados nela também estarão. Previsão otimista – prejuízos frente aos gastos com a previsão de receita não realizada. Previsão abaixo do potencial de mercado – lucros menores por não estar preparada para atender à demanda, criando oportunidades para a concorrência. Qual o setor responsável pela previsão da demanda? De acordo com Kotler, o Departamento de Marketing é responsável pela preparação de previsões de demanda.
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REDE DE INFORMAÇÕES “Dirigir bem um negócio e administrar seu futuro; dirigir o futuro é administrar informações.” Marlon Harper
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SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
É o conjunto de pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing. Philip Kotler Avaliar as necessidades de informação da gerência Obter as informações necessárias e distribuí-las de maneira oportuna
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COMPONENTES DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING - SIM
Sistema de registros internos Sistema de inteligência de marketing Sistema de pesquisa de marketing Sistema de apoio às decisões de marketing
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SISTEMA DE REGISTROS INTERNOS
Relatórios das diferentes atividades da empresa. É por meio da análise dessas informações que os gerentes de marketing podem encontrar: oportunidades demandas não atendidas problemas não resolvidos Philip Kotler Ciclo de pedidos Relatórios de vendas
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SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING
É um conjunto de procedimentos e fontes usado por administradores para obter informações diárias sobre os desenvolvimentos pertinentes no ambiente de marketing. Philip Kotler A empresa precisa “vender” à sua força de vendas a importância que ela tem como coletora de informações.
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SISTEMA DE PESQUISA DE MARKETING
É um conjunto de informações oriundas dos dados coletados, analisados e interpretados da Pesquisa de Marketing.
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SISTEMA DE APOIO A DECISÕES DE MARKETING
É um conjunto coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware de suporte, por meio do qual uma empresa coleta e interpreta informações relevantes provenientes dos negócios e do ambiente a as transforma em uma base para a ação de marketing. Philip Kotler
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RESUMINDO: Caracterizamos a importância da previsão da demanda para o planejamento da empresa. Relacionamos administração, futuro e informações. Definimos Sistema de Informações de Marketing. Identificamos e definimos os componentes do Sistema de Informações de Marketing
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PRÓXIMA AULA: Importância da Pesquisa de Mercado para a previsão da demanda. Definir Pesquisa de Mercado. Caracterizar o processo de Pesquisa de Mercado. Relacionar definição do problema e objetivos de pesquisa. Distinguir as etapas de desenvolvimento do projeto de pesquisa. Identificar os procedimentos para coleta e análise de dados, bem como, interpretação de resultados.
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