A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEÚDO? REPETIR A MESMA FÓRMULA? CADA ÁREA IRÁ PREPARAR O SEU MATERIAL? OU ACEITAMOS UM DESAFIO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEÚDO? REPETIR A MESMA FÓRMULA? CADA ÁREA IRÁ PREPARAR O SEU MATERIAL? OU ACEITAMOS UM DESAFIO?"— Transcrição da apresentação:

1 CONTEÚDO? REPETIR A MESMA FÓRMULA? CADA ÁREA IRÁ PREPARAR O SEU MATERIAL? OU ACEITAMOS UM DESAFIO?

2 Mirian Crapez CECIERJ - Diretoria de Extensão - 2009

3 PRESSUPOSTOS: 1 - o sistema Terra possui processos físicos, químicos, biológicos e humanos, que transportam e transformam materiais e energia, conferindo condições necessárias para a vida no planeta; 2 – clima se refere ao conjunto de componentes na atmosfera, como nuvens, precipitação, temperatura.....mas também inclui processos nos oceanos, na terra e no gelo; 3 – mudanças no funcionamento global dos processos acima mencionados, afetam o clima e vice-versa; 4 – entretanto, mudanças globais não podem ser confundidas com mudanças climáticas; as primeiras são significativamente maiores.

4 5 - Vostok ice core (1999): -420.000 anos - 4 ciclos glacial-interglacial - dinâmica temporal da temperatura e do ciclo do carbono medidos pelas concentrações dos gases dióxido de carbono e de metano; PRESSUPOSTOS:

5 6 – Aceleração de mudanças globais provocadas pelo homem PRESSUPOSTOS:

6 Mudança global “natural” – Deserto do Saara 5.550 anos atrás ocorreu pequena mudança na órbita da Terra. A- mudança na distribuição da radiação solar, trazendo como conseqüências: B- clima seco C- mudança na vegetação D- erosão e deposição de areia no oeste africano. PRESSUPOSTOS:

7

8 Os nossos alunos estão aptos a conceituar, formatar cursos ou palestrar sobre mudanças globais? E o nosso papel, como formadores de opinião e de recursos humanos?

9 DE QUE LADO ESTAMOS?

10 PROFESSORES E CURSOS PROATIVOS?

11 Funções normais de um ecossistema: -Ciclo do carbono -do nitrogênio -Ciclo da água -Formação do solo, rios, correntes e marés -Equilíbrio físico e químico dos ambientes -Produção primária -Biodiversidade -Teia alimentar............. -Ciclo do carbono -do nitrogênio -Ciclo da água -Formação do solo, rios, correntes e marés -Equilíbrio físico e químico dos ambientes -Produção primária -Biodiversidade -Teia alimentar............. SITUAÇÃO IDEAL

12 COMO INTEGRAR AS NOSSAS ÁREAS PARA PROPOR UM CURSO SOBRE MUDANÇAS GLOBAIS?

13

14 Bomba biológica Bomba física

15

16

17 Referências: Alverson, K.; Bradley, R. & Pedersen, T. 2001. Environmental variability and climate change. International Geosphere-Biosphere Programme, vol. 3. Jäger, J.; Matson, P.; Moore III, B.; Oldfield,F.; Richardson, K.; Schellnhuber, J.; Steffen, W.; Turner II, B.; Tyson, P. & Wasson, R. 2001. Global change and earth system: a planet under pressure. International Geosphere-Biosphere Programme, vol. 4. Ocean biogeochemistry and global change. 2001. Baliño, B.M.; Fasham, M.J.R. & Bowles, M.C. International Geosphere-Biosphere Programme, vol. 2. UNESCO. 2005. Ecosystems and human well-being : health synthesis : a report of the Millennium Ecosystem Assessment. Millennium Ecosystem Assessment.

18 E AGORA???? Muito obrigado! Mirian Crapez

19


Carregar ppt "CONTEÚDO? REPETIR A MESMA FÓRMULA? CADA ÁREA IRÁ PREPARAR O SEU MATERIAL? OU ACEITAMOS UM DESAFIO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google