A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dicas Montar um Planejamento Técnico de Condução de Grupo Tópicos essenciais: Objetivo Geral Objetivos Específicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dicas Montar um Planejamento Técnico de Condução de Grupo Tópicos essenciais: Objetivo Geral Objetivos Específicos."— Transcrição da apresentação:

1 Dicas Montar um Planejamento Técnico de Condução de Grupo Tópicos essenciais: Objetivo Geral Objetivos Específicos

2 Dicas Montar um Planejamento Técnico de Condução de Grupo Conteúdo (no caso de grupo com algum caráter educativo) Técnicas que serão utilizadas Recursos necessários Duração aproximada

3 Objetivo É importante definir bem os objetivos para: Determinar o propósito de cada atividade estabelecida Se for uma seleção de pessoal, identificar quais características serão melhor observadas em quais atividades

4 Objetivo É importante definir bem os objetivos para: Identificar, através de algum método de avaliação, se os participantes atingiram os objetivos propostos para eles. Se for um treinamento, identificar se modificaram comportamento, opinião ou habilidades, dependendo dos objetivos iniciais.

5 Objetivo Geral: Refere-se à atividade como um todo, contemplando várias horas ou encontros Específico: refere-se a cada atividade, desde um simples aquecimento até o encerramento.

6 Objetivo Verbos comumente utilizados: - Caracterizar - Identificar - Conhecer - Refletir - Compartilhar - Perceber - Sensibilizar-se

7 Objetivo O objetivo se refere ao que os participantes devem atingir, e não o que o psicólogo pretende. Por exemplo: - Proporcionar momentos de relaxamento... - Relaxar...

8 Conteúdo Para o caso de se tratar de um grupo com caráter educacional, como por exemplo: - Identificação dos motivos da resistência do uso de camisinhas em adolescentes.

9 Conteúdo - Definição da aplicabilidade do conceito de cidadania; - Treinamento em gestão de pessoas. -Sensibilização para uso de EPI;

10 Conteúdo - Simples, direto e objetivo - Utilização adequada de recursos áudio- visuais. - Construir um conceito é mais eficaz que “ensinar”.

11 Técnicas - Adequadas aos objetivos - Ter sempre técnicas “na manga” para um imprevisto. - Respaldadas em um arcabouço teórico consistente - Não citar apenas a técnica, mas escrever completamente as consignas.

12 Recursos - Adequar às possibilidades - Fazer uma check-list de todos os detalhes necessários. - Num trabalho mais longo, levar sempre papel, caneta, fita crepe e um T.

13 Duração A duração é sempre calculada aproximadamente. Se não tiver experiência na condução da técnica, faça um piloto.

14 Objetivo Geral: ObjetivoConteúdoTécnicaRecurso Duração Aprox. Pode ou não ser apresentado, depende da atividade


Carregar ppt "Dicas Montar um Planejamento Técnico de Condução de Grupo Tópicos essenciais: Objetivo Geral Objetivos Específicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google