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O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana.

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Apresentação em tema: "O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana."— Transcrição da apresentação:

1 O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana

2 Objetivo: Busca fundar definitivamente a ciência do homem em bases experimentais Busca fundar definitivamente a ciência do homem em bases experimentais Se todas as ciências, dependem de algum modo da natureza do homem, conhecê-la é indispensável Se todas as ciências, dependem de algum modo da natureza do homem, conhecê-la é indispensável Escreve Hume: Escreve Hume: –“Com efeito, se nós pudéssemos explicar a fundo o alcance e a força do intelecto humano, bem como a natureza das ideias de que nos servimos e das operações que realizamos em nossos raciocínios, poderíamos efetuar progressos de incalculável alcance em todos os outros âmbitos do saber”. Ainda podemos ler em Reale (558-559)

3 As impressões e as ideias e o princípio da associação Todos os conteúdos da mente humana outra coisa não são senão “percepções”: Todos os conteúdos da mente humana outra coisa não são senão “percepções”: –Impressões = percepções que se apresentam com maior força e violência –Ideias = imagens enlanguescidas das impressões Diferença entre: Diferença entre: –Sentir = consiste em ter percepções mais vivas (sensações) –Pensar = consiste em ter percepções mais fracas (ideias) Toda percepções é dupla: Toda percepções é dupla: –É sentida como impressão –É pensada como ideia

4 A ordem e a sucessão temporal com que as percepções se apresentam A ideia depende da impressão ou vice versa? A ideia depende da impressão ou vice versa? –“A impressão é originária, a ideia é dependente”. –Ainda podemos ler em Reale (560):  “Para saber de que lado encontra-se essa dependência, considero a ordem da sua primeira apresentação e constato que, pela constante experiência, as impressões simples sempre precedem às ideias correspondentes, ao passo que o contrário nunca se dá.

5 –Para dar a uma criança a ideia da cor vermelha ou laranja, do doce ou do amargo, eu lhe apresento objetos, ou seja, em outros termos, propicio-lhe essas impressões, e não cometo o absurdo de procurar produzir nela as impressões por meio da excitação das ideias. Ao se apresentarem, as nossas ideias não produzem as correspondentes impressões: nós não podemos perceber uma cor ou experimentar uma sensação simplesmente pensá-las.

6 –Mas, ao contrário, podemos ver que uma impressão, seja mental, seja corpórea, é sempre seguida de uma ideia que lhe assemelha, diferente apenas em força e vivacidade. A união constante das percepções semelhantes, portanto, é uma prova convincente de que umas são a causa das outras. E tal prioridade das impressões, igualmente, é a prova de que elas são a causa das ideias e não ao contrário”.

7 Primeiro princípio da natureza humana “Todas as ideias simples provêm, mediata ou imediatamente, de suas correspondentes impressões”: “Todas as ideias simples provêm, mediata ou imediatamente, de suas correspondentes impressões”: –Nós só temos ideias depois de ter impressões; –Estas, portanto, e somente elas são originárias; Impressões: Impressões: –Simples (vermelho, quente) –Complexas (maçã) –Ideias complexas:  Cópias das impressões complexas  Ou fruto de combinações múltiplas

8 Princípio da associação: ou propriedades originárias da natureza humana: “ Se as ideias fossem inteiramente desligadas e desconexas entre si, somente o acaso poderia ligá-las. Mas é impossível que as próprias ideias simples se reúnam regularmente em ideias complexas (como acontece comumente) sem um laço que as ligue entre si, sem uma propriedade associativa, sem que uma ideia introduza naturalmente a outra. “ Se as ideias fossem inteiramente desligadas e desconexas entre si, somente o acaso poderia ligá-las. Mas é impossível que as próprias ideias simples se reúnam regularmente em ideias complexas (como acontece comumente) sem um laço que as ligue entre si, sem uma propriedade associativa, sem que uma ideia introduza naturalmente a outra.

9 Esse princípio de união entre as ideias não pode ser considerado como uma conexão indissolúvel: com efeito, esse tipo de ligação nós já excluímos da imaginação. Mas também não devemos concluir que, sem esse princípio, a mente não pode ligar duas ideias: com efeito, não há nada de mais livre do que aquela faculdade. Esse princípio de união entre as ideias não pode ser considerado como uma conexão indissolúvel: com efeito, esse tipo de ligação nós já excluímos da imaginação. Mas também não devemos concluir que, sem esse princípio, a mente não pode ligar duas ideias: com efeito, não há nada de mais livre do que aquela faculdade.

10 Assim, nós devemos considerá-lo simplesmente como uma doce força que habitualmente se impõe, sendo, entre outras coisas, a causa de o fato de as línguas terem tanta correspondência entre si: a natureza que indica para cada um as ideias simples mais adequadas a serem reunidas em ideias complexas. As propriedades que dão origem a essa associação e fazem que a mente seja transportada de uma ideia para outra são três: semelhança, contiguidade no tempo e no espaço e causa e efeito”. Assim, nós devemos considerá-lo simplesmente como uma doce força que habitualmente se impõe, sendo, entre outras coisas, a causa de o fato de as línguas terem tanta correspondência entre si: a natureza que indica para cada um as ideias simples mais adequadas a serem reunidas em ideias complexas. As propriedades que dão origem a essa associação e fazem que a mente seja transportada de uma ideia para outra são três: semelhança, contiguidade no tempo e no espaço e causa e efeito”.

11 Ideias (simples e complexas): –Estão ligadas entre si por uma “propriedade” associativa; –Uma ideia introduz naturalmente outra ideia; –Existe assim um princípio de união entre as ideias; –Sem esse princípio, a mente não pode ligar duas ideias.

12 Propriedades que dão origem a associação: Semelhança: Semelhança: –Ex. fotografia Contiguidade no tempo e espaço: Contiguidade no tempo e espaço: –Ex: sala da aula vizinha Causa e efeito: Causa e efeito: –Ex: fogo x fumaça ou fumaça x fogo  Como se dá a união entre nossas ideias simples? –Faz parte das propriedades originárias da natureza humana: É como uma espécie de atração: isto é, semelhança, contiguidade no tempo e espaço e cauda e efeito.

13 Princípio da ciência da natureza humana: Para provar a validade de cada ideia sobre a qual se discute é necessário apresentar a sua relativa impressão. Para provar a validade de cada ideia sobre a qual se discute é necessário apresentar a sua relativa impressão. –Ideias simples:  Sem problema: –Uma vez que toda ideia simples tem sua correspondente impressão. –Ideias Complexas:  Problema: –Devido à sua Gênese: múltipla e variada.


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