A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Substâncias psicoativas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Substâncias psicoativas"— Transcrição da apresentação:

1 Substâncias psicoativas

2 Definição Substância psicoativa é qualquer substância química que, quando ingerida, modifica uma ou várias funções do Sistema Nervoso Central (SNC) produzindo efeitos psíquicos e comportamentais.

3 Provocam, de modo geral, sensação de prazer ou excitação, cuja correspondência cerebral está vinculada às chamadas áreas de recompensa do cérebro, como o núcleo accumbens, a área tegumentar e o locus cerebeleus.

4 PSICOTRÓPICO: psyché (mente) + trópos (atração)
As drogas psicotrópicas são, então, aquelas que têm atração de atuar no cérebro, modificando nossa maneira de sentir, de pensar e , muitas vezes, de agir.

5 TERMINOLOGIAS INADEQUADAS PARA DROGAS PSICOTRÓPICAS
TÓXICO: uma substância pode ser muito tóxica sem ser psicotrópica. Ex: arsênico (infecções) ENTORPECENTES: entorpecimento define um estado de depressão. Ex: cocaína, não é entorpecente, e sim um potente estimulante.

6 Classificação das SPA

7 De acordo com a legislação
DROGAS LÍCITAS - São as que não há nenhuma proibição na legislação quanto a sua produção, uso ou a sua comercialização. Ex.: álcool e tabaco. DROGAS ILÍCITAS - São aquelas cuja produção, comercialização e consumo são consideradas crime, provocam altíssimo risco de dependências. As mais consumidas no Brasil são a maconha e a cocaína.

8 De acordo com a natureza das Substâncias
DROGAS NATURAIS, se originam de plantas, como o cogumelo e a trombeteira, consumidos sob a forma de chá. SEMI-SINTÉTICAS – extraídas de plantas, como a maconha, cocaína, o tabaco e o álcool, necessitam de algum tipo de processamento para serem consumidas. São obtidas a partir de modificações químicas de substâncias naturais. SINTÉTICAS – aquelas que são produzidas artificialmente em laboratório, como o LSD e o ecstasy, também os calmantes e os barbitúricos ou remédios para dormir, fabricados com a finalidade médica.

9 De acordo com a atividade que exercem junto ao SNC
1- Depressores da atividade do SNC; 2- Estimulantes da Atividade do SNC; 3- Perturbadores da Atividade do SNC (alucinógenas).

10 1 - Drogas depressoras da atividade do SNC
Diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique "desligada", "devagar", desinteressada pelas coisas.

11 Exemplos de drogas depressoras
- Álcool - Soníferos ou hipnóticos - Ansiolíticos (acalmam; inibem a ansiedade). As principais drogas pertencentes a essa classificação são os benzodiazepínicos. Ex.: diazepam, lorázepam, etc; - Opiáceos ou narcóticos (aliviam a dor e dão sonolência). Ex.: morfina, heroína, codeína, meperidina, etc; - Inalantes ou solventes (colas, tintas, removedores, tiners, etc.).

12 2- Drogas estimulantes da Atividade do SNC
São substâncias que aumentam a atividade do cérebro. Ou seja, estimulam seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique mais "ligada", "elétrica", sem sono.

13 Exemplos de drogas estimulantes
Anorexígenos (diminuem a fome). As principais drogas pertencentes a essa classificação são as anfetaminas.Ex.: dietilpropiona, fenproporex, etc.; Cocaína e seus derivados; Cafeína; Nicotina.

14 3- Drogas perturbadores da atividade do SNC (alucinógenas)
São substâncias que modificam qualitativamente a atividade do cérebro. Ou seja, perturbam, distorcem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa passe a perceber as coisas deformadas, parecidas com as imagens dos sonhos

15 Exemplos de drogas perturbadoras
de origem vegetal: - mescalina (do cacto mexicano) - THC (da maconha) - psilocibina (de certos cogumelos) lírio ou trombeteira ou zabumba ou saia branca b) de origem sintética: - LSD "Ecstasy“ Anticolinérgicos

16 Glossário sobre drogas

17 Intoxicação É definida como uma sindrome reversível específica causada pelo uso recente de uma droga. A intoxicação pode ser aguda ou crônica

18 Abuso Ocorre quando há uso recorrente ou contínuo de uma substância psicoativa,uso este lesivo ou mal-adaptativo, levando a prejuízos ou sofrimento clinicamente significativo. Vínculo forte com a substância que interfere nas outras relações. Inclui a idéia de uso em excesso, uso indevido.

19 Uso nocivo Conceito mais restrito que o de abuso, o uso nocivo se refere a um padrão de uso que causa dano à saúde física ou mental da pessoa (EX: esofagite, hepatite, depressão, etc.)

20 Fissura (craving) Binge Desejo intenso de usar uma substância.
Episódios de uso intenso e compulsivo de uma substância.

21 TOLERÂNCIA Ocorre quando o organismo se ‘acostuma’ à droga e a incorpora em seu funcionamento. Assim, acontece a diminuição do efeito da substância após repetidas administrações. Devido à tolerância o organismo passa a necessitar de maior quantidade da droga para obter o mesmo efeito do início do uso.

22 Por esta razão o usuário da droga precisa:
aumentar a quantidade da droga ou aumentar o número de doses para obter o mesmo efeito ou Em ambos os casos, surge o perigo da OVERDOSE ou SUPERDOSE, ou seja, uma dose muito forte para o organismo que pode levar à morte

23 Síndrome de abstinência
É o conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o usuário cessar o uso da droga que consumia geralmente de forma pesada ou contínua. Caracteriza-se por sensações de mal-estar e diferentes graus de sofrimento mental e físico, particulares para cada tipo de droga. Em geral ocorrem ansiedade, inquietação, náuseas, tremor, podendo ocorrer também convulsões, coma e morte. É um quadro clínico que revela a falta que determinada substância está fazendo ao metabolismo orgânico.

24 Dependência Define-se por um padrão mal adaptativo de uso de substâncias em que há repercussão psicológica, físicas e sociais que resultam da interação do ser humano e uma substância psicoativa. Além disso, a dependência inclui fenômenos como a tolerância, sintomas de abstinência, uso contínuo de quantidades significativas da drogas, geralmente maiores que a quantidade pretendida pelo sujeito.

25 Na dependência há um grande envolvimento do sujeito com a droga; ele investe muito tempo e interesse em atividades que envolvem a obtenção e o consumo da droga. Tipicamente seus interesses diminuem, abandonando atividades sociais, pessoais e ocupacionais que não envolvam o consumo. Na dependência, embora o sujeito tenha conhecimento dos prejuízos físicos, sociais e pessoais que o uso da droga lhe causa, ele mantém, o uso contínuo desta.

26 DEPENDÊNCIA FÍSICA Estado de adaptação do corpo manifestado por distúrbios físicos quando o uso da substância é interrompido. Um dos indicativos da dependência física é a ocorrência de tolerância e a síndrome de abstinência que surge quando o dependente fica sem usar a substância.

27 DEPENDÊNCIA PSÍQUICA (também chamada de habituação)
Denominação dada à compulsão ao uso da substância na busca de obtenção de prazer ou da diminuição de desconforto. Quando o sujeito não obtém a substância, experimenta ansiedade, desconforto geral, raiva, insônia, etc.


Carregar ppt "Substâncias psicoativas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google