A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Internet. 2 O Que é Internet?  Uma rede de computadores consiste de dois ou mais computadores ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Internet. 2 O Que é Internet?  Uma rede de computadores consiste de dois ou mais computadores ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando."— Transcrição da apresentação:

1 Internet

2 2 O Que é Internet?  Uma rede de computadores consiste de dois ou mais computadores ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando mensagens (e-mails), etc;  Internet - é a maior interconexão de redes de computadores que permite a estes conexão e comunicação direta;  Tem caráter planetário e aberto ao público, que conecta redes de informática de organismos oficiais, educativos e empresariais.

3 3 História da Internet  Durante a Guerra Fria, grandes computadores espalhados pelos Estados Unidos armazenavam informações militares estratégicas;  Surgiu a idéia de interconectar os vários centros de computação;  Mesmo que um dos centros, ou a interconexão entre dois deles, fosse destruído, a conexão entre os demais não seria interrompida;

4 4 História da Internet  1970 - O Departamento de Defesa Americano, através da ARPA (Advanced Research Projects Agency) iniciou o que viria a ser a Internet. As informações no começo eram somente texto. Os comandos para navegar eram obscuros.  Agora, a Internet tem uma base muito mais visual (WWW)

5 5 Importância da Internet  Internet - considerada por muitos como um dos mais importantes e revolucionários desenvolvimentos da história da humanidade;  Um cidadão comum ou uma pequena empresa podem ter acesso a informações localizadas nos mais distantes pontos do globo;  Permite também criar, gerenciar e distribuir informações em grande escala, no âmbito mundial.

6 6 Importância da Internet  Com a Internet uma pessoa qualquer (um jornalista, por exemplo) pode, de sua própria casa, oferecer um serviço de informação;  Influência da Internet em nossas vidas: comunicação áudio-visual entre as pessoas; contato à distância das empresas pelos seus dirigentes; comercialização de objetos e de serviços;

7 7 Importância da Internet  Influências da Internet em nossas vidas: administração governamental, como o site da Receita Federal; e o mais importante, a disposição, para qualquer um, de grande parte do conhecimento da humanidade adquirido até os dias atuais.

8 8 Redes de Computadores  Rede: um sistema que usa equipamentos de comunicações para conectar computadores e seus recursos.  Ferramentas de rede comuns: Rede Local (LAN) Modem Correio eletrônico (e-mail)

9 9 Formas de Acessar a Internet  Acesso Dial UP Feito através de linha telefônica convencional. É uma conexão instável e provê baixas taxas de transmissão.  ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) Além de não ocupar a linha telefônica, permite acessos superiores a 6Mbps(download);  Satélite É uma conexão limitada, sujeita às variações do tempo e ao custo de equipamentos muito caros.

10 10 O que é WWW?  Abreviação do inglês World Wide Web, também chamada de Web apenas, é uma rede de computadores de alcance mundial;  É a parte gráfica da Internet, que possibilita acesso simultâneo a imagens, animações, sons e textos;  Sua maior característica é a possibilidade de navegação através dos links;  É um dos serviços básicos e o mais utilizado da Internet.

11 11 O que é E-mail?  Abreviação de electronic mail, correio eletrônico;  Trata-se de outro serviço muito usado da Internet, com envio e recepção de mensagens escritas de usuário a usuário,  Permite anexar arquivos para serem enviados com mensagens.

12 12 O que é Browser?  O verbo browse do inglês significa procurar, folhear;  Um browser ou navegador é um programa que permite a navegação na Internet e a visualização das páginas na Web;  O browser mais difundido é o Internet Explorer;  A navegação pelas páginas se dá através dos Endereços Web (eletrônicos) e por links localizados nas páginas.

13 13 Buscadores  Os motores de busca da Internet, ou “buscadores”, são ferramentas essenciais para encontrar informações no vasto e crescente mundo da Internet;  São sistemas de busca por palavras chave, em bases de dados aos quais foram incluídas, automaticamente, páginas Web, através de “robôs” de busca pela rede;

14 14 Como fazer uma busca?  Para se fazer uma busca de informações através de um buscador, basta digitar a palavra desejada, escolher o tipo de pesquisa e clicar em “Pesquisar” ou teclar “Enter”;  Após isso, será apresentada na tela uma seqüência de resultados de possíveis sites que contenham aquela informação pesquisada.  Escolhe-se um dos links e clica-se nele, para ir até o site que contém a informação.

15 15 Buscadores  O resultado da busca por uma palavra apresenta links para páginas onde esta palavra foi encontrada.  Os buscadores utilizam mecanismos para que as páginas mais importantes no resultado de uma pesquisa, apareçam logo no início.

16 16 Buscadores  Os mais conhecidos são: Google: www.google.com.brwww.google.com.br Yahoo: www.yahoo.com.brwww.yahoo.com.br MSN: www.msn.com.brwww.msn.com.br

17 17 Download  Download significa descarregar (down=baixo, load=carga);  Copiar um arquivo eletrônico;  Processo de captura de informações pela cópia de arquivos localizados em computadores distantes por seu próprio computador local.  Forma de realização usual: através de links que estão em páginas Web (estes links apontam para arquivos que podem ser baixados).

18 18 Como fazer um download?  Para se fazer um download deve-se clicar com o botão do mouse no link desejado, e selecionar a opção “Download”;  Então abrirá uma janela com uma barra de progressão para o download.

19 19 Download  O processo inverso é chamado UPLOAD.  Alguns sites são exclusivos para downloads, especialmente de programas, como o: www.superdownloads.com.br www.baixaki.ig.com.br/

20 20 E-mail Grátis  Serviço de recebimento e envio de e-mails, oferecido gratuitamente aos usuários;  Para se ter acesso é necessário efetuar um cadastro com alguns dados do usuário;  Utiliza páginas Web para a digitação e visualização das mensagens;  Os fornecedores não se responsabilizam pelo conteúdo das mensagens, nem por qualquer dano que os usuários venham a ter ao utilizarem o serviço.

21 21 Como redigir um e-mail?  Para se redigir um e-mail, é necessário que você abra sua caixa de e-mail (informando endereço de e-mail e senha) e escolha a opção “Escrever e-mail” ou “Novo”;  Então, deve-se informar o endereço de e-mail da pessoa que irá recebê-lo, informar o assunto e digitar seu conteúdo;  Por fim, deve-se clicar em “Enviar”.

22 22 E-mail Grátis  Os mais conhecidos e respectivas capacidade de armazenamento: GMail (Google): www.gmail.com mais de 2GBwww.gmail.com Yahoo: www.yahoo.com.br 1GBwww.yahoo.com.br BOL: www.bol.com.br 1GBwww.bol.com.br Hotmail: www.hotmail.com 250MBwww.hotmail.com IG: www.ig.com.br 10MBwww.ig.com.br  Geralmente nos de maior capacidade as mensagens devem ter um tamanho máximo de 10MB.

23 23 Disco Virtual  É uma área de armazenamento à distância, onde se pode guardar qualquer tipo de arquivo (fotos, textos, programas, etc);  Em alguns sites da Internet você poderá inscrever-se gratuitamente e ganhar uma área de Disco Virtual;  O espaço ganho varia de acordo com o site que fornece o serviço;  O único inconveniente é que em horários de muito acesso o serviço de transferência de dados fica relativamente lento.

24 24 Disco Virtual  Alguns sites que disponibilizam o serviço: Yahoo: http://br.briefcase.yahoo.com/ Qualquer pessoa tem 30MB de espaço.http://br.briefcase.yahoo.com/ Terra: www.terra.com.br/discovirtual/www.terra.com.br/discovirtual/ 150MB para assinantes. UOL: http://discovirtual.uol.com.br/http://discovirtual.uol.com.br/ de 50 à 150MB para assinantes.

25 25 Outros Sites Compra e venda: - www.americanas.com.br www.americanas.com.br - www.mercadolivre.com.br www.mercadolivre.com.br Diversão/Games: - http://games.terra.com.br/ http://games.terra.com.br/ - http://games.yahoo.com.br/ http://games.yahoo.com.br/

26 26 Outros Sites  Vários sites oferecem diversos serviços para os internautas: Dicionários: - www.ditcom.com.br/dicionario.htmwww.ditcom.com.br/dicionario.htm - http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtmhttp://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm Notícias: - www.folhaonline.com.brwww.folhaonline.com.br - www.jbonline.com.br www.jbonline.com.br

27 27 Comunicação  Existem diversas formas de comunicação via Internet, dentre as quais destacam-se: Email; Chats; Messagens instantâneas (ICQ, msn, yahoo mensseger, IRC); Skype (voz pela internet); Sites de relacionamentos: - Orkut: www.orkut.com;www.orkut.com - Facebook: www.facebook.com.www.facebook.com

28 DNS  O DNS ( Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios ) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:hierárquico  Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IP)IP 28

29 HTTP  O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) - Protocolo de Transferência de Hipertexto - é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos. [1] Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.Hipertexto protocolo de comunicação [1] World Wide Web Mini-curso: Informática Básica/PET-Computação/UFCG29

30 HTTPS  HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure ), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitaisHTTPSSLTLScriptografadaservidor 30


Carregar ppt "Internet. 2 O Que é Internet?  Uma rede de computadores consiste de dois ou mais computadores ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google